Leia o resumo dos jornais desta terça
31 de maio de 2016
Consumo de energia elétrica segue com bandeira verde
31 de maio de 2016
Exibir tudo

Pagador de promessa

O governador Jackson Barreto (PMDB) cumpriu ontem uma das mais difíceis promessas de sua vida pública: a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores da Administração Direta, Saúde e Engenharia. Prometido ainda no governo do saudoso Marcelo Déda (PT), o benefício alcança os 7,7 mil funcionários estaduais com os menores salários, a chamada “raia miúda”. Pressionado por eles, JB prometeu implementar o Plano até o final deste mês e, para surpresa até dos servidores, honrou a palavra empenhada. E aonde ele vai buscar recursos para bancar a difícil promessa? É quase certo que o governo deixará de pagar as aposentadorias oriundas do Judiciário, Legislativo, Ministério Público e Tribunal de Contas, visando usar esse dinheiro para custear o PCCV. Ao fazer isso, Jackson devolve o sorriso aos aposentados dos dois poderes, do MPE e do TCE, que devem voltar a receber seus benefícios dentro do mês. Quer dizer, a implementação do PCCV vai permitir ao governador matar dois coelhos com uma só cajadada. Decididamente, a “raia miúda” e o próprio JB jamais esquecerão este 30 de maio. Que bom!

Braços cruzados

Em greve há 16 dias, os médicos da Prefeitura de Aracaju se reúnem hoje para decidir o futuro do movimento. Boa parte deles está disposta a continuar de braços cruzados, pois o prefeito João Alves Filho (DEM) tem evitado discutir as reivindicações da categoria. Os médicos cobram reajuste salarial e melhores condições de trabalho, principalmente nos postos da periferia. Estão certos!

À venda

Com o título acima, o Jornal da Cidade publica hoje que “o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão lançou edital colocando à venda o terceiro andar do Edifício Hotel Pálace. O imóvel, que estaria sob a responsabilidade do SPU/SE, foi avaliado em R$ 1,494 milhão. Alguém já observou a situação em que o prédio se encontra? Em sendo mesmo um andar do Hotel Pálace, o preço não está por demais elevado?”. E como está!

Escuridão cara

A depender do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, a população deixa de pagar a exorbitante taxa de iluminação pública instituída pelo prefeito João Alves Filho (DEM). Na representação contra a cobrança entregue ao Tribunal de Contas de Sergipe, a entidade alega que a taxa não contribuiu em nada para melhorar a iluminação da capital. “Desde que ela foi implantada, o serviço só piorou. Nunca Aracaju esteve tão às escuras como agora”, afirma José Firmo, coordenador do Fórum. E bota escuridão nisso, meu caro!

Inimigos do povo

Você ainda lembra os nomes dos vereadores que, em 2013, votaram pela criação da Taxa de Iluminação Pública de Aracaju? Para refrescar a memória da população, a coluna publica a relação dos inimigos do povo: Agamenon Sobral (PP), Anderson de Tuca, Augusto do Japãozinho, Doutor Agnaldo, Doutor Gonzaga, Robson Viana, Pastor Jony, Jailton Santana, Manoel Marcos, Renilson Félix, Pastor Roberto Moraes, Max Prejuízo, Ivaldo José, Adriano Taxista e Valdir Santos. Apesar de declarar publicamente apoio ao indecente projeto, o presidente da Câmara, Vinicius Porto, não votou, pois pelo regimento ele só vota em caso de empate. Não esqueça destes suplicantes nas eleições deste ano.

Protesto feminino

Ativistas, feministas e sindicalistas sergipanas realizam nesta terça-feira (31), a ‘Marcha das flores, 30 contra todas’ para protestar contra o crime de estupro. A concentração está marcada para às 15h30, na Passarela das Flores do Mercado Thales Ferraz, em Aracaju. Dalí, as manifestantes sairão em caminhada até a Praça Fausto Cardoso. Também está previsto o encaminhamento de uma moção à Justiça pedindo mais rigor na legislação contra a violência sexual e de combate à cultura do estupro. Prestigie!

Dois pesos

E o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB) é o maior crítico do exagerado reajuste de 300% na Taxa de Terrenos de Marinha. “A princípio, esse aumento é legal, pois segundo a Constituição, além da legalidade, todo ato do poder público tem que estar revestido na razoabilidade”, discursa. Machadão também deveria ter cobrado a mesma razoabilidade quando o prefeito João Ales Filho (DEM) aumentou em 300% o IPTU pago pelos aracajuanos. E pior: andam dizendo por aí que para majorar a taxa, o governo federal teria utilizado o cálculo do IPTU progressivo imposto pela administração que tem Machado como vice. Homem, será?

Apague essa ideia

Este 31 de maio é lembrado como o Dia Mundial sem Tabaco. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Este vício responde por 63% dos óbitos relacionados a doenças crônicas não transmissíveis, 85% das mortes por doença pulmonar crônica, 30% das mortes por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago e outros), 25% dos óbitos por doença coronariana e 25% das mortes por doenças cerebrovasculares. Cruz credo!

E-mails falsos

Com a proximidade das eleições, e-mails falsos são enviados em nome da Justiça Eleitoral, que não faz esse tipo de serviço ao eleitor. São assuntos diversos, como cancelamento de título eleitoral, convocação de mesários e regularização de cadastro. As mensagens possuem links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso, que visa captar dados sensíveis do cidadão como senha de banco e outros dados que podem trazer prejuízos sérios. Portanto, não considere esse tipo de e-mail.

PEC absurda

Uma audiência pública, marcada para a próxima segunda-feira, vai discutir a famigerada PEC-65, que autoriza a aprovação de obras apenas com um estudo simplificado prévio de impacto ambiental. Em tramitação no Congresso, a absurda proposta dispensa qualquer controle posterior sobre o processo de licenciamento e sobre o cumprimento das condicionantes  e das obrigações  socioambientais por parte  do empreendedor. A audiência começa às 9h, no auditório do Ministério Público de Sergipe. Participe!

PT dividido

O PT se reúne amanhã para tratar sobre as eleições deste ano em Aracaju. A idéia é definir os pontos menos polêmicos e discutir sobre aqueles ainda sem consenso. Parte da legenda tende a apoiar o prefeiturável Zezinho Sobral (PMDB), enquanto outros petistas preferem uma aliança com o comunista Edvaldo Nogueira. Nas duas situações, o PT não abre mão de indicar o candidato a vice, que tende a ser Eliane Aquino, viúva do saudoso ex-governador Marcelo Déda. Aguardemos, portanto!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *