FPE de Sergipe sofre queda de R$ 60 milhões em dois meses
25 de agosto de 2023
Justiça eleitoral diploma os novos vereadores de Aracaju
25 de agosto de 2023
Exibir tudo

Liderança de Mitidieri será testada nas eleições de 2024

Por Adiberto de Souza *

Além de eleger prefeitos e vereadores, o pleito de 2024 também servirá para o governador Fábio Mitidieri (PSD) comprovar sua liderança política. Para tanto, o fidalgo vai precisar de muito jogo de cintura visando manter unido o amplo arco de aliança em torno do governo. A eleição de Fábio não serviu para avaliar a capacidade dele como líder, pois sua vitória foi atribuída a outros políticos governistas. Ademais, se a Justiça não tivesse inviabilizado a candidatura de Valmir de Francisquinho (PL), Mitidieri não teria nem passado para o 2º turno. Portanto, em 2024, o governador terá que provar se, de fato, é um líder, sob pena de naufragar nas intrigas paroquiais do interior. Em Lagarto, por exemplo, Fábio apoiará o candidato a prefeito dos Reis ou dos Ribeiro? Em Itabaiana, marchará com Luciano Bispo (MDB) ou com Maria Mendonça (PDT)? E em qual palanque ele subirá em Socorro? A disputa pela Prefeitura de Aracaju será outro teste de fogo para Mitidieri provar que é líder. Do contrário, não conseguirá impedir que a escolha pelos governistas do candidato a prefeito vire uma briga de foice no escuro. Esforçado e festeiro por natureza, Mitidieri carecerá de outros atributos se quiser manter a unidade do grupo político, fundamental para a reeleição dele em 2026. Marminino!

Vai à Justiça

A Prefeitura de Rosário do Catete vai recorrer à Justiça contra a aprovação do Projeto de Lei do governo dividindo com Capela e Carmópolis o ICMS rosarense oriundo da exploração do potássio. Segundo o prefeito César Resende (PSB), a propositura do governo Mitidieri afronta Lei Federal que trata da divisão de tributos estaduais. Antes que o projeto fosse aprovado pelos deputados, a toque de caixa e repique de sino, o prefeito e os vereadores capelenses tentaram um acordo com o governo, porém este fez ouvidos de mercador, preferindo descobrir um santo para cobrir outros. Crendeuspai!

Prejuízo milionário

A Secretaria Estadual da Fazenda acendeu a luz amarela por conta do comportamento negativo do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Entre julho e este mês de agosto ocorreu uma queda superior a R$ 60 milhões. Pior é que não há perspectiva de uma recuperação até o final do mês. Segundo o técnico da Fazenda, Carlos Eduardo Siqueira, o FPE responde pela metade da receita estadual. Além do enorme prejuízo para Sergipe, a queda na arrecadação do FPE também contribuiu para reduzir o Fundo de Participação dos Municípios. Misericórdia!

Sergipe na rabeira

Sergipe é o segundo estado do Nordeste com menor número de investimentos a serem realizados pela Sudene entre 2024 e 2027. É o que mostra a carteira de projetos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste daquela Superintendência. Já o Ceará foi contemplado com o maior volume de recursos pelo órgão federal. Ao todo, o Ceará é responsável, sozinho, por 142 projetos, enquanto Sergipe só conseguiu 23 e ficou à frente apenas do Rio Grande do Norte, com 14 empreendimentos. Assim também já é demais também!

Parada LGBT+

A 22ª edição da Parada LGBT+ de Sergipe acontecerá no próximo domingo, na Orla de Atalaia. Os organizadores fizeram questão de agradecer ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) pelo apoio ao evento. A Parada visa chamar a atenção da sociedade e do poder público sobre a importância de enfrentar a violência e garantir direitos e cidadania à população. A principal atração da festa será a cantora Wanessa Camargo. Montado no estacionamento da Passarela do Caranguejo, o palco contará com apresentações de cantores, performances de drag queens e grupos de dança. A expectativa da organização é que a Parada reúna cerca de 100 mil pessoas. Participe!

Punição para golpistas

A depender do senador Rogério Carvalho (PT), os militares do Exército que tramaram um golpe de estado merecem ser punidos de forma exemplar, sem direito a qualquer anistia, como defendem alguns bolsonaristas. O parlamentar sergipano fez questão de dizer que tem o maior respeito pelos fardados que resistiram contra o golpe, arquitetado após a derrota nas urnas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Home vôte!

Conversa de católicos

Crítico mordaz da gestão de dom João José Costa à frente da Cúria Metropolitana de Aracaju, o jornalista Cláudio Nunes se encontrou, ontem, com o administrador apostólico dom Vitor Agnaldo de Menezes. Segundo Cláudio, o encontro com o religioso, que está substituindo interinamente dom João José, resultou “em uma conversa fraterna de um jornalista católico com o bispo que está à frente da Arquidiocese de Aracaju”. O ex-arcebispo metropolitano renunciou às funções alegando problemas de saúde. Então, tá!

Vereadores diplomados

O tribunal Regional Eleitoral promove, hoje, a diplomação dos novos vereadores aracajuanos Elber Batalha Filho (PSB) e Zezinho do Bugio (PSD). Também serão diplomados os suplentes Rubinho R9 (PSB) e Bigode do Santa Maria (PSD). Elber e Zezinho vão substituir Fábio Meireles e Sávio de Vardo da Lotérica, cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral porque o PSC cometeu fraude na cota de candidaturas femininas nas eleições de 2020. As posses dos novos vereadores estão agendadas para a próxima terça-feira. Ah, bom!

De olho em 2024

O PT trabalha uma candidatura própria à Prefeitura de Aracaju. O partido tem deixado isso claro dentro e fora da agremiação. Segundo o presidente do diretório estadual petista, deputado federal João Daniel, os nomes em avaliação para disputar a cadeira ocupada hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) são os do ministro Márcio Macedo e da ex-vice-governadora Eliane Aquino. A definição sobre quem será o candidato, só ocorrerá no próximo ano, após muita água passar por debaixo da ponte. Danôsse!

Transfobia condenada

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) denunciou mais um caso de transfobia institucional. A distinta criticou a Federação Internacional de Xadrez por ter anunciado uma nova regra proibindo mulheres trans de competir em jogos da categoria feminina. “Além de retrógrada e transfóbica, essa decisão também é misógina, pois parte de um pressuposto de superioridade masculina”, discursou. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal decidiu que atos de homofobia e transfobia sejam enquadrados como crime de injúria racial. Aff Maria!

Amigo da onça

De um bebinho, numa bodega da periferia de Aracaju: “Esse Valdemar Costa Neto é muy amigo. O cabra garante que se Bolsonaro for preso o PL elege uma ruma de prefeitos. Aqui pra nós, pra querer ver o capitão engaiolado, Valdemar tá de olho grande na joia da coroa bolsonarista”. Cruz, credo!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

Publicado pelo jornal estanciano A Razão, em 29 de agosto de 1909.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *