Show Garota White em Aracaju esgota todos os ingressos
14 de março de 2016
Inspetor de segurança profere palestra em Pirambu
14 de março de 2016
Exibir tudo

Novo terminal pesqueiro de Aracaju custa R$ 14 milhões

Terminal Pesqueiro está sendo construído ao lado do velho atracadouro de barcos

O vai e vem das águas do rio Sergipe anunciam a chegada dos barcos de pesca na área em frente aos mercados municipais de Aracaju. Constantemente, embarcações e seus pescadores, que navegam em busca de sustento e contemplação, retornam a capital sergipana com a esperança de dias cada vez melhores. Em um dos barcos está Genilson Dias, que, para manter a família, abre mão de dias em terra firme e dedica-se há 21 anos a uma arte que só quem se entrega à vida no mar entende.

“É um trabalho digno e gosto do que faço. A gente passa 15 dias no mar e seis dias em casa. É uma profissão que muita gente não dá valor, mas quem é pescador sim, pois dá prazer. Trabalhando no mar, pelo menos sabemos que vamos receber logo e quem trabalha em outro lugar às vezes aguarda um tempo para ganhar”, relatou o pescador.

A poucos metros do local onde Genilson e outros pescadores atracam os barcos, trabalhadores e máquinas constroem, estaca após estaca, o Terminal Pesqueiro Público de Aracaju. A obra, erguida pelo Governo do Estado e orçada em R$ 14 milhões, é sonho de mais de 12 mil pescadores presentes em 27 colônias sergipanas. O local servirá como centro de comercialização de peixes e frutos do mar, oferecerá alimentos conservados em espaço limpo e refrigerado, e facilitará o acesso de consumidores.

Para Genilson, o Terminal nada mais é que um porto seguro, onde ele pode confiar sua carga e depositar a esperança de obter uma renda melhor. “Um local desses favorece muito a capital e todos os interiores. A gente espera que a situação melhore para gente, pois aqui [no atracador provisório] não temos comprador certo para vender. E quando houver o Terminal, pode ser que algumas fábricas de fora comprem nosso camarão. Assim daria uma renda melhor para gente e valorizaria o pescado”, declarou Genilson.

A limpeza e organização são algumas das vantagens que a conselheira fiscal da Colônia de Pescadores Z1, Rosa Clélia Lima, vislumbra com relação ao centro de pesca. “O Terminal é um avanço e uma conquista para os pescadores e colônias que correram atrás desse local. Imagino que o acesso para ancoragem da embarcação vai ser facilitado, e que nós e os consumidores teremos acesso direto ao pescado. Vai dar gosto trabalhar em um lugar assim, limpo e organizado, e que trará benefícios enormes para a população”, enfatizou.

Com área total de 1.256 m², o Terminal Pesqueiro Público de Aracaju é erguido na avenida Otoniel Dórea, em frente ao Mercado Antônio Franco, e conta com recursos provenientes do Governo Federal. De acordo com o diretor técnico da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), Howard Lima, os pescadores terão acesso à cais de atracação com 632 m², além de áreas para recepção, seleção, beneficiamento e comercialização dos produtos, espaço para armazenamento de gelo e câmaras frigoríficas.

O secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, explica que além do benefício econômico, o terminal também será um ponto turístico, por estar em uma área de referência na capital. “Vai passar a ser um dos prédios mais bonitos do Centro, ficando dentro de uma paisagem urbana e valorizando ainda mais nossa cidade. Além, disso, o lugar também tem um peso extraordinário por ser o único ponto no estado que vai receber pescados com todas as condições higiênicas e sanitárias exigidas pelo Ministério da Agricultura”.

A concentração da produção de pescado no Terminal Pesqueiro vai proporcionar ainda, segundo Esmeraldo, o controle da quantidade produzida em Sergipe. “Teremos condições de organizar melhor a produção de peixe do estado, que é muito grande, e conseguiremos transformar isso em números para mostrar a força da piscicultura no estado”, concluiu o secretário.

O centro de produção e comercialização de pescados tem projeto pensado para proporcionar mobilidade para pessoas com deficiência e, dentre as dependências, apresenta sala de higienização de equipamentos, depósito, recepção e controle; espaço administrativo com lobby, lanchonete, cozinha, sala de reunião, salas administrativas, e câmara de espera.

Fonte e foto: ANS

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *