Hoje é dia de eclipse
21 de agosto de 2017
Anvisa proíbe o estimulante sexual Spermopower
21 de agosto de 2017
Exibir tudo

Lula está em Sergipe

O ex-presidente Lula foi recebido em Estância por líderes petistas e o governador Jackson Barrerto

Nunca a visita de um ex-presidente da República a Sergipe causou tanta polêmica quanto a que Lula da Silva (PT) começou neste domingo (20) e  ai até amanhã (22), a cinco cidades sergipanas. A caravana liderada pelo petista esteve ontem em Estância, devendo hoje ir a Glória, Lagarto e Itabaiana. A comitiva pernoita nesta segunda-feira em Aracaju, onde permanece até amanhã, seguindo para Maceió. Em Estância e Glória, Lula recebe Títulos de Cidadania, enquanto em Lagarto será homenageado com o Título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Federal de Sergipe. A cidadania estanciana por pouco não foi cassada e não faltaram críticas à UFS. Aliás, tem sobrado ofensas até para o governador Jackson Barreto (PMDB).

Mesmo tendo votado favorável à concessão do Título, o vereador de Estância, Sandro de Bibi (PRB), apresentou recurso contra o rito do projeto e pediu a anulação da homenagem “a um condenado pela Justiça”. Até o partido do parlamentar o criticou: “Atitudes como essa não somam em nada e só acendem as disputas odientas verificadas na política brasileira”, reagiu o presidente estadual do PRB, Heleno Silva. Votado pela Câmara, o recursos de Bibi foi derrotado por 8 votos a 5.

O presidente da Câmara de Poço Verde, Alessandro de Almeida Dias (PSDC), propôs a concessão de um Título de Cidadão Poçoverdense a Lula, porém faltaram votos para aprová-lo. Sete vereadores votaram pela concessão da homenagem e dois ficaram contra, mas para o projeto ser aprovado era preciso o apoio de dois terços dos 11 votos daquele Legislativo. Em Glória não houve problemas, pois os parlamentares aprovaram por unanimidade o Título de Cidadania para Lula.

Juiz critica

Formado pela Universidade Federal de Sergipe, o juiz de Direito Sérgio Lucas escreveu um artigo criticando o título de Doutor Honoris Causa, que será entregue a Lula, durante solenidade marcada para o Campus da Saúde, localizado em Lagarto. “A concessão de um título dessa envergadura a um cidadão condenado pela Justiça é um menoscabo às regras de civilidade. É um tomar partido institucional contra a própria Justiça, em pleno estado democrático de direito”, escreveu o magistrado.

Setores da Universidade saíram em defesa da homenagem. Em nota distribuída com a imprensa, a comunidade acadêmica explica não haver nada de anormal no fato de a UFS ter aprovado, em 2013,  a concessão do título de Doutor Honoris Causa para o petista. “Quando presidente, ele não virou as costas para o Nordeste. A homenagem é um ato de agradecimento pelo que Lula fez pela educação. Foi nos governos dele que a UFS mais cresceu. A instituição, que tinha pouco mais de sete mil alunos, hoje conta com cerca de 30 mil, estudando nos campi de São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto e do Sertão, em Glória. Antes de Lula, a UFS só tinha o campus de São Cristóvão”.

Governador vaiado

Em Estância, o governador Jackson Barreto (PMDB) foi estrondosamente vaiado por petistas radicais enquanto discursava. Para reduzir o constrangimento, o peemedebista pediu uma salva de palmas para Lula, tendo sido atendido por boa parte do público que se aglomerava em frente ao palanque. JB postou nas redes sociais que “o ex-presidente Lula falou da minha história e de como tenho passado por momentos difíceis pelas escolhas que fiz na minha vida pública. Eu agradeço e fico emocionado com as palavras de Lula, pois são anos de lutas pela democracia, são anos de amizade e de luta pelos direitos sociais do povo humilde, que são os que mais precisam da nossa atenção. Disso eu não posso fugir. Não vou fugir jamais!”.

Agenda para hoje e amanhã

Segunda-feira, 21

10h –  Lagarto – Universidade Federal de Sergipe

12h – Itabaiana – Associação Atlética

17h – Glória – Praça de eventos

Terça-feira, 22

9h – Iate Clube de Aracaju

O PT informou que não haverá coletiva de imprensa e nem será necessário o credenciamento para os jornalistas e radialistas que desejarem cobrir a agenda do ex-presidente Lula.

Por Adiberto de Souza (Crédito/Política em Foco)

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *