Confiança treina pensando no jogo contra o Vila Nova
6 de setembro de 2015
Roubaram o pé esquerdo da estátua de Olímpio Campos
6 de setembro de 2015
Exibir tudo

Militares e agentes civis prontos para o desfile de amanhã

Polícia Militar quer repetir o sucesso do desfile de 2014 na avenida Barão de Maruim

A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Sergipe e Polícia Civil estão definindo os últimos detalhes para o desfile de 7 de Setembro, data comemorativa da Independência do Brasil. No caso da Polícia Militar, logo na abertura da Parada, crianças e adolescentes filhos de policiais abrem a passagem para projetos sociais ligados à instituição. Chamado de Pelotão Abre Alas, o grupo mirim estará devidamente uniformizado e puxando o desfile da corporação.

72 meninos e meninas contemplados com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) também estarão na avenida chamando a atenção para o uso indevido de entorpecentes e violência entre estudantes. Cerca de 62 mil crianças e adolescentes já passaram pelo treinamento do Proerd ao longo dos 14 anos de atuação do Programa em Sergipe. Ao longo da capacitação, os jovens aprenderam a resistir às pressões que cercam o uso indevido de drogas lícitas e ilícitas. Na oportunidade, o leão mascote do Proerd desfilará animando o público presente e envolvendo a criançada.

Ainda na avenida, garotos e garotas do programa social ‘Polícia Cidadã’ – por meio do projeto ‘A Escola vai ao Batalhão de Choque’ – estarão no desfile realizando evoluções na avenida, com rolamentos sobre obstáculos. “Estes jovens integram um projeto social desenvolvido por policiais do Batalhão de Choque, que incluem aulas de judô e reforço escolar para aproximadamente 500 crianças e adolescentes carentes”, destacou o tenente-coronel Paiva, chefe da 5ª Seção do Estado Maior Geral.

Durante o desfile também serão apresentados os cães do Batalhão de Choque que fazem o ‘Dog Show’, interessante demonstração de habilidade e destreza dos animais do Canil da PMSE, que auxiliam os nossos policiais educadores a atrair a atenção de crianças e adolescentes. Crianças, adultos e idosos presentes na avenida poderão interagir com os animais. Um veículo adquirido recentemente para o transporte dos cães também estará na avenida sendo apresentado a sergipanos e turistas presentes no evento.

Dando continuidade ao desfile, mostrando a crucial importância da parceria e proximidade entre a polícia e a sociedade, lideranças da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado de Sergipe (Feconseg) e membros dos Conselhos Comunitários da capital e interior desfilam na avenida acompanhados por duas bases móveis da Polícia Militar, veículos empregadas diariamente com o intuito de resgatar a sensação de segurança em pontos estratégicos do Estado.

Homenagem aos heróis

Outro ponto alto do desfile da PM é a homenagem aos policiais militares que foram feridos em combate nos últimos anos e estão aposentados. Para representar o grupo, três PMs que se tornaram cadeirantes, em virtude do seu sacrifício pela segurança da sociedade sergipana, também desfilarão na avenida, representando todos os ‘heróis’ da corporação. “Iremos prestar uma homenagem a estes bravos homens que hoje estão com limitações físicas, mas que não deixaram de cumprir o compromisso em garantir a ordem e atuar na prevenção à criminalidade. Eles merecem um grande destaque em nosso desfile”, ressaltou o tenente-coronel Paiva.

Desfile da tropa

O desfile da tropa será iniciado por policiais do Batalhão Especial de Segurança Patrimonial (Besp), policiais aposentados que retornaram ao serviço para continuar reforçando o trabalho desenvolvido pela instituição.

Em seguida, seguem na avenida 373 alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), 60 policiais militares do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), 60 policiais do Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), 60 homens e mulheres do Batalhão de Polícia de Trânsito, que incluem efetivos da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e Companhia de Polícia Rodoviária (CPRv); 60 homens do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), 30 homens do Pelotão Ambiental, 40 do Pelotão de Caatinga (Pepac), 30 do Comando de Operações Especiais (COE), 60 do Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati), 60 do Batalhão de Choque, além do desfile montado e motorizado.

Polícia Civil

Criada em 1808, a instituição é um órgão subordinado à Secretaria de Segurança Pública que tem como missão prioritária promover a defesa da sociedade e do indivíduo por meio da apuração qualificada de infrações penais.

No caso da Polícia Civil, o destaque será para o desfile de mais de 500 alunos que estão em Curso de Formação para os cargos de agente e escrivão. Os discentes estão em constante treinamento na Academia de Polícia Civil (Acadepol), que tem como diretor o delegado Jocélio Fróes. Essa é a segunda vez que a Acadepol participa do desfile cívio-militar. Além disso, a instituição trará para a avenida um desfile motorizado.

O Corpo de Bombeiros será representado na avenida por cerca de 300 bombeiros militares, distribuídos em quatro pelotões. Atualmente a Corporação é composta por 598 militares e possui unidades operacionais em Aracaju, Estância, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto e Propriá.

O efetivo atua em ações de busca e salvamento, combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, perícia de incêndios, defesa civil, entre outras atividades de prevenção e fiscalização.

Fonte: Ascom/SSP (Crédito

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *