Governo começou a pagar folha de pessoal
29 de maio de 2017
A população pré-histórica de Xingó (SE-AL): breve notícia
29 de maio de 2017
Exibir tudo

Parafusos, uma herança da escravidão

Os dançantes usam cinco anáguas, distribuídas pelo corpo e um chapéus de ráfia branca, ornados com fita vermelha

Parafusos é uma dança de conjunto cujos participantes executam coreografia de passos acelerados, fazendo grandes círculos e girando ao mesmo tempo em torno de si, com habilidade perfeita e precisa, cadenciada pelo som da batida de um zabumba. No município sergiano de Lagarto só os homens dançam. No final dos versos, fazem uma curta série de voltas, terminada por um staccato e batida forte de pé.

Segundo historiadores, durante o período de escravidão muitos escravos que fugiam das senzalas faziam quilombos no meio da mata tentando se refugiar dos feitores e capitães do mato. Durante o período de lua cheia, eles saiam para “roubar” comida dos engenhos.

Durante a volta para os quilombos eles pegavam as roupas das sinhazinhas que ficavam penduradas em varais. As indumentárias eram feitas de renda e com muito bordado, escolhidas pelas filhas dos senhores de engenho. Os escravos pegavam todas elas e começavam a colocar peça sobre peça, dessa forma até atingir sua cabeça. Com o corpo coberto de panos brancos, eles saiam pulando e fazendo voltas durante o luar. As pessoas que viam os escravos imaginavam serem assombrações e não tentavam recuperar suas coisas “roubadas”.

Ao todo, os dançantes usam cinco anáguas, distribuídas pelo corpo. Na cabeça, usam chapéus de ráfia branca, ornados com fita vermelha. São poucos os instrumentos musicais que acompanham o grupo: triângulo, acordeão e bumbo. Mas a empolgação fica por conta dos próprios integrantes que, com as suas vestes, criam um belo visual e, com as suas músicas e danças, repetem o ritual ancestral, dançando e cantando tudo que os seus reminiscentes criaram.

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *