Sergipe exporta 22,7% a mais em 2015
7 de janeiro de 2016
Aumenta multa para quem estaciona em vaga reservada
7 de janeiro de 2016
Exibir tudo

Obra da Orlinha é concluída

Esta etapa da Orlinha tem 400 metros de extensão margeando o Rio Sergipe

O Governo de Sergipe finalizou a construção da segunda etapa da Orla do Bairro Industrial, na Zona Norte de Aracaju. Com recursos na ordem de R$ 3,6 milhões oriundos do programa Sergipe Infraestrutura via Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto de urbanização da orlinha inicia com a duplicação da Avenida General Calazans, tendo início após a ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros e segue até o entroncamento com a Rua Mário Matiotti – uma importante via de acesso ao Parque da Cidade Governador José Rollemberg Leite.

O que antes era uma rua estreita se transformou em uma avenida duplicadade 400 metros de extensão margeando o Rio Sergipe com pista de rolamento de nove metros de largura, canteiro central com moderno projeto de iluminação pública contendo 12 postes de 16 metros de altura com quatro pétalas cada um e 26 postes decorativos com lâmpadas de vapor mercúrio com 80 watts e projeto paisagístico no qual foram plantados 594,61 m² de grama verde-esmeralda e uma variação de plantas nativas.

Também foi construído estacionamento com 2,5 metros de largura, calçadão variando entre 3 e 5,5 metros, tendo sido aplicado nos seus 400 metros de extensão 56 ícones em granito com símbolos da natureza aquática, muro de contenção, guarda-corpo em madeira e concreto em torno dos 400 metros de extensão, uma rampa de acesso ao rio para pequenas embarcações, 13 bancos de concreto com encosto e implantadas 13 lixeiras de coleta seletiva.

Para garantir um melhor trajeto às pessoas com dificuldades de locomoção, foram construídas sete rampas de acesso em pontos estratégicos e aplicado piso tátil e sinalização horizontal, sem contar que sete vagas de estacionamento são exclusivas para idosos e cidadãos com mobilidade reduzida.

Mudanças

Morador da Rua Curitiba, nas proximidades da orla, Valdir Santos diz que a localidade mudou bastante. “Ficou maravilhoso, é outro lugar, muito mais organizado, limpo, dá gosto ficar aqui. Eu que de vez em quando vinha passar o tempo, agora venho quase todas as tardes e o bom é que toda a comunidade está gostando muito”, declara o aposentado de 60 anos.

Residente em um loteamento nas proximidades, o auxiliar de codificador de dados, Roberth de França Santos, 25 anos, conta que a intervenção urbana modificou completamente o espaço. “Há seis anos que acompanho diariamente o monitoramento de pesca aqui nessa área, e, posso afirmar que está 100% melhor. Não tem como comparar com o que era antes, todos os moradores da região estão satisfeitos”, enfatiza.

Também morador de uma rua próxima a avenida, Fernando Alcântara, não esconde a satisfação com a obra. “Isso aqui era uma rua estreita, feia, escura, cheia de barraquinhas espalhadas, dava desgosto ter uma vista tão bonita do rio ao lado de um lugar esquisito. Está 100% melhor, faço questão de vir todas as tardes aqui para apreciar a paisagem e conversar com meus amigos”, revela o aposentado e pescador de 78 anos.

Transformação

Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a intervenção possui vários elementos que a torna grandiosa. “Um quesito fundamental deste projeto foi não somente a construção do muro de contenção em gabião às margens do rio, também a implantação das redes de drenagem pluvial e esgotamento sanitário, o que demonstra a preocupação não apenas com o meio ambiente, mas, sobretudo com a saúde e o bem-estar da comunidade.

 “Em todas as regiões da capital o Executivo Estadual vem realizando obras significativas que têm causado um impacto altamente positivo nos quesitos mobilidade urbana, infraestrutura, saúde e expansão do turismo e, esta obra se destaca porque além de agregar todos estes elementos, eleva a autoestima dos moradores do local”, ressalta.

 Texto e foto: Ascom/ Seinfra

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *