Cirurgia será palco de reconstruções mamárias
21 de outubro de 2022
PL acusa Alessandro e Mitidieri de agirem contra Valmir
22 de outubro de 2022
Exibir tudo

Obra abandonada por Bolsonaro fede a peixe podre

Por Adiberto de Souza *

O inacabado terminal pesqueiro, ao lado dos mercados centrais de Aracaju, demonstra a desatenção do governo Bolsonaro para com os sergipanos. Tão aguardada por comerciantes de pescado, marisqueiras e consumidores, a obra virou um elefante branco e fedorento, muito fedorento. Pior, embora já tenha consumido R$ 7 milhões, não tem previsão para ser concluída. E de quem é a culpa por este desperdício de dinheiro do contribuinte, este horroroso caso de saúde pública? Segundo o governador Belivaldo Chagas (PSD), do governo Bolsonaro, que simplesmente virou as costas para o empreendimento. “Cansei de mandar ofícios à Brasília propondo que repassassem aquela obra ao estado, mas nunca obtive uma resposta positiva”, revela o chefe do Executivo. O resultado deste descaso é um prédio 97% concluído, fechado e cercado por barracas improvisadas, onde pescadores e marisqueiras limpam e vendem seus produtos em meio a esgotos entupidos e uma fedentina assustadora. Aquilo é uma demonstração de que o ainda presidente está pouco se lixando para Sergipe e o seu povo trabalhador. Misericórdia!

Pesquisas a três por dois

O eleitor sergipano pode se queixar de tudo, menos da variedade de pesquisas de intenção de votos colocadas à sua disposição. Dia sim outro também, os institutos apresentam percentuais para todos os gostos. Umas consultas apontam empate técnico entre os candidatos a governador, outras pregam vitórias de Rogério Carvalho (PT) e muitas garantem que Fábio Mitidieri (PSD) já ganhou. Em meio a tantos índices, talvez o eleitor fique melhor informado se consultar uma cartomante ou pedir informações àquela cigana que adivinha o futuro nos mercados e feiras livres. Home vôte!

Volta pra casa

E quem estará de volta à presidência da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) é o advogado Luiz Roberto (PDT). Ele deixou a estatal para disputar uma cadeira de deputado federal, tendo obtido 35.564 votos. Não se elegeu porque o partido não alcançou o tão propalado coeficiente eleitoral. Ontem, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) informou que Luiz Roberto reassumirá o comando da Emsurb, hoje presidida por Bruno Moraes, que deverá reassumir a diretoria operacional da empresa. Então, tá!

O púlpito lhes espera

E os rebanhos pastoreados pelos reverendos evangélicos Heleno silva, Pastor Jony – ambos do Republicanos – e Antônio Santos (PP) festejaram silenciosamente as derrotas dos três nas eleições deste ano. O trio tentou se eleger para a Câmara Federal, mas o eleitorado sergipano preferiu deixá-los de fora da relação dos eleitos. Os evangélicos que lhes negaram os votos devem achá-los mais importantes no púlpito da Igreja do que na tribuna do Congresso. Aliás, Heleno, Jony e Antônio já provaram o gostinho da cadeira parlamentar, a ponto de insistirem em se eleger novamente, talvez por acharem melhor pregar a Palavra no parlamento do que no tempo religioso. Cruz, credo!

Castanha sem imposto

Uma ótima notícia para os produtores de castanha do povoado Carrilho, em Itabaiana: o governo estadual vai isentar do ICMS o comércio dessa saborosa guloseima, produzida por 90% dos moradores daquela localidade. Comprada in natura, principalmente na Bahia e no Piauí, o fruto do cajueiro é torrado em Itabaiana. Por mês, o Carrilho beneficia mais de uma tonelada e meia de castanhas, vendidas para todas as regiões do Brasil. Supimpa!

Tchau e bença

Juntos na campanha do candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD), o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e a sua vice Katarina Feitoza (PSD) vão se separar administrativamente em janeiro de 2023. É que a fidalga foi eleita deputada federal com 38.135 votos, devendo renunciar à condição de reserva do pedetista para assumir a disputada cadeira no Congresso. Com essa “separação”, o novo vice de Edvaldo passará a ser o presidente da Câmara Municipal, vereador Nitinho Vitale (PSD), que também tentou se eleger deputado federal, mas não teve a mesma sorte de Katarina. E assim caminha a humanidade!

Ataque adversário

Falecido em 2013, o ex-governador Marcelo Déda (PT) permanece nos palanques políticos. Apoiadores do candidato Fábio Mitidieri (PSD) têm lembrando aos eleitores o dia em que o petista anunciou que, mesmo na condição de chefe do Executivo, iria assumir pessoalmente a Secretaria Estadual da Saúde. Feita logo após sua reeleição em 2010, a afirmação do saudoso governante levantou fortes suspeitas de que ele não teria ficado satisfeito com a gestão de Rogério Carvalho (PT) à frente da Saúde estadual no primeiro mandato de Déda. Agora, os aliados de Mitidieri apregoam pelas esquinas de Sergipe que se não foi um bom secretário, o petista não será um bom governador. Ha controvérsia!

Pavio curto

Danou-se como a turma está braba, com os nervos à flor da pele! Bastou um comentário sobre a campanha eleitoral feito aqui outro dia, para o mundo quase vir abaixo. Chamaram o articulista de comunista,ateísta e tudo mais que é “ista”. Só faltaram dizer que o suplicante aqui é portador de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótica. Calma, gente, quem engole corda é poço. Ôxe!

Mais lida

A Bíblia continua sendo o livro mais lido pelos brasileiros. É o que aponta pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro. A Bíblia foi citada por 42%, seguida pelos livros didáticos (32%), os romances (31%), os livros religiosos (30%) e os contos (23%). Entre as obras mais marcantes, depois da Bíblia aparecem O Sítio do Picapau Amarelo, O Pequeno Príncipe, Dom Casmurro e as coleções Crepúsculo e Harry Potter. E você, tem lido alguma coisa, além de bula de remédio? Marminino!

Crime eleitoral

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe e a Kauan Bordados celebraram termo de ajuste de conduta (TAC) pelo qual a empresa se compromete a garantir o direito dos seus funcionários a escolherem livremente os candidatos a governador e a presidente. A Kauan Bordados prometeu não utilizar em suas instalações propaganda ou imagens com referências político-partidárias. Além disso, não poderá “adotar quaisquer condutas que, por meio de assédio moral, discriminação, violação da intimidade ou abuso de poder diretivo, objetivem coagir, intimidar e influenciar o voto dos empregados”. Creindeuspai!

Pecado da carne

De um bebinho, protestando numa birosca de Aracaju contra o tira-gosto fuleiro que lhe serviram: “Também, num país onde tem mais gente na fila do osso do que alí no frege-moscas do prato feito, pé de galinha é luxo”. Aff! E o pinguço tem lá suas razões, pois um churrasco corrido na capital sergipana tá custando a bagatela de R$ 75,00, sem contar os 10% do garçom, o couvert artístico, além de otras cositas más. Por esse preço, podem abolir o pecado da gula!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 24 de janeiro de 1909.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *