Mais de 36% das pessoas com 50 anos ainda trabalham
10 de outubro de 2017
Polícia de Trânsito monta em Sergipe Operação Romaria
10 de outubro de 2017
Exibir tudo

Monumentos de Aracaju serão visitados pelo Rolé Brasil

O Palácio Museu Olímpio Campos fica no centro de Aracaju

Aracaju receberá um dos mais importantes projetos de exploração urbana e passeios históricos do Brasil. O Rolé Brasil vai explorar as ruas e monumentos da cidade e contar ao público um pouco de suas históris e curiosidades.  O passeio, que nasceu no Rio de Janeiro com o nome de Rolé Carioca, retorna aos passeios por outros municípios do país. Assim, no dia 21 de outubro, a capital sergipana recebe a edição nacional do evento. O Rolé Brasil – Aracaju, realizado pelo Estúdio M’Baraká com patrocínio da Estácio, manterá a mesma estrutura e perfil em todas as cidades por onde passará: passeios descontraídos, olhares atentos para a história e arquitetura da cidade, professores especialistas nos assuntos abordados e acesso gratuito. O passeio começará na Praça Fausto Cardoso, às 10h, e irá até o Museu de Artesanato Thales Ferraz, em um rolé de aproximadamente duas horas.

Os passeios, elaborados pelos professores William Martins e Rodrigo Rainha, coordenadores do curso de História da Estácio, expõem fatos, personagens históricos, curiosidades, informações urbanísticas e arquitetônicas de cada região. Os professores prometem um passeio descontraído e convidam para um rolé pela alma encantadora das ruas que tanto dizem sobre a identidade da cidade. Mas sempre com um olhar contemporâneo e linguagem coloquial, permitindo que o público se aproxime da história da cidade.

O objetivo do projeto é difundir a ideia de que a cidade é uma plataforma em constante construção, sendo a história um elemento importante para sua compreensão e potencial transformação. Acreditando neste premissa, a M’Baraká e a Estácio estendem o Rolé a outras capitais do país seguindo os passos da própria universidade, que nasceu no Rio e aos poucos ampliou sua presença em todo o território nacional.

Para a equipe do Rolé, a cidade é ambiente multidisciplinar e os passeios estimulam o diálogo entre a população, o espaço urbano, a memória e as potencialidades da cidade. Para o professor Rodrigo Rainha, coordenador de pesquisa do projeto, “são roteiros pensados para serem feitos a pé, onde os guias são professores e o público é levado a uma aula a céu aberto. A rua é a sala de aula. O quadro é a paisagem urbana e o papo é sobre história, geografia, cultura, arquitetura, urbanismos e meio ambiente… sobre a alma e a identidade da cidade”.

O roteiro privilegia a região central da cidade. O ponto de encontro será na Praça Fausto Cardoso, praticamente às margens do Rio Sergipe. Dali, o grupo seguirá para a Ponte do Imperador, num passeio de praticamente duas horas até o Mercado de Artesanato Thales Ferraz. O Rolé Brasil vai se debruçar sobre a pouco explorada história de Aracaju (e do Sergipe, obviamente) e de sua importância na formação do Brasil.

Roteiro do Rolé

Praça Fausto Cardoso

Ponte do Imperador D. Pedro II

Palácio Museu Olímpio Campos

Palácio Fausto Cardoso

TJSE

Praça Almirante Barroso

Catedral Metropolitana de Aracaju

Museu de Artesanato de Sergipe

Capela São Salvador Arquidiocese de Aracaju

Mercado de Artesanato Thales Ferraz

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *