Menos de 30% tomou a 2ª dose de reforço contra a Covid
11 de novembro de 2022
Polícia baculeja imóvel de um “laranja” de Valdevan
11 de novembro de 2022
Exibir tudo

Mitidieri e Lula unidos pela fome

Por Adiberto de Souza *

No mesmo dia em que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chorou ao falar sobre a fome, o futuro governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), prometeu que o combate à essa praga bíblica será uma de suas prioridades. Espera-se que ambos desenvolvam projetos capazes de reduzir a alarmante miséria. Não será tarefa fácil, pois 65 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar moderada ou grave no Brasil. E milhares destes infelizes moram em Sergipe. É fácil prometer que todos terão direito a três refeições diárias, difícil é garantir comida na mesa pra todo mundo, principalmente depois que este governo federal abandonou programas sociais importantes, recolocando o Brasil no mapa da fome. Enquanto o país assiste estarrecido as desumanas filas do osso, o ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) gabou-se, outro dia, por ter se refestelado com uma picanha que custou quase R$ 2 mil: uma afronta a quem passa fome ou, quando muito, se alimenta no lixo. Tomara que Lula e Mitidieri consigam reverter esse quadro tão dantesco deixado pelo capitão de pijama. Só Jesus na causa!

Estupidez condenada

O senador Alessandro Vieira (PSDB) criticou o relatório divulgado pelo Ministério da Defesa sobre a fiscalização das urnas eletrônicas. Em postagem no twitter, o tucano disse não conseguir se acostumar “com esse processo de desmoralização consolidado no Ministério da Defesa. Depois de confirmar o óbvio: não existe o menor indício de fraude nas eleições, agora tenta confundir a sociedade com uma nota vaga. Essa mistura de bajulação e estupidez é criminosa”, fustiga. Home vôte!

Vitória festejada

A oposição ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) ainda festeja a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju. A vereadora Emília Corrêa (Patriota) garante que a escolha dos novos dirigentes do Legislativo da capital significou uma estrondosa derrota para o gestor pedetista: “Nosso dever é trabalhar em benefício dos aracajuanos e não em função da Prefeitura”, discursou a fidalga, para quem Edvaldo sentiu a derrota. Segundo as línguas ferinas, o candidato a presidente da Câmara preferido por Nogueira era o vereador Vinícius Porto (PDT), que nem conseguiu construir uma chapa. Marminino!

Leal a Edvaldo

Os bastidores para eleições municipais de Aracaju não esfriaram pós eleição de governo. Questionado sobre apoio à delegada Danielle (Pode) para a Prefeitura da capital, o governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) garantiu que a policial terá espaço em sua futura gestão, mas reafirmou lealdade ao grupo e a Edvaldo Nogueira (PDT). “Vou deixar isso muito claro para que não tenha especulação: sou da coligação do nosso prefeito. Então, o nome do próximo candidato à Prefeitura vai ser uma escolha em conjunto e respeitando a autonomia de escolha de Edvaldo. É assim que a gente constrói um projeto com lealdade”, discursou. Essa informação é do blog Primeira Mão.

Linda pressionada

A vereadora aracajuana Linda Brasil (Psol) reagiu às pressões que recebeu para votar na chapa eleita para dirigir a Câmara Municipal. Segundo se comenta nos bastidores do Legislativo, a parlamentar teria sido alertada que se não votasse na chapa os seus projetos não seriam aprovados. Deputada estadual eleita no pleito passado, Linda disse que não se intimida diante de ameaças, “algo ultrapassado e que não condiz com os anseios da população”. Segundo a distinta, a sua atuação na Câmara será sempre guiada por sua consciência e pelo compromisso com a população, “sem compactuar com formatos ultrapassados de fazer acordos e composições”. Misericórdia!

A saúde agradece

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou um empréstimo de 36 milhões de dólares para o governo de Sergipe. Estes recursos serão usados na melhoria dos serviços de saúde. Segundo o governador Belivaldo Chagas (PSD), o dinheiro do BID vai viabilizar a aquisição dos equipamentos para o Hospital do Câncer, em fase de construção em Aracaju. Também garantirá a implantação de uma maternidade para gestações de alto risco e as reformas do Hospital Infantil, do Laboratório Central, do prédio do Centro de Atendimento Diagnóstico por Imagem e da escola de Saúde Pública. Supimpa!

Passos de tartaruga

Só ontem, o Tribunal de Contas de Sergipe deu parecer prévio de aprovação, com ressalvas, das contas da Prefeitura de Salgado referente aos anos 2015 e 2016. Achou muito tempo para analisar uma prestação de contas? Pois na mesma sessão, o TCE aprovou parecer prévio pela rejeição das contas da Prefeitura de Canhoba, relativas ao distante 2013, alegando existirem diversas irregularidades. Cruzes! Certamente, a ex-prefeita Elinalda Pereira Santos nem se lembra mais quais os erros que teria cometido. Vá ser lerdo assim no quinto dos infernos!

Um rio agonizando

Quando será que os órgãos ambientais vão adotar providências duras contra quem polui o Rio do Sal, em Nossa Senhora do Socorro? Não é incomum peixes morrerem sufocados pela grande quantidade de produtos químicos lançados naquele corpo d’água. Quando a mortandade acontece, se anunciam providências, mas depois a situação continua do mesmo jeito. Será que os poluidores são tão poderosos que impedem o poder público de adotar ações firmes contra eles? Creindeuspai!

Obra de rosca

Iniciada no distante 2014, a rodovia SE-255 Ligando Itaporanga a Itabaiana não tem prazo para ser concluída. Segundo o governador Belivaldo Chagas (PSD), o motivo da demora não é falta de recursos, pois ele conseguiu um empréstimo visando concluir aquela via. O que está impedindo a conclusão da rodovia é uma questão ambiental que, no entendimento do pessedista, não tem solução à vista. Com apenas 52 quilômetros de extensão, a estrada será de fundamental importância para desafogar o trecho da BR-235, entre Itabaiana e Aracaju. Ah, bom!

Desafios dos evangélicos

Os desafios que a igreja evangélica enfrentará após a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) podem ser agrupadas em três tempos. Segundo André Neto, pastor da Primeira Igreja Batista, “a curto prazo, é imperativo pacificar os ânimos e manter a unidade da congregação. A médio prazo, será necessário desbolsonarizar a igreja demonstrando com argumentos bíblicos-teológicos em linguagem simples e acessível, que esta filosofia é contrária à fé cristã. A longo prazo, é mister educar para a liberdade, formando uma consciência cristã que seja firmada no Cristo, fiel aos seus ensinos e seu exemplo, imune de partidarismos e de parasitismos oportunistas”, ensina. Então, tá!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 17 de janeiro de 1909.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *