Acumulda, Mega-Sena sorteará R$ 23 milhões no sábado
14 de outubro de 2022
Shopping de Aracaju tem roteiro para a criançada
14 de outubro de 2022
Exibir tudo

O sonho de Valmir é atropelar Mitidieri

Por Adiberto de Souza *

Agora inocentado pela Justiça Eleitoral, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), sonha em ver o candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) derrotado nas urnas. Não há quem tire da cabeça do itabaianense que o pessedista foi o principal responsável pela manutenção de sua inelegibilidade, punição que o retirou da disputa pelo governo de Sergipe. Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral lhe devolvendo a elegibilidade, Francisquinho passou a fazer campanha pesada contra o candidato do governador Belivaldo Chagas (PSD). Nada poderia ser tão ruim para o pessedista do que isso, pois ele terá que gastar parte do tempo da campanha trocando farpas com Valmir, esquivando-se para não ser atropelado nas urnas por quem não é candidato a nada. Isso significa dizer que, enquanto se desvia dos torpedos lançados pelo itabaianense, Mitidieri deixa seu adversário Rogério Carvalho (PT) correr solto nesta reta final do 2º turno. E para piorar a situação, o petista tem o integral apoio de Francisquinho, que promete percorrer Sergipe para pedir ao povo que aplique uma fragorosa derrota eleitoral no candidato governista. Misericórdia!

O diabo quando não vem…

Os bolsonaristas estão se mobilizando para recepcionar, domingo próximo, Michelle Bolsonaro e a ex-ministra Damares Alves. As fidalgas participarão de um ato em favor da reeleição do capitão de pijama. Ontem, um petista de carteirinha tirava onda com a visita das duas a Sergipe: “O diabo quando não vem manda as secretárias”, fustigava. Independente da curtição do eleitor de Lula, a verdade é que nem Michele, nem Damares têm cacife eleitoral para convencer sergipanos a mudarem seus votos do “Barba” para Bolsonaro. Marminino!

A hora da vingança

Entra governo e sai governo sem que o servidor público seja tratado como merece. Em vez de investir nestes profissionais de carreira, o Executivo prefere gastar uma fortuna contratando milhares de comissionados para usá-los como bem pagos cabos eleitorais, disposto a segurar bandeiras e distribuir “santinhos” do candidato governista. Como o servidor não aceita este tipo de pressão fica a pão e água. Não é verdade que a Lei de Responsabilidade Fiscal impede melhorar os salários dos servidores. Ora, não houvesse a farra dos cargos em comissão, existia dinheiro de sobra para melhorar a vida do funcionalismo. Portanto, cabe ao servidor público dar uma resposta nas urnas a quem prefere torrar os recursos públicos com apadrinhados. Homem, vôte!

Mudou de mãos

A empresa brasileira de educação em medicina Afya informou ter assinado acordo para a aquisição de duas unidades do Grupo Tiradentes localizadas em Alagoas e Pernambuco por R$ 825 milhões. A filial pernambucana do conglomerado, do qual a Unit faz parte, fica no município de Jaboatão dos Guararapes. A transação adiciona 340 vagas de medicina ao portfólio da Afya. Além disso, há um contingente de 84 vagas adicionais no Universidade Tiradentes, ou Centro Universitário Tiradentes Alagoas, que aguardam aprovação do Ministério da Educação. Esse acréscimo pode elevar o negócio em até 105 milhões de reais. Creindeuspai!

Onda vermelha

O presidenciável Lula da Silva (PT) comandou, ontem, uma concorrida caminhada em Aracaju. Milhares de pessoas trajando vermelho partiram da Praça da Bandeira em direção ao centro da capital, numa clara demonstração que em Sergipe o capitão de pijama vai perder novamente agora no 2º turno. Em seu discurso, o “Barba” criticou o baixo repasse de recursos para a merenda escolar, condenou a tara de Bolsonaro pelas armas e pediu ao povo que haja com serenidade e evite as provocações dos bolsonaristas. Vixe!

Reta final

Chegamos à reta final da campanha eleitoral. Faltando 16 dias para o 2º turno, candidatos e apoiadores aumentaram o ritmo de trabalho. Todos querem conquistar os eleitores ainda indecisos e mudar a cabeça dos que votaram nos postulantes derrotados. No pouco tempo que resta, os candidatos a governador Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD) deixaram o cansaço de lado para exibir caras e bocas de vitoriosos nas carreatas e caminhadas programadas para Aracaju e o interior. Os dois sabem que qualquer erro agora poderá resultar em uma derrota nas urnas. Cruz, credo!

Voto não se troca

Tem gente que troca voto
Por cimento, dentadura,
Camiseta, cesta básica,
Favores na prefeitura
Quem compra votos, errou!
E quem vende, já cavou
A sua própria sepultura.

O cordel acima é de Cacá Lopes

Apoio de prefeitos

E o candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) aposta nos prefeitos que o apoiam para vencer as eleições agora no 2º turno. Ontem, ele reuniu os gestores e parlamentares eleitos para pedir o empenho de todos nesta reta final da campanha. Solicitou que os aliados propaguem junto ao eleitorado suas principais propostas de governo, destacando a geração de empregos e a ampliação de políticas públicas de transferência de renda, como o cartão Mais Cidadão e o Mão Amiga. Eleitor de Fábio, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), prestigiou o evento e prometeu arregaçar as mangas. Então, tá!

Arrumando as gavetas

Empossado deputado estadual no final de junho último, Robson Viana (PT) já está arrumando as gavetas para devolver o gabinete parlamentar ao itabaianense Talysson de Valmir (PL). O petista assumiu a cadeira de deputado porque o político liberal foi tornado inelegível e teve o mandato cassado. Ontem, o TSE devolveu a elegibilidade a Talysson, que deve reassumir o mandato nos próximos dias. Robson disputou as últimas eleições, obteve 14.586 votos e ficou na suplência do partido. Ontem, Talysson cobrou agilidade da presidência da Assembleia para reempossá-lo no Legislativo. Aff Maria!

André otimista

Inelegível, após ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal a oito anos de prisão, o ex-deputado André Moura (UB) acredita na vitória do candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD). Segundo o fidalgo, “o sentimento de aceitação e vontade de ver nosso Sergipe avançar está presente por onde passamos”. E André esbanja otimismo quando fala sobre o resultado do 2º turno das eleições no estado: “Tenho a certeza de que no dia 30 de outubro teremos a resposta do povo. Sergipe vai avançar com Fábio”, discursa. Depois de ter elegido a filha Yandra (UB) como a deputada federal mais votada do estado, Moura virou um dos coordenadores da campanha de Mitidieri. Ah, bom!

Filosofia de Britto

Do sergipano Carlos Ayres de Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal: “Os predadores ambientais daqui já têm um plano final: depois da destruição da Mata Atlântica, da Floresta Amazônica, do Pantanal Mato-grossense e do Cerrado…, queimar O Jardim do Éden.”. SÓ Jesus na causa!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal A Tribuna Aracaju, em 28 de outubro de 1932.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *