Quase metade das mulheres já foi assediada
11 de agosto de 2022
Os políticos Copa do Mundo estão de volta
11 de agosto de 2022
Exibir tudo

Neste 11 de agosto se comemora o Dia do Garçom

O ato de servir ao outro existe desde a Antiguidade

Não se sabe exatamente porque o 11 de agosto foi escolhido para ser o Dia do Garçom. Há quem diga, que por coincidir com o Dia do Advogado, ou “dia do pendura”, estes profissionais têm, nesta data, trabalho dobrado.
Para ser garçom, o bom humor é tão fundamental como a tolerância. Há clientes muito educados, mas há os que pensam que podem tudo, por estar pagando. A técnica neste trabalho também é muito importante, constituindo-se um verdadeiro malabarismo o ato de carregar tantos pratos e travessas, sem perder a elegância. Qualquer deslize pode chegar a custar o emprego.

O 11 de agosto celebra a atividade de um dos profissionais mais adorados ou “odiados” dos restaurantes. Os garçons e garçonetes são as figuras responsáveis pelo bom atendimento e agilidade no serviço de qualquer restaurante. As pessoas que servem os clientes são peças fundamentais, assim como os membros da cozinha, para tornar um estabelecimento famoso e de qualidade. Muitas vezes com atendimentos personalizados, os garçons acabam se transformando praticamente em personagens “folclóricos” da história de um bairro, comunidade ou mesmo cidade.

Profissão antiga

O ato de servir ao outro existe desde a Antiguidade, quando guerrilheiros perdiam uma batalha e como tradição, tinham que servir os seus oponentes, ou quando escravos serviam aos seus senhores. Posteriormente, na Idade Moderna, o conceito de servidão foi sendo alterado, criando-se uma cultura de hospitalidade. Foi nesse processo de mudança que nasceram os primeiros restaurantes, na França. Foi somente na Idade Contemporânea, época da Revolução Industrial, que o ato de servir foi considerado uma forma de prestação de serviços, ou seja, esses profissionais passaram a ser vistos como funcionários.

Foto: Portal Oimenu

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *