Leia o resumo dos jornais desta terça
4 de julho de 2017
Sergipe registra segundo menor custo da construção civil
4 de julho de 2017
Exibir tudo

Lorota em alta

Sem disputas eleitorais este ano, a classe política tem se ocupado em fazer projeções para 2018, quando o país vai eleger o novo presidente, os governadores, renovar o Senado, a Câmara Federal e a Assembleia. Pois bem, enquanto o próximo ano não chega, os políticos discutem até sobre o sexo dos anjos. Por sua vez, setores da imprensa se apressam em divulgar as coisas mais absurdas do mundo. Desde janeiro passado, já se leu todo tipo de possíveis composições políticas e de rachas inimagináveis. É o exercício de suposições que não leva a lugar nenhum, mas mantém ocupado quem não possui coisa mais importante para fazer. Estamos, portanto, vivendo a época da conversa mole para boi dormir. Danou-se!

Ordem de serviço

O governador Jackson Barreto (PMDB) vai hoje à Itabaiana assinar a ordem de serviço para construção da Central de Abastecimento (Ceasa). “Este empreendimento deve incrementar ainda mais o comércio do município, que é um grande produtor de alimentos”, afirma JB. Forte liderança em Itabaiana, o presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB), prestigiará o evento.

Patrimônio saboroso

E por falar em Itabaiana, a Assembleia aprovou Projeto de Lei Ordinária conferindo à castanha torrada de caju o título de patrimônio cultural imaterial de Sergipe. De autoria da deputada Maria Mendonça (PP), a matéria só depende da sanção governamental para virar lei. A castanha do povoado Carrilho, em Itabaiana, é torrada sem a utilização de aditivos químicos e observando-se todos os preceitos de sustentabilidade. Mais de 100 famílias vivem exclusivamente da torrefação e do comércio deste saboroso petisco.

Pernas pro ar

A partir da próxima semana, o governador Jackson Barreto vai tirar férias de 15 dias. O anúncio foi feito pelo próprio JB durante entrevista à TV Sergipe. Ele também deixou claro que não pensa mais em pendurar as chuteiras, se aposentar politicamente. Disse que a crise ética vivida pelo país o fez mudar de idéia. Jackson entende que com a sua larga experiência política pode ajudar a colocar o Brasil nos eixos. Deus te ouça!

Retrocesso condenado

O médico e ex-vereador aracajuano Antônio Samarone discorda que a Central de Regulação de Urgência possa funcionar independente do SAMU. Segundo ele, a Central é o coração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: “Separá-los é transformar o SAMU numa frota de ambulância desmedicalizada, significando um retrocesso de 20 anos”, alerta. Quem defende a separação é justamente o superintendente do SAMU, Márcio França. Crendeuspai!

O mestre mandou

Com o título acima, a Folha de São Paulo publicou a seguinte nota: “Diante do silêncio de grande parte da base de Michel Temer sobre a denúncia de Rodrigo Janot, o PMDB vai pedir aos 63 deputados do partido que declarem voto contrário à aceitação da ação contra o presidente. Com a estratégia, a sigla pretende influenciar outras bancadas a adotar a mesma atitude. Os líderes do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e no Congresso, André Moura (PSC-SE), serão acionados para estimular o centrão a manifestar o apoio ao peemedebista”. Então, tá!

Prepare o bolso

Três dias após ter reduzido o preço da gasolina e do diesel nas refinarias, a Petrobras anunciou ontem aumento nos preços dos dois produtos. O diesel subiu 2,7% e a gasolina, 1,8%. As majorações estão valendo desde a zero hora desta terça-feira (4). A nova política de preços da companhia prevê aumento da frequência de ajustes, que poderão ocorrer diariamente. Misericórdia!

Cortando prego

Desde que souberam da prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), muitos políticos nordestinos – inclusive alguns sergipanos – estão à base de Lexotan. A preocupação da galera aumentou por conta da apreensão de celulares do ex-ministro baiano e da quebra do sigilo telefônico dos aparelhos apreendidos. Estes políticos tremem igual vara verde só em pensar numa possível delação premiada de Geddel. Cruz credo!

Braços cruzados

Servidores das Secretarias Estaduais da Saúde, Educação, Agricultura, Segurança Pública e Fazenda cruzaram os braços para cobrar reajuste salarial e o pagamento da folha de pessoal dentro do mês trabalhado. A paralisação vai prosseguir até amanhã, porém a categoria não afasta a hipótese de uma greve por tempo indeterminado. O governo diz que entende a queixa dos servidores, mas alega não ter dinheiro para atender as reivindicações.

Bay, bay, Sergipe

Diretores da Vale Fertilizantes comunicaram ao governador Jackson Barreto (PMDB) a efetivação da venda da empresa, que extrai potássio no interior de Sergipe. JB pediu uma reunião com o grupo comprador para defender a implantação do milionário projeto visando extração da carnalita em Rosário do Catete. “Também estamos preocupados com os empregos mantidos pela Vale no estado”, diz Jackson. A americana Mosaic investiu na compra a ninharia de US$ 2,5 bilhões.

Festa continua

E os festejos juninos seguem animados em Sergipe. Em Santana do São Francisco, às margens do Velho Chico, a população apronta-se para a 27ª Festa do Mastro de Nossa Senhora Santana, marcada para o próximo domingo. Animado por forrozeiros e repleto de comidas típicas, o evento será prestigiado pela população do Baixo São Francisco. Participe!

Lembrando Saldanha

“O aspecto demagógico no Brasil você encontra nos grandes estádios. Em Sergipe, tá lá, o Batistão. Uma cidade como Aracaju, de 105 mil habitantes, tem um estádio para 50 mil pessoas”. Esta crítica ao tamanho do estádio sergipano foi feita em 1979, na entrevista concedida à Folha de São Paulo pelo jornalista João Saldanha. Fosse vivo, o técnico da Seleção Brasileira, campeã do mundo em 1970, teria completado 100 anos ontem. Reformado em 2015, o Batistão tem hoje capacidade para 15.575 pessoas.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *