Sebrae aposta na carcinicultura sergipana
19 de outubro de 2022
Aracaju faz hoje repescagem da vacina antirrábica
20 de outubro de 2022
Exibir tudo

Não quero emagrecer, mas perder barriga: é possível?

Para perder barriga é fundamental começar uma prática esportiva regular

Pesquisa revela que 66% dos brasileiros afirmam amar o próprio corpo. Feita pela WW e o Instituto Kantar, o estudo também apurou que 45% dos entrevistados acreditam que precisam controlar o peso e 57% associam o emagrecimento à sensação de liberdade.

É comum, entretanto, que as pessoas estejam mais incomodadas com a barriga do que necessariamente com o desejo de emagrecer. Um dos motivos que levam a essa situação é o chamado falso magro, pessoa que apesar de não estar com sobrepeso, apresenta acúmulo de gordura corporal e pouca massa magra. Entenda mais a seguir!

Acúmulo de gordura

Como funciona o acúmulo de gordura? Existem diferentes tipos de gordura corporal, como a branca, marrom e bege, sendo que essas últimas estão associadas ao isolamento térmico do corpo. A gordura também pode sera classificada como macia ou dura, sendo que 90% da gordura corporal é do tipo macia, aquela que se pode “beliscar”, segundo a Harvard Health Publishing.

A gordura dura, também chamada de gordura visceral, é aquela que fica localizada no abdômen profundo, entre os órgãos, e causa a barriga dura e está associada a diferentes problemas de saúde, como insulina, pressão alta e colesterol alto, cardiopatias, diabete e certos tipos de câncer.

Ao iniciar o processo de perda de peso é comum que a gordura visceral seja a primeira a ser eliminada, enquanto a gordura macia é mais resistente e difícil de eliminar.

O acúmulo de gordura ocorre quando a ingestão de calorias é maior que a perda diária. Esse excesso de energia vai parar nos glóbulos brancos e é armazenado como lipídios, o que leva à lipodistrofia, ou acúmulo de tecido adiposo.

Gorduras saturadas

A maior tendência ao acúmulo de gordura ocorre quando a alimentação é rica em gorduras saturadas e carboidratos simples, como o presente na farinha de trigo, e não há uma rotina de exercícios físicos.

O acúmulo de gordura em determinadas regiões também têm relação com gênero, tendências genéticas, estresse e alterações hormonais.

A concentração de gordura no abdômen, por exemplo, é muito característica de homens com sobrepeso, ainda que eles tenham menos tendência á gordura localizada.

Nas mulheres, o tecido adiposo tende a se acumular nas mamas, abdômen, glúteos e coxas e também podem ter relação com a gravidez, quando há maior tendência ao aumento abdominal.

O ganho de barriga também pode estar associado a um processo de aumento de peso associado ao estresse e a disfunções da tireoide, em especial quando há quadros de hipotireoidismo.

Como perder barriga?

É, sim, possível perder barriga, ainda que nem sempre seja fácil alcançar esse objetivo que demanda cuidados variados. A reeducação alimentar é o primeiro passo para quem deseja perder barriga, mesmo que não queira emagrecer.

Para perder barriga será necessário começar a queimar depósitos de gordura, o que só é viável quando a ingestão calórica é menor que o gasto diário de calorias.

Portanto, o foco deve ser uma revisão dos hábitos alimentares, tendo como foco a introdução de opções mais naturais, como frutas, legumes, verduras, grãos, cereais integrais e carnes magras.

Exercícios físicos

Para perder barriga é fundamental começar uma prática esportiva regular, pois os exercícios físicos são essenciais para queima calórica.

Quando o objetivo é emagrecer, o foco deve ser as atividades aeróbicas, como caminhada, bicicleta, dança e outas. Já quando o foco é perder barriga, os exercícios localizados serão fundamentais, como abdominal, prancha, bicicleta no ar, burpee, escalador e outros.

A massagem modeladora ajuda na perda de medidas, o que pode ser benéfico para quem está tentando perder barriga mesmo sem emagrecer. Essa técnica promove movimentos vigorosos na região e pode ser associada a aplicação de dermocosméticos que ajudam na quebra do tecido adiposo que é, posteriormente, eliminado pelo sistema linfático.

Com a massagem modeladora é possível reduzir medidas abdominal em decorrência da eliminação de gordura localizada.

Procedimentos estéticos

Alguns procedimentos estéticos também são voltados à perda de gordura abdominal, como é o caso da carboxiterapia e laser de CO2, duas técnicas distintas, mas que promovem a ruptura e eliminação de células adiposas.

Com isso, é possível amenizar pequenos depósitos incômodos na região abdominal, sendo o tratamento indicado para gordura macia, sendo mais superficial.

Existem opções de cirurgia plástica que ajudam a perder barriga. A lipoaspiração, por exemplo, é o procedimento indicado para eliminação de depósitos de gordura localizada.

A abdominoplastia, por sua vez, é a cirurgia plástica indicada para remoção do excesso de pele que causa a flacidez abdominal.

Em muitos casos, como quando há gordura visceral, associada a gordura abdominal macia, flacidez e diástase do músculo reto-abdominal, a recomendação é associar a abdominoplastia e a lipoaspiração.

Dessa forma, a paciente consegue reduzir significativamente a barriga, mesmo sem emagrecer. A indicação da abdominoplastia e a lipoaspiração deve sempre ser avaliada por um cirurgião plástico de confiança.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *