Leia o resumo dos jornais desta sexta
27 de outubro de 2017
Vem aí o Campeonato de Bandas e Fanfarras
27 de outubro de 2017
Exibir tudo

Mais partidos do que eleitores

É exagerado o número de partidos (35) devidamente registrados no Brasil, sem contar os 69 aguardando na fila para serem legalizados pela Justiça Eleitoral. Criar uma sigla política hoje é menos complicado do que abrir uma empresa. Graças a esta facilidade, todo político quer um partido para chamar de seu, fazer negociatas, disputar verbas e cargos públicos. Esta malandragem tem contribuído para aumentar os índices de abstenção, já que o eleitor se recusa a referendar as patifarias dos políticos, a maioria interessada unicamente em se eleger para roubar, fazer fortuna pessoal. Caso o Brasil adote o voto facultativo, e se a cláusula de barreira não “matar” boa parte das legendas, chegará o tempo em que no dia da eleição as sessões eleitorais ficarão às moscas, pois o povo trocará o dever de ir às urnas pelo mais singelo dos divertimentos.

Relações cortadas

A eleição da mesa diretora da Câmara de Itabaiana foi o estopim para o já previsto rompimento político entre o prefeito Valmir de Francisquinho (PR) e a deputada estadual Maria Mendonça (PP): “Ela se juntou com Luciano Bispo para me derrotar”, queixa-se o gestor. Valmir não engoliu o fato de dois vereadores do grupo da pepista terem votado em Ivoni Andrade (PMDB), eleita presidente da Câmara, em detrimento a Zé Teles (PR), primo de Maria e candidato apoiado pelo prefeito. Crendeuspai!

Fasc de volta

E o Festival de Arte de São Cristóvão deve ser reeditado este ano. Aliás, o prefeito Marcos Santana (PMDB) já definiu até o período do evento, realizado em parceria com a Universidade Federal de Sergipe: de 1º a 3 de dezembro. Além de uma emenda impositiva, o 34º Fasc contará com patrocínios da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Ministério do Turismo, Grupo Maratá e Banco do Estado de Sergipe. Viva a cultura!

Desarmados

Os agentes de trânsito vão continuar trabalhando desarmados. É que o ainda presidente Michel Temer (PMDB) vetou o projeto autorizando o uso de armas de fogo por estes profissionais. Pelo texto aprovado no Congresso, bastaria o agente de trânsito provar capacidade técnica e aptidão psicológica para sair por aí com um “trabuco” na cintura. Marminino!

Novo cidadão

O prefeito de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB), é o mais novo cidadão sergipano. Ele recebeu a homenagem ontem à noite, em sessão solene da Assembleia Legislativa. O que todo mundo pergunta é o quê este almofadinha fez por Sergipe para receber tamanha honraria? Segundo o deputado estadual Augusto Bezerra (PHS), autor do projeto bajulatório, João Dória “fez jus ao título graças aos relevantes serviços prestados ao estado”. Ah, bom!

Pena de morte

O jornal O Globo repercutiu trecho de um discurso do deputado federal André Moura (PSC) quando ele afirma que “bandido bom é bandido morto”. A defesa da pena de morte ocorreu em Ilha das Flores. Na reportagem, O Globo lembra que André é réu em três ações penais no Supremo Tribunal Federal, além de ser investigado em outros três inquéritos, também no STF. Na esfera cível, o deputado sergipano já foi condenado por pelo menos três vezes. Aff, Maria!

Campinho de pouso

O Diário Oficial da União publicou portaria da Agência Nacional de Aviação designando como internacional o Aeroporto de Aracaju. Apesar disso, o danado continua com cara de um modesto campinho de pouso do interior, cheio de muriçocas e barulhentos pardais. Aliás, por este Brasilzão afora existem rodoviárias bem mais modernas que o agora Aeroporto Internacional Santa Maria. Homem, vôte!

Mais rápido

Já está em vigor a lei que coloca os professores na lista de prioridades para recebimento de restituição de Imposto de Renda. Com a norma, os educadores ficam atrás apenas dos idosos na fila para recebimento da restituição. Ou seja: contribuintes que têm o magistério como maior fonte de renda terão prioridade no recebimento dos recursos, logo após as pessoas com mais de 60 anos. Legal!

Turismo da fé

O arcebispo dom João José da Costa se reúne hoje com os prefeitos de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras e Divina Pastora. Proposta pelo deputado estadual Moritos Matos (Pros), a reunião objetiva discutir estratégias para expandir o turismo religioso em Sergipe. O secretário de Turismo, Fábio Henrique, também participará do encontro, que acontecerá na Cúria Metropolitana de Aracaju.

Primo rico

Os servidores do Tribunal de Contas de Sergipe estão sorrindo de orelha a orelha. O motivo de tanta alegria foi o anúncio de que o 13º salário da turma será pago no próximo dia 1º, véspera do feriado de Finados. Segundo o presidente do TCE, conselheiro Clóvis Barbosa, a antecipação do pagamento visa proporcionar aos colaboradores um “feriadão ainda mais recheado de boas alegrias”. Tá certo!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *