OAB contra projeto do governo sobre precatórios
18 de agosto de 2015
Elefante branco
19 de agosto de 2015
Exibir tudo

Na divisa de Sergipe, Mangue Seco pode sumir do mapa

Moradores do povoado baiano de Mangue Seco, do outro lado da divisa de Sergipe, passam por um momento difícil. Trata-se da última praia no extremo norte do litoral baiano. Com os avanços do rio, do mar e das montanhas de areia, o local, onde foi gravada a novela “Tieta” corre risco de desaparecer. “Provavelmente o movimento das dunas em Mangue Seco é mais relacionado com a retirada da vegetação, que protege e estabiliza as dunas”, explicou o pesquisador Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Para evitar o avanço das dunas, o dono de uma pousada plantou por perto arbustos e salsa. “Se não tivesse plantado essa vegetação, a pousada já teria sido soterrada”, explica. Já a dona de casa Raimunda lembra que metade do povoado já foi consumido pelas dunas. “Depois dessa aqui que nós estamos, tinha outra praça, depois dessa praça tinha mais uma rua onde morava a minha avó”. Uma área de coqueiral foi quase totalmente soterrada pelas dunas – os coqueiros que ainda restam só têm à vista as copas e é possível colher coco na altura do chão.

Águas

Do outro lado, o vilarejo sofre ameaça do Rio Real, cujas águas avançaram mais de 200 metros nos últimos anos. O mar também avança rumo ao pedaço norte da localidade. “O nível do mar subiu no século 20, na costa brasileira, em média 20 centímetros”, informa Carlos Nobre. Os moradores dizem que isso está acontecendo com mais intensidade exatamente nas embocaduras, que são as áreas mais frágeis do litoral, que precisam ser monitoradas.

Sergipe

Do outro lado da divisa, em Sergipe, o povoado da Praia do Saco, em Estância, também sofre com o avanço das águas. Dois rios, o Real e o Piauí, se encontram com o mar e a correnteza formada é muito forte, chegando a destruir metade de uma rua. Para os pesquisadores, o caso do Mangue Seco vai acontecer em várias regiões do Brasil, principalmente naquelas em que homem está ocupando com mais intensidade e com falta de cuidado e respeito a essas condições ambientais locais

Cercado de dunas e coqueiros, o pequeno vilarejo de Mangue Seco entre a Bahia e o Sergipe ficou famoso ao servir de cenário para a novela ”Tieta”, baseada em uma obra de Jorge Amado. Localizado ao lado da foz do Rio Real, fica entre uma praia de água doce e as ondas do mar. Por causa da pequena infraestrutura, Mangue Seco é muito procurada para passeios de um dia a partir de Aracaju, Costa do Sauípe ou Praia do Forte. Quem fica na vila precisa caminhar para chegar até o mar – pelas dunas ou acompanhando a margem do rio.

Como chegar

Para curtir o sossego de Mangue Seco, é preciso atravessar o Rio Real. Lanchas partem das vilas de Pontal e Terra Caída, em Sergipe. Pontal é o melhor acesso: saindo da SE-368 (continuação da BA-099), são 12 km de asfalto. Deixe o carro no estacionamento e escolha um dos barqueiros de plantão entre 7h30 e 18h (15 minutos de travessia). Se houver ao menos 14 pessoas para a travessia, a viagem é feita em uma embarcação maior. Veículos 4×4 conseguem chegar a Mangue Seco a partir da Praia Costa Azul, mas a circulação pela areia é proibida – prejudica a desova das tartarugas.

Fonte: vitoriadaconquista.com.br

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *