Sementeira iluminada para o Natal
15 de dezembro de 2020
Segundo o STF, amante não tem direito a pensão por morte
15 de dezembro de 2020
Exibir tudo

OAB adota cotas racial e para mulher em suas eleições

Felipe Santa Cruz, celebrou a conquista

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou a aplicação de 30% de cotas raciais e de 50% para mulheres nas chapas que concorrerem às eleições da entidade. A nova regra começa a valer em 2021 para as votações nas seccionais e, em 2022, para votação do Conselho Federal.

A Ordem pretende se adaptar à constatação de que a sociedade brasileira é composta, em maioria, por mulheres e negros. Com mais de 1,2 milhão de advogados e 603.059 mil mulheres registradas na OAB, apenas a seccional do Distrito Federal tem um conselho paritário composto por homens e mulheres. E apenas 10 representações estaduais são compostas, em sua maioria, por mulheres.

O presidente nacional da Ordem, Felipe Santa Cruz, celebrou a conquista e disse que “hoje foi um dos meus dias mais felizes na Ordem dos Advogados. Ainda acredito que, em 10 anos, todos vão agradecer e relembrar das decisões que tomamos aqui”, comemorou.

Santa Cruz acrescentou que a obrigatoriedade das cotas pode se tornar irrelevante e que a igualdade vai ser algo natural nos próximos anos. “Estimulamos as cotas por 10 eleições, o que dá cerca de 30 anos, justamente por acreditarmos nisso. Já vemos mais negros e mais mulheres no conselho. Acredito que mais advogados vão se sentir estimulados a fazerem o mesmo, e é exatamente isso que queremos alcançar”, salientou.

Fonte e foto: Correio Braziliense

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *