Cai procura por voos domésticos
20 de outubro de 2016
Leia o resumo dos jornais desta sexta
21 de outubro de 2016
Exibir tudo

Criação de Fundo pode causar desemprego nas indústrias

Durante o programa Liberdade sem Censura, dois economistas que atuam no mercado sergipano, captando empresas para o nosso mercado fizeram um alerta ao Governo de Sergipe, em especial para o secretário da fazenda, Jeferson Passos, para que ele não sustente a tese de criação da taxação em 10% para as indústrias que se instalaram e as que pretendem se instalar em Sergipe. “Fico imaginando o que se passa na cabeça de um secretário, quando propõe algo desse tipo”. Afirmou Jesus Eli, economista.

A ideia da Secretaria da Fazenda é taxar em no mínimo 10% as indústrias que já estão aqui, e sem tempo definido.  “neste primeiro momento, com toda certeza haverá desemprego. As empresas vão demitir e isso trará um prejuízo enorme para o Estado. Quando o secretário imagina que taxando as empresas estará resolvendo um problema de caixa, ele até pode receber esse valor nos primeiros meses, mas a médio e longo prazo o Estado perderá milhões, pois as empresas que estão instaladas aqui irão diminuir suas atividades, muitos irão até mesmo fechar, e as outras que estamos conseguindo atrair, deixarão de vir”. Afirmou Ivandro Oliveira.

Os dois economistas revelaram que atualmente estão dialogando com três grandes empresas para que elas se instalem em nosso Estado. “Com essa proposta do secretário da fazenda, os três grupos já mandaram a gente suspender as ações que estávamos desenvolvendo pra elas virem se instalar. Uma delas, depois da elaboração do projeto, lucraria algo em torno de 6%, com a taxação em 10%, ela sofrerá um prejuízo de 4%, e nesse cenário, ninguém ira investir seu dinheiro”. Reclamou os economistas que estão apreensivos com essa situação.

Ao serem questionados por Marcos Aurélio, apresentador do programa, sobre a obrigatoriedade que o CONFAZ, Conselho Nacional Fazendário, os dois economistas apresentaram a seguinte argumentação, “Porque estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul não aderiram a essa proposta”. Questionaram. E ainda deixaram claro que a proposta de Sergipe é a pior dentre todas as apresentadas pelos estados que estão admitindo essa possibilidade. Para alguns especialistas, caso Sergipe aprove essa proposta, estará destruindo tudo aquilo que os governos de Albano Franco, Marcelo Déda e do próprio atual governador Jackson Barreto construíram.

Liberdade sem Censura – Marcos Aurélio

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *