Leia o resumo dos jornais desta terça
9 de maio de 2017
Abertas Inscrições para o Supletivo
9 de maio de 2017
Exibir tudo

Mar de saco cheio

Quando a burguesia de Sergipe resolveu destruir dunas e aterrar lagoas naturais para construir mansões na Praia do Saco, em Estância, não informou ao poder público sobre o crime ecológico que pretendia cometer. Agora, que o mar está cobrando seu espaço invadido, os fidalgos veranistas cobram do governo uma solução para conter a força das águas, impedir a destruição de seus patrimônios. Antes de acenar com soluções caras para barrar a fúria do mar, o governo deveria indagar quem os autorizou a afrontar a natureza por anos a fio. Ademais, seria um desrespeito ao contribuinte gastar rios de dinheiro público para “salvar” uma praia usada por alguns poucos endinheirados, enquanto milhares de sergipanos clamam por saúde, educação, segurança, etcétera e tal. O que está acontecendo naquele aprazível trecho do Oceano Atlântico é simples: o mar encheu o saco e resolveu chutar o pau da barraca. Tentar contê-lo seria o mesmo que nadar contra a maré.

Casa nova

O presidente da Câmara de Aracaju, vereador Josenito Vitale, o “Nitinho” (PSD), pretende iniciar a construção da sede própria do Legislativo já em 2018. O edifício será erguido num terreno de 20 mil m², localizado zona oeste de Aracaju e próximo à Justiça Federal e o Ministério Público Estadual. O problema para o início das obras é a falta de recursos, porém “Nitinho” promete correr atrás de parcerias.

Garoto propaganda

Traficantes de droga recorrem à imagem do narcotraficante Pablo Escobar para valorizar o produto. A imagem do bandido colombiano, morto em 1993, estampa a embalagem dos quatro quilos de cocaína e crack apreendidos na Grande Aracaju. O dono do “bagulho”, Diego Batista dos Santos, disse à Polícia que a imagem do ex-chefe do Cartel de Medellín ajuda a atrair viciados. Então, tá!

Molecagem

A chamada grande imprensa defende, com unhas e dentes, a famigerada reforma da Previdência. Alguns jornais mais afoitos publicam editoriais afirmando que se esta patifaria não for aprovada “chegaremos a um ponto em que não haverá dinheiro para pagar as aposentadorias”. É mentira. Aliás, a posição da imprensa burguesa comprova que esta indecente reforma é um tapa na cara dos trabalhadores. Portanto, diga não a este crime de lesa-pátria. Cala-te boca!

Luto

Faleceu na madrugada desta terça-feira o ex-prefeito de São Francisco, Altamiro Nascimento (Faustão), irmão da atual prefeita, Altair Nascimento (PSB). A família ainda não informou a causa da morte nem detalhes sobre velório e o sepultamento que, provavelmente, deverá ocorrer hoje à tarde, em São Francisco. Esta informação é do jornalista César Cabral.

Lixo em disputa

A Empresa Municipal de Urbanização lança hoje o edital do contrato emergencial do serviço de limpeza urbana de Aracaju. Os convites para participar da concorrência foram enviados para 17 empresas, que terão 48 horas para apresentarem propostas. Este contrato emergencial terá validade de 180 dias, tempo em que a Prefeitura espera realizar a licitação definitiva para problemática a coleta de lixo. Tomara!

Venda negada

E o governador Jackson Barreto (PMDB) nega o desejo de torrar nos cobres a Sergás. Diferente do que diz JB, o Valor Econômico informou que Sergipe está entre os nove estados interessados em privatizar as distribuidoras de gás natural. Segundo o jornal, “uma das candidatas naturais é a Mitsui, que possui o direito de preferência sobre cinco das nove concessões em jogo, entre elas a Sergás”. Marminino!

Governo do mal

Este governo temerário está se lixando para o povo, os mais necessitados. Seu compromisso mesmo é com os banqueiros, os grandes empresários e as multinacionais. Maior exemplo é a malfadada reforma da Previdência, projeto que vem junto com a entrega do Pré-Sal, com o congelamento por 20 anos dos investimentos em saúde e educação, e com a criminosa reforma trabalhista. O congressista que aprovar tais maldades merece ser punido nas urnas. Fique de olho neles!

Apagou velinhas

Amigos e auxiliares do governador Jackson Barreto (PMDB) foram ontem ao Palácio cumprimentá-lo pelos 73 anos, completados no último sábado. No cardápio, além do bolo, política, política e política. Todos queriam saber se JB será mesmo candidato ao Senado em 2018. Jackson preferiu responder com um lacônico “o futuro a Deus pertence”. Aff Maria!

Fome de imposto

A Secretaria da Fazenda está metendo a mão grande nos bolsos dos donos das queijarias instaladas no sertão de Sergipe. Segundo o deputado estadual Jairo de Glória (PRB), para cada quilo de queijo, manteiga e requeijão vendido por R$ 16, o governo cobra R$ 20 de ICMS. Segundo o parlamentar, “sem qualquer explicação, a Sefaz reajustou o imposto em quase 2.000%, inviabilizando as 250 fabriquetas”. Crendeuspai!

Consome menos

O consumidor está mais consciente na hora de comprar. Segundo estudo da agência global Havas, 85% da população entendem que o progresso não está em consumir mais, mas em consumir melhor, enquanto 75% acreditam que um consumo exagerado pode impor riscos ao planeta e à sociedade. 45% dos entrevistados, no entanto, disseram ser usual comprar itens e produtos de que não precisam.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *