Compras em supermercados lideram dívidas com no cartão
16 de novembro de 2023
Corpo de Bombeiros de Sergipe oferece segurança de banhistas
16 de novembro de 2023
Exibir tudo

O pé frio ACM Neto vai à festa de Yandra de André

Por Adiberto de Souza *

A deputada federal Yandra de André (União) pode estar dando um baita tiro no pé ao trazer o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), para o extemporâneo lançamento de sua pré-candidatura à Prefeitura da capital sergipana. Batizado de “Novos Caminhos para Aracaju”, o evento acontece amanhã, num hotel de luxo da cidade, tendo como principal estrela o ex-gestor baiano. Para quem não lembra, ACM Neto passou a ser visto como pé frio pelos aracajuanos em 2016, quando contribuiu para a derrota do candidato a prefeito Valadares Filho (PSB). Empatado com Edvaldo Nogueira (PDT) na disputa do 2º turno, o pessebista resolveu convidar o político baiano para um comício. Com o argumento de cumprimentar o ilustre convidado, a então senadora Maria do Carmo Alves foi à festa do prefeiturável. Foi o bastante para o marketing de Nogueira espalhar que Vavazinho estava sendo apoiado por João Alves Filho, esposo de Maria e amiguíssimo do ex-prefeito de Salvador. O resultado da visita de ACM Neto se concretizou dias depois, com a vitória de Edvaldo, votado por 52,11% dos aracajuanos. Tomara que Yandra tenha mais sorte do que Valadares Filho. Pé de pato mangalô três vezes!

Ideias velhas

Na campanha eleitoral de 2024 em Aracaju o eleitor se reencontrará com as promessas de candidatos acostumados aos palanques. Tirando um ou outro pré-candidato, boa parte dos prováveis postulantes às cadeiras de vereador e prefeito é velha conhecida da população. Portanto, com raras exceções, todos vão ao próximo baile com as fantasias de festas anteriores. Em sua maioria, são figuras recauchutadas tentando emplacar um discurso de novo. Ao eleitor compete analisar cada proposta e rejeitar as falsas promessas, feitas e refeitas ao longo do tempo. Só Jesus na causa!

Estímulo à sonegação

Empresários que se esforçam para manter as obrigações fiscais em dia, juram que o Programa de Regularização de Dívidas (Refis), anunciado recentemente pelo governo de Sergipe, é um estímulo à sonegação, um prêmio para os maus pagadores e o tapa na cara do bom contribuinte. Pelo Refis, quem quiser negociar os débitos de ICMS terá um desconto de até 95% das multas e dos juros. Por conta desses afagos aos velhacos, o empresário que se esforça para pagar os tributos em dia, se acha estimulado a atrasar seus compromissos, na expectativa de se beneficiar em um novo Refis. Danôsse!

Desigualdade

O sistema tributário brasileiro provoca um tipo mais profundo de injustiça, pois onera proporcionalmente os mais pobres em relação aos mais ricos. Estudo do Instituto de Estudos Socioeconômicos revela que os 10% mais pobres da população comprometem 32% da renda com o pagamento de tributos. Para os 10% mais ricos, o peso dos tributos cai para 21%. Nos 10% mais pobres da população, 68,06% são negros e 31,94%, brancos. A faixa mais desfavorecida é composta por 45,66% de homens e 54,34% de mulheres. Misericórdia!

Saudade da prefeitura

Uma abelhinha anda espalhando por aí que o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), deita e levanta pensando em voltar a administrar aquela cidade serrana, que o projetou politicamente para o resto de Sergipe. Segundo a abelhuda, após ter conseguido a elegibilidade de volta, o homem está de olho grande na cadeira do prefeito Adailton Sousa (PL), seu aliado político e que certamente não o enfrentará nas urnas em 2024. Resta saber quem Valmir chamará para compor a chapa como vice, já que o grande sonho dele é disputar o governo de Sergipe em 2026. Aff Maria!

Juntos, mas separados

É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que os governistas permanecerem unidos até 2024. Maior prova disso tem sido as constantes estocadas dos aliados do governador Fábio Mitidieri (PSD) contra o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Quem mais dispara o chamado fogo amigo é o ex-governador Belivaldo Chagas (PSD). Outro dia, o ilustre disse que Nogueira “não faz política, não gosta de política, nem gosta de políticos”. Por debaixo dos panos, outros filiados graúdos do PSD também propagam comentários negativos contra o prefeito. A continuar assim, logo, logo o barco governista começará a fazer água. Crendeuspai!

Vítima da tecnologia

E o deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) é a mais nova vítima da Inteligência Artificial. Segundo o parlamentar, criminosos montaram um vídeo com a imagem dele e um áudio falso com a sua voz proferindo palavrões e xingamentos cabeludos. Pelas redes sociais, Ribeiro divulgou uma nota condenando a fake news e afirmando que vai tomar todas as medidas legais, além de pedir uma investigação visando chegar aos responsáveis por esse crime. Certíssimo!

Pernas pro ar

Os desavisados que, nestas quinta e sexta-feiras, derem com os costados nas repartições municipais de Poço Redondo darão com a porta na cara. É que a administração batizada de “cuidando do nosso povo” decretou ponto facultativo hoje e amanhã visando emendar com o feriado da Proclamação da República. Ou seja, para que os servidores municipais fiquem de pernas pro até a próxima segunda-feira, a Prefeitura suspendeu o atendimento à população. Será que a prefeita Aline Vasconcellos (Republicanos) acha que isso é cuidar “do nosso povo”? Assim também já é demais também!

Novas viagens

Pelo andar da carruagem, até o fim da gestão o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), terá visitado vários países. Ressalte-se que desde a posse, o fidalgo já foi ao exterior três vezes. Outro dia, o Parlamento estadual aprovou um Projeto de Decreto Legislativo autorizando Mitidieri e Zezinho a se ausentarem do país por 30 dias, consecutivos ou intercalados, até o final de 2024. Tomara que nas próximas viagens ao exterior, Mitidieri leve comitivas menores. Do contrário, o governo fica parado enquanto aguarda o retorno dos alegres viajantes. Marminino!

Dor de corno

Amanheceu resfriado e não tem médico no posto de saúde para atendê-lo? Pois passe na bodega da esquina e beba uma generosa dose de conhaque com mel e limão. Pinguços entendidos no assunto juram que se o sujeito não melhorar, ao menos fica de fogo e esquece a gripe. Para desarranjo intestinal, afamados bodegueiros sugerem uma dose cavalar de Genebra com sal. Para traição amorosa – a famosa dor de cono – não há um “remédio” específico nas biroscas. Alguns donos de bodegas “receitam” qualquer cachaça para diminuir a dor de cotovelo, até o infeliz se acostumar com a lastimável situação. Segundo os cornos mansos, ponta é como dentadura, demora, mas acostuma. Cruz, credo!

Gatos pingados

Pode-se dizer que faltou quórum no protesto convocado por bolsonaristas de Aracaju para marcar o feriado da Proclamação da República. Quatro gatos pingados deram as caras na minúscula manifestação, ocorrida ontem, na zona nobre da capital sergipana. Na tentativa de esconder o fracasso do ato, os organizadores exibiram nas redes sociais imagens fechadas dos inconformados. Um que se socorreu dessa “técnica” foi o deputado federal Rodrigo Valadares (União), para quem o governo do presidente Lula (PT) “é criminoso”. Diante de mais esse fracasso de público, bem que os bolsonaristas poderiam tomar umas aulas com a esquerda sobre como promover eventos concorridos. Home vôte!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Tarde, em 12 de fevereiro de 1897.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *