Caso pra estudo
19 de janeiro de 2016
Projeto de game terapêutico é financiado pelo BNB
19 de janeiro de 2016
Exibir tudo

O BRT que só João vê

ônibus do sistema BRT exposto por João Alves na Atalaia em 2013

O Bus Rapid Transport ou simplesmente BRT foi a promessa mais cabulosa feita,  na campanha eleitoral de 2012, pelo prefeito de Aracaju, Jão AlvesFilho (DEM). Tanto isso é verdade que desde a posse o demista tenta implantar o moderno sistema de transporte coletivo. Sem recursos na Prefeitura para empreitada tão dispendiosa, João Alves vai empurrado a promessa com a barriga e se irrita com as pessoas que não acreditam nela: “O BRT está em ação, só os cegos não veem”, disse, injuriado, na última vez que falou sobre o assunto.

Como o sistema de transporte não existe em Aracaju, a frase do prefeito virou piada. Veja o que escreveu o jornalista Eugênio Nascimento: “Por causa das declarações de João Alves Filho (DEM), de que o BRT já está aí e só os cegos não veem, tem aumentado sensivelmente a procura por médicos oftalmologistas.  As pessoas querem ter certeza de que realmente estão cegas para iniciar o tratamento. Também estaria aumentando a procura pelo romance “Ensaio sobre a cegueira”, do escritor português José Saramago, por pessoas que gostariam de saber como é ser cego”.

Para não se desmoralizar de vez, pois ninguém acredita no cumprimento da promessa faltando apenas um ano para o fim da atual administração, o prefeito colocou máquinas e homens na avenida Euclides Figueiredo e mandou os assessores espalharem que o BRT está em implantação. “Já lançamos a primeira avenida pronta, lançaremos mais três avenidas nos próximos 30 ou 40 dias e todas serão implantadas até o final do ano”, discursa.

O BRT foi embora

Adversários de João espalham que ele está com o juízo fraco, confuso, a ponto de acreditar piamente no que afirma. Os aliados negam a enfermidade. Pensando bem, talvez haja uma explicação para a estranha frase “só os cegos não veem”. Quem sabe, o prefeito congelou na retina a imagem do ônibus do sistema BRT, com capacidade para 160 pessoas, que ele mandou trazer para Aracaju em agosto de 2013. Naquela manhã, secretários, assessores e políticos aliados foram à Orla de Atalaia ver o moderno coletivo exposto à visitação pública. Depois, o veículo foi devolvido e só restaram o desejo do prefeito de cumprir a promessa e, naturalmente, as incipientes obras de alargamento de um pequeno trecho da avenida Euclides Figueiredo.

Por Adiberto de Souza

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *