Valmir de Francisquinho perde mais uma no TSE
28 de setembro de 2022
Mega-Sena sorteia R$ 200 milhões nesta quarta-feira
28 de setembro de 2022
Exibir tudo

Mais de 4,8 mil policiais vão atuar nas eleições em Sergipe

O reforço do policiamento objetiva garantir a segurança do pleito

O planejamento estratégico da Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE) abrange a atuação de mais de 4.8 mil servidores na segurança do pleito eleitoral em Sergipe. As ações das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros abrangem policiamento ostensivo, segurança dos locais de votação, assim como encaminhamento de ocorrências de crimes eleitorais à Polícia Federal e também ações de socorro e resgate em todo o estado. O plano estratégico foi apresentado em entrevista coletiva nesta quarta-feira (28).

O efetivo utilizado no dia da eleição será de mais de 4 mil policiais militares em Sergipe. O reforço do policiamento militar na capital e no interior do estado tem como o objetivo garantir a segurança do pleito e de todos os envolvidos no processo eleitoral nos 1.190 locais de votação no estado.

O tenente-coronel Machado explicou que a Polícia Militar conta com um planejamento de atuação em locais de votação e em áreas externas. “A partir do sábado, já haverá o deslocamento de parte da tropa para alguns municípios do interior do estado. É uma situação polarizada e a Polícia Militar está pronta para garantir a segurança”, reiterou.

A Polícia Militar organizou o estado em quatro Comandos Militares Regionais (CPMRs). O planejamento da corporação também estabeleceu duas fases, sendo a primeira de estágio operacional parcial – que será concluída na quinta-feira (29) – e a de estágio operacional pleno – que inicia na sexta-feira (30) e será concluída após a apuração dos votos.

Além das equipes em atuação nas ruas, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) estará recebendo chamadas para atuação durante todo o dia do pleito eleitoral, por meio do telefone 190. Os acionamentos serão direcionados às equipes policiais mais próximas aos locais de ocorrência.

Polícia Civil

A atuação da Polícia Civil tem como foco a realização de atividades de apuração das infrações penais comuns e, de forma supletiva ao trabalho da Polícia Federal (PF), na autuação dos flagrantes de crimes eleitorais. A atuação junto à PF irá ocorrer nos casos em que não existirem órgãos da instituição federal na localidade.

A coordenadora operacional da capital, delegada Nalile Castro destacou que o plano de ação da Polícia Civil está pautado no plano de ação do TRE/SE. Teremos atuação em todo o estado. São equipes compostas por delegados, agentes e escrivães atuando nas ocorrências comuns e de crimes eleitorais onde a Polícia Federal não tem sede”, informou.

No interior, a Polícia Federal terá sede em Lagarto, Itabaiana, Tobias Barreto e Glória. “Nesses locais, as delegacias atuarão em crimes comuns. Nos demais, faremos as duas atuações em crimes eleitorais e crimes comuns, lavrando termos circunstanciados, verificando diligências, atendendo requisições eleitorais e lavando prisões em flagrante”, complementou Nalile Castro.

O efetivo da Polícia Civil no dia das eleições é de 93 delegados e 387 agentes e escrivães. As unidades que estarão em funcionamento são a Central de Flagrantes; Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV); Delegacia de Turismo (Detur); 5ª, 11ª e 12ª Delegacias Metropolitanas (DMs) e as delegacias do interior sergipano.

O horário de funcionamento extraordinário das unidades policiais no dia da eleição é das 7h às 19h. As plantonistas funcionam 24h. A Polícia Civil também contará com equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Divisão de Inteligência (Dipol) de prontidão para casos emergenciais de apoio tático especializado e de inteligência.

Corpo de Bombeiros

Nas eleições de 2022, o Corpo de Bombeiros está empregando um efetivo de 395 militares. A corporação irá atuar com o objetivo de garantir a segurança do pleito e também atender eventuais ocorrências de socorro no dia da votação. Na perspectiva de segurança da eleição, os bombeiros militares atuarão em quatro zonas.

A tenente-coronel Maria Souza destacou que o efetivo empregado nas eleições representa mais de 50% da corporação. “E também estamos reforçando as nossas guarnições que atuam diuturnamente, pois estamos trabalhando na vertente dos locais de votação, bem como nas adjacências”, enfatizou.

Conforme o planejamento, essas áreas são referentes à 3ª zona – Graccho Cardoso, Aquidabã e Cedro de São João -, à 4ª zona – Riachão do Dantas, Boquim, Pedrinhas e Arauá -, à 8ª zona – Gararu, Itabi, Nossa Senhora de Lourdes e Canhoba -, e à 16ª zona – Feira Nova, Cumbe e Nossa Senhora das Dores.

A atuação do Corpo de Bombeiros nas Eleições de 2022 tem os objetivos de executar ações de segurança, de modo a preservar a ordem nos locais de votação; prevenir ou reprimir tumulto; realizar prevenção de sinistros; e atender situações de saúde como aquelas em que há mal súbito.

Fonte: Ascom/SSP-SE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *