Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 85 milhões
6 de setembro de 2023
Britto diz que Lula errou sobre voto secreto no STF
6 de setembro de 2023
Exibir tudo

Os políticos fichas suja vão ficar pelo caminho

Por Adiberto de Souza *

Comenta-se nas esquinas de Sergipe que a folha corrida de muitos pré-candidatos a prefeito, tanto em Aracaju quanto no interior do estado, não suporta um rápido olhar jurídico. É só os processos destes camaradas começarem a ser esmiuçados pelo Ministério Público Eleitoral para cair a máscara de muita gente. Tem sujeito com ficha pra lá de imunda acreditando que, na hora H, consegue uma providencial liminar garantindo o registro da candidatura. No momento certo muitas cabeças vão rolar: e não pode ser diferente. É preciso expurgar da política aqueles que entraram na vida pública unicamente para meter a mão grande no dinheiro do povo. A estes, aconselha-se colocar as barbas de molho enquanto esperam a hora de a onça beber água, pois as suas pré-candidaturas ficarão pelo caminho. Misericórdia!

Câmara maior

A Câmara Municipal de Aracaju terá a bancada aumentada em duas novas cadeiras. Ontem, os vereadores aprovaram uma emenda à Lei Orgânica alterando o número de parlamentares dos atuais 24 para 26. Os legisladores terão 10 dias para votar a emenda em segunda discussão, mas é voz corrente nos corredores da Câmara que a aprovação são favas contadas. A ampliação do tamanho do Parlamento se fundamenta no crescimento da população de Aracaju que, segundo o Censo demográfico do IBGE de 2022, já é de 602.757 pessoas. Cruzes!

Seca braba

Moradores da periferia de Aracaju estão enfrentando seca tão inclemente quanto à vivida pelos irmãos sertanejos. Enquanto a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) explica – mas não justifica – as sucessivas faltas d’água, quem reside na periferia da capital sofre sérios dissabores. E o pior é que no próximo verão essa situação periclitante deve se agravar ainda mais. Pelo visto, só resta implorar chuvas com abundância ao Divino São José. Ó Céus!

Sergipe se endividando

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou, ontem, a mensagem autorizando o governo de Sergipe fazer um novo empréstimo de R$ 179 milhões, com garantia da União. O credor será o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a grana deve ser usada para financiar o Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e de Atenção à Saúde (Proredes). A matéria segue agora na forma de projeto de resolução para votação em Plenário. Então, tá!

Visita de cortesia

O governador interino de Sergipe, desembargador Ricardo Múcio Santana, fez uma visita de cortesia à Assembleia. Foi recebido pelo também presidente interino do Legislativo, Garibalde Mendonça (PDT), e pelo deputado Luciano Bispo (PSD). O magistrado e o pedetista assumiram provisoriamente o Executivo e o Legislativo em substituição, respectivamente, ao governador Fábio Mitidieri (PSD) e ao deputado Jeferson Andrade (PSD). Garibalde agradeceu a cortesia do desembargador, enquanto Ricardo Múcio ressaltou o espírito republicano do governo e da Assembleia. Ah, bom!

Negócio rendoso

A expansão da fé no Brasil acontece em ritmo intenso: uma nova organização religiosa surge por hora no país. Segundo o jornal O Globo, a facilidade para a abertura de novas igrejas, o fortalecimento do movimento neopentecostal e a crise econômica são apontados como motivos que podem explicar o fenômeno. Enquanto tiver ingênuos vai ter pastor evangélico ficando rico nesse Brasilzão de meu Deus. Home vôte!

Botou no pau

O senador Alessandro Vieira (MDB) impetrou um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL). Na ação o emedebista solicita a suspensão imediata de um trecho de uma resolução da Câmara feita em 2022. Vieira é contra a alteração promovida pelo pepista que veta o retorno de projetos ao Senado nos casos em que outros textos da Câmara são apensados ao original. Danôsse!

Ônibus ruim e caro

As empresas de ônibus de Aracaju estão querendo reajustar o já elevado preço da passagem. Caso a Prefeitura autorize o aumento será um exagero. Considerando a péssima qualidade dos ônibus, a irregularidade dos horários, etcétera e tal, o aracajuano já paga muito caro para ser transportado em verdadeiras latas de sardinhas. Manter congelado o preço da tarifa é o mínimo que se espera da administração municipal. Aff Maria!

Turismo fuleiro

A política de turismo em Sergipe é pra lá de amadora. No estado, só a Aracaju e Canindé possuem estruturas para receber os visitantes que, em sua maioria, ainda têm a capital sergipana como uma cidade de passagem para Salvador, Maceió e Recife. Aqui, a rede hoteleira cobra os olhos da cara, com raras exceções o serviço de bares e restaurantes é péssimo e o transporte coletivo deixa a desejar. Mesmo com tantas deficiências, o governo insiste em alardear que Sergipe é um pedacinho do paraíso, numa verdadeira propaganda enganosa. Marminino!

Sonhar é livre

O deputado estadual Adailton Martins (PSD) pediu a união da classe política sergipana em defesa da construção do tão prometido Canal de Xingó, que levaria água do Rio São Francisco para o semiárido sergipano. Alguém precisa dizer ao pedessista que para tornar realidade essa caríssima obra de engenharia é preciso muito mais do que a união dos políticos de Sergipe. Sem o apoio da bancada federal da Bahia nada acontece, pois o maior trecho do canal ficaria no vizinho estado. Não esqueçamos que bem mais barata foi a duplicação da RR-101, no trecho de Sergipe, iniciada em 1998 e sem previsão para ficar pronta. Crendeuspai!

Cavalice

De um bebinho, numa bodega da periferia de Aracaju: O que não vai faltar no desfile de 7 de Setembro é cavalo cagando, andando e fazendo ruma”. Arre égua!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal Vida Laranjeirense, em 22 de fevereiro de 1931.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e nos jornais online Zona Sul e e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

1 Comment

  1. É bem apropriado o titulo da matéria Turismo Fuleiro.
    Aqui me refiro a divulgação do turismo sergipano que vejo sendo alardeado pelos responsáveis por este setor afirmando que divulgam todo pelo Brasil quando as divulgações não passam de Salvador-Ba, observo isso a muitos anos, e nosso Sergipinho continua desconhecido por este Brasil afora. É isso que observe quando viajo para qualquer estado do sudeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *