Uso do crack não é causa, mas consequência da exclusão social
22 de outubro de 2016
Agrotóxico, assassino silencioso
22 de outubro de 2016
Exibir tudo

São Cristóvão, uma viagem ao passado

Quem visita Sergipe não deve deixar de ir a São Cristóvão. Importante patrimônio histórico-cultural do Estado, a cidade foi fundada em 1590 pelo português Cristóvão de Barros. Foi a primeira capital de Sergipe e a quarta cidade mais antiga do Brasil. O seu conjunto arquitetônico colonial foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e sua praça principal, a São Francisco, foi eleita como Patrimônio Mundial pela Unesco.

A significância da Praça São Francisco para fins de reconhecimento como Patrimônio Mundial residiu, principalmente, em sua configuração urbana, que funde os padrões de ocupação do solo definidos por Portugal às normas estabelecidas pela Espanha para implantação de novas povoações. O espaço é exemplar remanescente raro no Brasil da época da União Ibérica, quando Espanha e Portugal eram regidos por uma única coroa.

Também tem destaque seu conjunto arquitetônico estilisticamente homogêneo e composto tanto por edificações monumentais quanto por casas mais singelas, construídas ao longo dos séculos XVII a XIX. Muitas dessas edificações foram tombadas individualmente pelo Iphan entre 1941 e 1943, a exemplo do Convento e da Igreja de São Francisco, bem de maior destaque da Praça e que lhe dá o nome. Seu entorno também abriga a Igreja de Misericórdia, o Palácio Provincial e Casario Antigo, a Capela da Ordem Terceira (hoje Museu de Arte Sacra), a Santa Casa, o Museu de Sergipe e a Casa do Folclore Zeca de Noberto.

São Cristóvão preserva um incrível patrimônio de arte sacra. O museu instalado na Igreja e Convento de São Francisco é considerado o terceiro mais importante do Brasil em número e qualidade de peças expostas. Na cidade há também o Museu Histórico, instalado no antigo palácio provincial; e o dos Ex-votos, na Igreja e Convento do Carmo. Nesse último vive-se o simbolismo da cultura nordestina e a força da fé.

Além do Convento São Francisco, também merecem uma visita estão as igrejas de Nossa Senhora da Vitória; de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos; o Mosteiro de São Bento; e o Convento da Ordem Terceira do Carmo. Não deixe de percorrer, ainda, os sobrados. O destaque vai para o que está localizado na antiga cadeia pública; o da rua das Flores e da Castro Alves; e o Sobrado de Balcão Corrido, com forte influência mourisca, provavelmente do século XIX.

Cristo Redentor

Foi erguido em 1924 sobre as bases da antiga Capela de São Gonçalo – considerada a primeira igreja da cidade, construída em 1599 pelos jesuítas da Companhia de Jesus. Fica no Alto de São Gonçalo, a 2 km do centro da cidade, pela Rodovia João Bebe Água.

Museu de Arte Sacra

Criado em 1974, com a função de preservar o patrimônio sacro de Sergipe, está entre os três museus mais importantes do Brasil, em gênero e número de peças de arte sacra. Possui um acervo de mais de 500 peças, dos séculos XVII ao XX. Guarda no seu interior uma capela do século XVIII. Está localizado na Praça São Francisco, s/n.

Museu Histórico de Sergipe

Instalado no antigo Palácio Provincial, é considerado um dos melhores museus do país e data do século XIX. Possui elementos de decoração neoclássica, com frontão curvo e símbolo do Império ao centro. É um museu eminentemente eclético, sendo que a maioria das peças está ligada à fase do Brasil Império, tendo grande valor para a historiografia sergipana. Fica na Praça São Francisco, s/n.

Museu dos Ex-Votos

O claustro do Convento da Ordem Terceira do Carmo foi transformado em santuário onde estão expostos os ex-votos, provenientes de graças alcançadas. O Museu está situado na Praça do Carmo.

Igreja e Convento da Ordem Terceira do Carmo

Trabalhada em estilo barroco, a sua construção ocorreu no início do século XVII. O antigo claustro é, hoje, o santuário onde estão expostos os ex-votos, provenientes de graças alcançadas. Constitui mais um dos monumentos históricos da cidade classificados pelo IPHAN. Está situado na Praça do Carmo.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória

A igreja foi edificada no início do século XVII, pelos padres jesuítas. Em 1608 o Bispo da Bahia, Dom Constantino Barradas, criou a matriz de Nossa Senhora da Vitória. É o mais antigo monumento classificado pelo IPHAN no Estado de Sergipe. Fica na Praça da Matriz.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Construída pelos jesuítas no século XVIII, a igreja era o centro dos festejos de tradição africana, como a Taieira e a Chegança. Actualmente ainda se realizam a Procissão dos Fogaréus e a Chegança, com participação exclusiva dos homens. Monumento histórico classificado pelo IPHAN, a igreja está localizada na Rua do Rosário.

Igreja Nossa Senhora do Amparo

Erguida no final do século XVIII, era mantida pela Irmandade de Nossa Senhora do Amparo. Em 1996, foi totalmente restaurada, não só nos seus elementos artísticos integrados mas também em todo o conjunto arquitectónico. Este monumento histórico está localizado na antiga Rua das Flores e também foi classificado pelo IPHAN.

Santa Casa da Misericórdia

Conjunto ornamentado em estilo barroco, cuja construção data da primeira metade do século XVII. No interior da igreja destaca-se o painel ao fundo do altar-mor, denominado “A Visitação”, cuja autoria é atribuída ao pintor baiano José Teófilo de Jesus. Actualmente funciona no local o Orfanato Imaculada Conceição. Classificado pelo IPHAN, o monumento fica na Praça São Francisco.

Sobrado de Balcão Corrido

Trabalhado em estilo colonial, com forte influência mourisca, é considerado um dos monumentos civis mais significativos da cidade de São Cristóvão. Embora exista predominância da taipa na sua construção, verifica-se a utilização de alvenaria de pedras e tijolo no frontispício e em alguns pilares. Está localizado na Praça São Francisco; e também foi classificado pelo IPHAN.

Sobrado da antiga Cadeia

Em estilo colonial, a sua construção teve início na primeira metade do século XIX. Atualmente funciona como Fórum de Justiça. E está situado na Praça São Francisco.

Fonte: Notícias de Turismo (Crédito Tatizanon.blogsport.com)

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *