Ginástica rítimica é ouro nos jogos Pan-Americanos
3 de novembro de 2023
Lampião e a Pia das Panelas, breves reflexões
3 de novembro de 2023
Exibir tudo

O Pré-Caju e a democracia do dinheiro

Por Adiberto de Souza *

O Pré-Caju, festa carnavalesca que acontece em Aracaju, de hoje até o próximo domingo, não é apenas uma animada micareta. Além de fazer a alegria de milhares de foliões, que se divertem ao som das bandas de axé music, o carnaval fora de época também atrai turistas que lotam os hotéis, usam taxis, gastam em bares e restaurantes e compram o nosso artesanato. Na própria avenida da alegria, entre um trio elétrico e outro, centenas de pequenos comerciantes aproveitam para vender de tudo: cerveja, água mineral, capeta, colares, chifres do diabo iluminados, perucas coloridas, abadás reformados, cachorro-quente e otras cositas más. É difícil calcular o volume de dinheiro que circula nas três noites desse verdadeiro mercado persa, mas é certo que a festa faz a alegria de quem comprou abadás para desfilar nos blocos e daqueles que estão trabalhando na extensão da principal avenida da Orla de Atalaia. Supimpa!

Oposição insatisfeita

Depois do cumprimento de uma decisão judicial anulando a eleição de Marcos de Andrade para a presidência da Fecomércio-SE, um novo pleito foi realizado e elegeu o empresário novamente. Marcos retorna ao comando do sistema em companhia do seu vice-presidente, Alex Garcez, e exatamente com a mesma diretoria que compôs sua formação na anulada eleição de 2022. A chapa de oposição não se conformou com a maneira como a eleição foi conduzida e promete recorrer à Justiça para anulá-la. Alega que os mesmos vícios da primeira disputa foram repetidos agora. Misericórdia!

Como e dorme

Como será que se sente o eleitor ao saber que, com raras exceções, os deputados e senadores só “trabalham” no Congresso três dias por semana? Diferente do operário, que acorda cedo todos os dias para enfrentar uma jornada de trabalho de oito ou mais horas, boa parte dos congressistas vai à Brasília na terça-feira, “enrola” por lá e retorna aos seus estados na quinta-feira. Além de terem praticamente todas as despesas pagas, os ilustres ainda recebem uma grana considerável no final do mês. Portanto, essa turma de come e dorme não está pensando no trabalhador, mas nas mordomias do poder. Danôsse!

Novo endereço

O atendimento presencial na Delegacia da Receita Federal em Aracaju está suspenso até a próxima terça-feira. É que a repartição está de mudança para um novo endereço, deixando o imóvel do Distrito Industrial para um outro localizado na Avenida Mário Jorge, 3028, no bairro Coroa do Meio. Portanto, se não puder resolver suas pendências pela Internet aguarde a Receita Federal retomar o atendimento ao público no novo endereço. Então, tá!

Meninas de ouro

A Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica conquistou medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Feliz com o resultado, Camila Ferezin, a treinadora do conjunto brasileiro, disse que um dos segredos do Brasil é ter um grupo de 12 ginastas trabalhando duro. O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) festejou a conquista do ouro: “Aracaju se enche de orgulho a cada conquista das rainhas da beleza, leveza e precisão!”, frisou. Ressalte-se que a Seleção de ouro treina na capital sergipana há anos. Maravilha!

Expediente meia boca

Quem tem alguma pendência para resolver nas repartições públicas é melhor só fazer isso a partir da próxima segunda-feira. Mesmo o governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju não tendo decretado ponto facultativo nesta sexta-feira, boa parte dos servidores não deve comparecer às repartições. Muitos viajaram para curtir o feriadão em aprazíveis praias, enquanto outro estão guardando as energias para Pré-Caju. Portanto, teremos hoje um expediente meia boca e um fraco movimento no comércio aracajuano. Crendeuspai!

Pesquisas sem valor

 Não têm qualquer serventia as pesquisas para a Prefeitura de Aracaju divulgadas nos últimos dias. Até o início da campanha de 2024, uma série de fatores mudará os índices apurados no momento. As consultas de opinião pública feitas agora servem apenas para manter vivo o debate neste ano sem disputa eleitoral. Portanto, as pesquisas que estão circulando por aí – algumas mais falsas do que cédula de três reais – serão colocadas no esquecimento por tantas outras a serem feitas no decorrer de 2024, todas devidamente registradas na Justiça Eleitoral. Marminino!

Maria da Penha

Pesquisa revela que 98% da população conhecem a Lei Maria da Penha e que para 86% dos entrevistados, as mulheres passaram a denunciar mais os maus-tratos depois da existência da lei. Feito pela Data Popular, o estudo mostra ainda que sete em cada 10 consultados acreditam que a mulher sofre mais violência dentro de casa do que em espaços públicos. Outros 50% acham que a mulher se sente mais insegura em casa do que fora. Só Jesus na causa!

Batendo cabeças

Uma coisa que o governador Fábio Mitidieri (PSD) não pode se queixar é de falta de apoio na Assembleia. Em número reduzidíssimo, os opositores cumprem a missão de discursar contra aas ações do governo, enquanto este surfa em altas ondas, graças ao apoio da grande maioria do Legislativo. As críticas mais ácidas à gestão do pessedista partem geralmente dos sindicatos e das ruas, onde o chamado “Zé Povinho” não perdoa quem está no poder. Mesmo cobrando algumas promessas de campanha ainda não cumpridas, a minúscula oposição vive a bater cabeças. Portanto, não fossem as queixas naturais do funcionalismo e a voz rouca das ruas, o governo seria um mar de rosas para Fábio Mitidieri. Aff Maria!

De olho na reforma

O senador Laércio Oliveira (PP) prega a necessidade de alcançar um consenso nacional para a votação da PEC da Reforma Tributária. Segundo o ilustre, é necessário preservar as conquistas na legislação trabalhista, mantendo a criação de empregos e assegurando o crescimento de postos de trabalho. O pepista apresentou algumas emendas à PEC, como a compensação da folha de pagamento e a substituição da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) por uma contribuição sobre a movimentação financeira de pessoas físicas e jurídicas. Ah, bom!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal O Maruinense, em 30 de agosto de 1891.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *