Almoçar fora de casa custa em média R$ 54,49
5 de outubro de 2023
Imposto sobre o óleo diesel será zerado
5 de outubro de 2023
Exibir tudo

Mitidieri engole corda com as críticas da oposição

Por Adiberto de Souza *

Acostumado aos elogios dos bajuladores, o governador Fábio Mitidieri (PSD) engoliu corda com as críticas à sua política de saúde disparadas pelo deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania). Em vez de explicar por qual motivo pessoas do povo passam mais de um mês internadas no Hospital de Urgência à espera de uma cirurgia, o pessedista preferiu acusar o parlamentar de estar fazendo palanque político de olho nas eleições de 2024. Na Assembleia, alguns deputados governistas recorreram ao deboche, em vez de rechaçarem os ataques do oposicionsita. Certamente por falta de uma explicação para as deficiências da saúde pública. Talvez parte dos políticos se comportem assim por saberem que ao ficarem doentes podem ir se tratar em hospitais caros de São Paulo. Claro, às custas dos contribuintes. Antes de tentar esconder debaixo do tapete os problemas crônicos do Hospital de Urgência, o governador deveria agradecer as críticas construtivas da minúscula oposição, além de cumprir parte das promessas mirabolantes feitas nos palanques de 2022. A não ser que ele e seus auxiliares achem ser possível resolver os problemas dos sergipanos carentes realizando um mutirãozinho mensal no interior. Para finalizar  – e recorrendo a um recente discurso do deputado Georgeo Passos – até o momento, o governo de Fábio Mitidieri é mais espuma do que chopp. Marminino!

Multa pesada

O Congresso Nacional derrubou um veto do presidente Lula da Silva (PT) e retomou a possibilidade de motoristas profissionais sofrerem punição caso não se submetam ao exame toxicológico durante a renovação da Carteira de Habilitação. Com a derrubada do veto, o trecho vai à promulgação. Segundo o texto, motoristas das categorias C, D e E podem ser multados se perderem, quando da renovação da carteira, o prazo para realizar exame após 30 dias do vencimento da data estabelecida. Certíssimo!

Turismo meia boca

Para posicionar Sergipe como um destino turístico, o governo estadual precisa fazer muito mais do que participar de eventos, fazer parcerias com agências de viagem e assinar acordos caros para mídia compartilhada. Enquanto não tiver uma estrutura sólida, Sergipe vai continuar sendo visto apenas como uma passagem para a Bahia, Alagoas e Pernambuco. Ora, como atrair turistas se apenas Aracaju e Canindé possuem estrutura hoteleira para receber bem os visitantes? E para piorar o que já é ruim, os hotéis da capital cobram os olhos da cara e, com raras exceções, o serviço de bares e restaurantes é péssimo. Só Jesus na causa!

Contra o Supremo

Os deputados federais Ícaro de Valmir (PL) e Gustinho Ribeiro (Republicanos) foram os únicos da bancada de Sergipe na Câmara que assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dando ao Congresso Nacional poderes para revogar expressamente decisões do Supremo Tribunal Federal. A propositura ganhou força após o STF ter considerado inconstitucional a tese do marco temporal como critério para demarcação de terras indígenas. Ressalte-se que quase metade dos signatários da PEC são de partidos que fazem parte do governo Lula da Silva (PT), como o Republicanos de Gustinho. Cruz, credo!

Batendo pernas

Desde o começo da semana, prefeitos e vereadores de Sergipe batem pernas por Brasília. A justificativa para o périplo é que foram participar de um evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios que, em tempos de vacas magras, bem poderia ter sido feito on line. E para justificar a gastança, prefeitos, prefeitas e vereadores deram com os costados nos gabinetes dos nossos deputados e senadores, que estão toda semana em Sergipe. O deputado Fábio Reis (PSD) escreveu no instagram que “tantos gestores passaram aqui no gabinete hoje [ontem] que ficou até difícil escolher as fotos pra postar”. Misericórdia!

Aperipê à deriva

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) anda preocupada como sucateamento das rádios e televisão Aperipê, emissoras oficiais geridas pela Secretaria Estadual de Cultura. A ilustre lamentou que, à despeito desse abandono das rádio e televisão oficiais, o governo recorra a um crédito suplementar de R$ 5 milhões para a Secretaria de Comunicação. “É surreal ver a comunicação pública sendo feita a partir dos interesses do grupo no Poder”, fustiga Linda. Como perguntar não ofende: o que fazem os sindicatos dos radialistas e jornalistas, além de pedir ao governo que crie cargos em comissão para aboletar alguns coleguinhas nas tais sinecuras? Home vôte!

Troca de postos

A presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, Ivânia Pereira, vai renunciar ao mandato para ocupar um cargo no governo federal, em Brasília. Segundo publica o bem informado jornalista Jozailto Lima, a sindicalista foi convidada para integrar a gestão de Lula da Silva (PT) pelo ministro Márcio Macêdo (PT). Ivânia revelou ao coleguinha que aguarda apenas o chamado do ministro: “Tem uns três meses que ele me convidou e, pelo que me disse, já era para eu estar em Brasília”, afirmou a líder sindical. Ah, bom!

Outro mutirãozinho

O governo de Sergipe promove, amanhã, em Ilha das Flores mais um mutirãozinho. Aqui pra nós, ao transferir parte a estrutura do estado para o interior visando oferecer serviços simples à população, o Executivo expõe que a gestão do ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) fechou os olhos para necessidades básicas dos sergipanos carentes. Ora, se o Estado oferecesse normalmente ações rotineiras, como exames de glicemia, medicação de pressão arterial e agendamento de serviços simples em repartições públicas, não haveria necessidades desses dispendiosos mutirões, rebatizados agora de “Sergipe é aqui”. Danôsse!

Aniversário da cidadania

Neste 5 de outubro, a Constituição brasileira completa 35 anos de promulgada. A Carta Magna de 1988 garantiu o regime democrático e pôs fim ao período ditatorial que a precedeu. Ela prevê aos cidadãos brasileiros um extenso número de direitos e liberdades. Frise-se que o Brasil já teve sete Constituições desde sua independência, ocorrida em 7 de setembro de 1822. A primeira durou mais tempo: 65 anos. Publicada em 1824, ela dava muitos poderes ao imperador, que podia controlar o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Crendeuspai!

Caixeiro-viajante

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), está arrumando as malas para avionar à Irlanda, onde participará de uma feira e um fórum econômico, agendados para novembro próximo. Esta será a quarta viagem do fidalgo ao exterior desde que tomou posse, em janeiro passado. Nas outras três – em março, abril e agosto – Mitidieri foi substituído no governo, respectivamente, pelo vice Zezinho Sobral (PDT), pelo presidente da Assembleia, Jeferson Andrade (PSD) e pelo presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Múcio de Abreu. Nessa próxima viagem, o pessedista deverá deixar o estado sob o comando de Zezinho. Então, tá!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, em 10 de março de 1949.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

1 Comment

  1. Wellington de Campos disse:

    As estratégias para alavancar o turismo em Sergipe são as mesmas de anos e décadas. Enquanto isso, as pontes (o grande achado) deixam e deixaram (porque nada além é feito pelos técnicos, doutores do turismo e governantes) os turistas transitarem melhor entre Bahia, Alagoas e Pernambuco (estes, destinos consolidados agradecem). Mais a mais, concordo que os preços praticados com hospedagem, alimentação e passagem afugentam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *