Não há nada definido sobre jogo do Flamengo em Aracaju
24 de janeiro de 2024
Prêmio Olho Vivo vai revelar os ‘Melhores de 2023 em Sergipe
24 de janeiro de 2024
Exibir tudo

O PT não tem nomes para disputar a Prefeitura de Aracaju

Por Adiberto de Souza *

A falta de renovação de quadros ao longo dos anos fragilizou o PT em Sergipe. Como resultado, o partido vive um longo período de entressafra, a ponto de não dispor de bons nomes para concorrer à Prefeitura de Aracaju. Com o desinteresse de Márcio Macêdo e Eliane Aquino pela disputa eleitoral, a legenda está se vendo no mato sem cachorro. Diante da falta de estrelas no nível do saudoso Marcelo Déda, o PT pode até apostar em nomes sem qualquer expressão política, somente para não ficar de fora do embate eleitoral que se avizinha. Em isso ocorrendo, o fracasso poderá ser ainda maior do que o registrado em 2020, quando Márcio Macedo teve apenas 25.070 votos e não conseguiu chegar ao 2º turno das eleições de Aracaju. O pior é que não há mais tempo para se preparar um bom nome. Sem falar que as brigas internas impedem o partido de se unir em torno de uma candidatura, mesmo que ela ocorra apenas para garantir a participação petista nas eleições da capital sergipana. Em isso ocorrendo – como tudo leva a crer – o outrora forte PT de Aracaju repetirá um ditado popular muito comum lá pras bandas de Carira: Quem não tem cão, caça com gato. Misericórdia!

Marré deci

A campanha eleitoral deste ano terá dois tipos de candidatos: os contemplados pelo bilionário Fundo Eleitoral e aqueles que não terão direito a qualquer centavo dos R$ 4,9 bilhões. É que os partidos vão usar essa fortuna para custear postulantes com potencial de votos. Portanto, os candidatos de segunda classe terão que se virar nos trinta para levar suas mensagens aos eleitores. Os indigitados relegados ao segundo plano não terão a quem reclamar, pois a resolução da Justiça Eleitoral não deixa dúvida de que os quase R$ 5 bilhões dos contribuintes serão rateados a critérios dos partidos.  Home vôte!

Transfobia mata

Sergipe não registrou nenhuma morte violenta de pessoa LGBTQIA+ em 2023. De acordo com levantamento feito pelo Grupo Gay Bahia (GGB), no ano passado, foram assassinados no Brasil 257 travestis e transgêneros, gays, lésbicas e bissexuais. O estado que registrou mais mortes foi São Paulo (34), seguido de Minas Gerais (30), Rio de Janeiro (28) e Bahia (22). O estudo admite, ainda, um índice de subnotificação, já que muitas vezes é omitida a orientação sexual ou identidade em tais publicações fúnebres. Só Jesus na causa!

Delegado criticado

O Coletivo LGBTQIA+ da CUT/Sergipe repudiou a atitude do delegado de polícia André David ao comentar e conceder entrevistas sobre uma briga entre transvestis e um motorista de aplicativo. A nota dos cutistas suspeita que o policial “achou oportuno usar esta situação de violência para engajar sua rede social fazer uma espécie de propaganda transfóbica”. O coletivo critica o fato de David negar a identidade de gênero das envolvidas, fazer prejulgamento antes do início da investigação e conceder entrevistas onde externou a “sua transfobia, numa espécie de campanha publicitária homofóbica”. Crendeuspai!

Nova morada

Pré-candidato a prefeito de Nossa Senhora das Dores, o ex-senador Almeida Lima acaba de se filiar ao Republicanos. “É um imenso prazer recepcionar em nossas fileiras um homem público com uma trajetória tão vasta quanto a de Almeida Lima”, discursou o mandachuva da legenda em Sergipe, deputado federal Gustinho Ribeiro. A última empreitada eleitoral de Almeidinha foi em 2020, quando tentou se eleger prefeito de Aracaju. Teve minguado 572 votos, sendo o terceiro menos votado daquela disputa. De 1978 pra cá, o novo integrante do Republicanos já se filiou a seis partidos, sendo que o último foi o inexpressivo PRTB. Aff Maria!

Luto

O corpo do médico José Carlos Pinheiro será sepultado, às 11 horas de hoje, no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju, onde ocorre o velório. Ele morreu na última segunda-feira, no Hospital Albert Eistein, em São Paulo, onde se tratava de um câncer. Com 78 anos de idade, o médico deixa esposa e quatro filhos. Durante muitos anos, Pinheiro dirigiu a Associação Aracajuana de Beneficência e foi diretor geral do Hospital e Maternidade Santa Isabel. Também presidiu o Ipesaúde no governo de Albano Franco. Nossos sentimentos à família!

Missão dificílima

O senador Alessandro Vieira (MDB) confirmou que disputará a reeleição em 2026. Tomara que o ilustre consiga uma melhor performance do que em 2020, quando concorreu ao governo de Sergipe e obteve minguados 82.495 votos, bem menos do que os 338.796 e 294.936 sufrágios obtidos, respectivamente, pelos candidatos Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD). Certamente, Alessandro não pensa em repetir a façanha de 2018, quando teve exagerados 474.449 votos, 9.53% a mais do que Rogério, o segundo mais votado daquele pleito. Marminino!

Não há pressa

Apesar da movimentação exibida pelos pré-candidatos às prefeituras e câmaras municipais de Sergipe, nenhum deles deve colocar o carro na frente dos bois. Vão esperar o momento certo para se lançar na disputa eleitoral. Todos sabem que qualquer passo em falso pode colocar tudo a perder. Diante disso, os futuros postulantes a cargos públicos vão mantendo contatos com as lideranças de seus municípios, avaliando as ações dos concorrentes e, naturalmente, “plantando” notinhas favoráveis a eles na imprensa. Em outras palavras: estão cozinhando o galo em fogo baixo. Arre égua!

Posse no TRE

Está agendada para a próxima sexta-feira, a posse do advogado Cristiano Cabral como juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Comandado pela presidente do TRE, desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, o ato acontecerá, às 9 horas, no auditório do Tribunal, em Aracaju. O ilustre foi nomeado para a função pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O novo magistrado é advogado desde 1999, com atuação em Sergipe, Alagoas e Bahia. Especializado em processo civil e em direito tributário pela Fundação Getúlio Vargas, Cristiano Cabral foi conselheiro da OAB/SE por dois mandatos. Boa sorte, na nova empreitada!

Boca de siri

Por que será que, agora em 2024, o deputado federal João Daniel e o advogado Danilo Segundo – ambos do PT – fizeram boca de siri sobre a participação do cantor Netinho no bloco carnavalesco “Por Amor ao Iate”? No ano passado, os dois fizeram o maior barulho até conseguirem impedir que o artista baiano puxasse o tradicional bloco iatiano. Daniel e Danilo alegaram que os aracajuanos não poderiam participar de uma festa animada por alguém que patrocinou os atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília. Diante do silencio de ambos, já tem gente suspeitando que eles vão desfilar no bloco do Iate. Danôsse!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, 15 de maio de 1897.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *