Leia o resumo dos jornais desta quarta
29 de março de 2017
Mulher é a responsável por criança no domicílio
29 de março de 2017
Exibir tudo

Naturais disputas internas

É natural os partidos apresentarem nomes para disputar cargos majoritários nas eleições de 2018 e até ameaçarem romper com os aliados se forem preteridos em seus desejos. Esta é a fase de plantar verde para colher maduro. Ademais, os políticos sabem que se não abrirem os braços agora podem ser engolidos pelos mais afoitos. Isso significa ficar de fora da chapa majoritária ou ser usado como escada para que os outros alcancem o topo da pirâmide eleitoral. Portanto, age certo o PRB dos pastores Heleno Silva e Jony Marcos quando arregimenta apoio para uma possível candidatura do primeiro ao Senado. O deputado federal Laércio Oliveira (SD) não erra ao sonhar o mesmo sonho dos aliados evangélicos, desejo também alimentado pelo jovem parlamentar Fábio Mitidieri (PSD). Ao contrário do que alguns pensam, não há nada de errado em conversar, superar obstáculos e se fortalecer. Caberá ao governador Jackson Barreto (PMDB) apoiar as pretensões dos correligionários ou convencê-los do contrário, se quiser manter viva até 2018 a robusta aliança política que coordena.

Bota fora

Tem sido positivo o esforço concentrado da Justiça para reduzir a superlotação dos presídios sergipanos. Segundo o desembargador Diógenes Barreto, somente em fevereiro passado, mais de mil réus foram levados às audiências nos diversos fóruns do estado. Agora em março foram realizadas mais de 700 instruções criminais. O Tribunal de Justiça ainda não fechou os números, mas garante que estas ações já reduziram a população carcerária. Que bom!

Sangue novo

A chegada do senador Eduardo Amorim no PSDB sergipano tem provocado algumas mudanças no ninho tucano. A mais recente foi a indicação do acadêmico de Direito Herbert de Azevedo Pimenta para a presidência do Instituto Teotônio Vilela. “Caberá a ele, entre outras coisas, promover diagnósticos e apresentar soluções para a grave crise que afeta Sergipe”, discursa Amorim.

Tapa na macaca

A legalização das drogas quebraria o poder do tráfico e reduziria os casos de vítimas inocentes, que morrem por causa de bala perdida, e de jovens humildes cooptados pelos criminosos. Quem pensa assim é o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso. Segundo ele, a ilegalidade só assegura o monopólio do traficante. “A guerra às drogas fracassou no mundo inteiro, mas o consumo só aumenta”, atesta. Aff Maria!

Sem politicagem

A Secretaria Estadual da Inclusão Social nega que haja interesse político no projeto regulamentando o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. Segundo o secretário Zezinho Sobral, o objetivo da propositura é, “tão somente, normatizar a utilização do Fundo, conferindo à sua movimentação a transparência necessária ao conhecimento geral de parlamentares e população”. Então, tá!

Novos tempos

E o presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB), festeja o fim das famigeradas verbas de subvenção: “O que existe agora são emendas impositivas com recursos próprios, nos mesmos moldes do Congresso Nacional”, diz. Segundo ele, o dinheiro das emendas será repassado para o Estado, a quem caberá fazer a aplicação, devendo a fiscalização ficar a cargo do Tribunal de Contas de Sergipe. Melhor assim!

Conversa mole

Não procede a informação de que o ex-deputado federal José Carlos Machado e o empresário Ricardo Franco estariam ingressando no PTB. Os dois negam incisivamente qualquer conversa neste sentido. A direção nacional do PTB também desmente possíveis entendimentos para entregar o comando do partido a Ricardo e Machadão. Marminino!

Greve desumana

Uma péssima notícia para os infelizes que dependem de atendimento nos postos de saúde de Aracaju: os médicos do município vão continuar em greve. Juram que só retornam ao batente quando receberem o salário de dezembro. Pelo visto, ficarão o resto da vida de baços cruzados, pois a prefeitura garante não ter dinheiro para atendê-los. Enquanto isso, os pobres vão cuidando as dores do corpo e da alma com chás, ungüentos, rezas e despachos nas encruzilhadas. Misericórdia!

Debaixo d’água

Moradores e empresários do bairro Treze de Julho, zona sul de Aracaju, ficaram assustados com as inundações causadas pelas marés altas de segunda-feira e ontem. Eles culpam pelos estragos o criminoso aterro de parte do rio Sergipe. Antes desta obra, as marés de 2.2 e 2.3 de altura não causavam tantos transtornos ao charmoso bairro. O famigerado aterro foi projetado na administração anterior de Edvaldo Nogueira (PCdoB) e executado pelo ex-prefeito João Alves Filho (DEM). Crendeuspai!

Grana de volta

Enfim uma boa nova: os consumidores de energia elétrica terão um desconto na tarifa, por causa da devolução dos valores cobrados a mais no ano passado. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, os percentuais de redução na tarifa a serem aplicados em abril variam de 0,95% a 19,47%. Menos mal, né!

Cobras e lagartos

A causa animal merece mais respeito. A cobrança é da vereadora aracajuana Kitty Lima (Rede), revoltada com as críticas e piadinhas sobre os projetos voltados à qualidade de vida e garantia dos direitos dos animais. A parlamentar lembra que “esta luta vem ganhando força ao longo dos anos, devendo ser reconhecida como política pública”. Certíssima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *