Mercados de Aracaju reúnem o melhor da cultura sergipana
20 de fevereiro de 2016
Novo delegado geral da PC toma posse segunda
20 de fevereiro de 2016
Exibir tudo

Horário de Verão acabou

Sergipe ficou fora do Horário de Verão, mas sentiu seus efeitos

O Horário de Verão (temporada 2015/2016) terminou na virada de sábado (20) para este domingo (21), quando os ponteiros dos relógios foram atrasados em uma hora.  A mudança ocorreu nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Horário de Verão, que vigorou por 126 dias, levou a uma redução da demanda no horário de pico de consumo da ordem de 2.598 MW, sendo 1.950 MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e 648 MW no subsistema Sul.

Essa redução representa aproximadamente 4,5% da demanda de ponta dos dois subsistemas. No caso do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a redução equivale a uma vez e meia a carga no horário de ponta de Brasília. No Sul, representa o dobro da carga no horário de ponta de Florianópolis.

De acordo com o ONS, o custo evitado com geração térmica foi de R$ 162 milhões.  Essa diminuição de demanda equivale a uma redução de energia de 260 MWmed/mês, representando 0,5% da carga dos subsistemas envolvidos, dos quais 200 MWmed/mês  correspondem ao subsistema SE/CO e 60 MWmed/mês ao  subsistema Sul.

Histórico

No Brasil, o Horário de Verão tem sido aplicado como política pública de uso eficiente de energia elétrica  desde 1931/1932, época do então presidente Getúlio Vargas, com alguns intervalos. Mais recentemente, passou a vigorar por meio do Decreto nº 6.558, de 8 de Setembro de 2008, revisado pelo Decreto 8.112/2013.

Nos últimos 10 anos, a medida tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de  0,5%, o que equivale, em todo o período do Horário de Verão,  aproximadamente ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

O Horário de Verão é usado há décadas em vários países do mundo como forma de economizar energia, especialmente nos países com geração termelétrica. Ele é utilizado também para racionalizar a infraestrutura energética, com postergação de investimentos em novas fontes de produção.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *