Curador de cobras faz a alegria dos fazendeiros
1 de dezembro de 2015
Dois deputados e um ex sentam hoje no banco dos réus
1 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Justiça afrontada

Enquanto a Justiça Eleitoral condenava, ontem, o deputado federal João Daniel (PT), acusado de se locupletar com as milionárias verbas de subvenção, a Assembleia realizava sessão solene justamente para homenagear o condenado. Em festa concorrida, o Legislativo entregou título de Cidadão Sergipano ao petista, numa clara demonstração que está se lixando para o que decide o Judiciário. Não quisesse afrontar os magistrados que condenaram João Daniel, o Parlamento teria agendado a solenidade para outro dia, pois o julgamento foi marcado com muita antecedência. Na verdade, a Assembleia quis dizer com a homenagem que, diferente da decisão unânime dos juízes, o sentenciado João Daniel continua merecendo o respeito e a credibilidade dos ditos representantes do povo. Enfim, o que a sociedade sergipana pode esperar de uma Casa de condenados?

Vai recorrer

Dizendo-se desconhecer as acusações que resultaram em sua condenação por unanimidade, o deputado federal João Daniel (PT) promete recorrer contra a decisão do TRE. Ele garante que as verbas de subvenção liberadas para entidades ligadas ao MST foram usadas dentro da normalidade. Enquanto não conseguir provar o que diz, em outra alçada judicial, João Daniel segue com o mandato cassado e os direitos políticos suspensos por oito anos. Em outras palavras, é o mais novo ficha suja da paróquia!

Corda bamba

Acusado de se beneficiar eleitoralmente com as verbas de subvenção da Assembleia, o deputado federal Adelson Barreto (PTB) senta hoje no banco dos réus. Pelo mesmo motivo, também serão julgados nesta terça-feira o deputado estadual Gilson Andrade (PTC) e o ex-deputado Mundinho da Comase (PSL). Os três juram inocência!

Grana garantida

O governador Jackson Barreto (PMDB) comemora o fato de a segunda parcela do 13º dos servidores ser paga agora em dezembro. A boa notícia lhe foi dada pelo secretário estadual da Fazenda, Jeferson Passos. Quanto ao salário deste mês, só chegará ao bolso do servidor lá para o dia 11 de janeiro. Que crise!

Bandeira 2

Andar de taxi em Aracaju ficou mais caro. Desde a zero hora desta terça-feira (1º), todos os veículos cadastrados na SMTT estão cobrando a tarifa em bandeira dois, medida que valerá até o último dia de dezembro. O valor inicial da corrida no taxímetro permanece 4,50 ou 460 (com desconto ou sem desconto), mas o quilômetro rodado fica cerca de 20% mais caro em qualquer horário.  A medida visa compensar os taxistas que, por serem autônomos, não têm direito ao 13º salário.

Mais mulheres

Apesar da Lei de cotas, obrigando os partidos a destinarem 30% das vagas de candidatos para as mulheres, estas ainda são pouco representativas nos legislativos. Dos congressistas, menos de 10% são deputadas e senadoras. Para Fátima Pelaes, presidente Nacional do PMDB Mulher, esta é uma questão cultural que precisa mudar. E foi justamente para discutir sobre isso que Pelaes esteve em Aracaju para lançar o programa “Mulher em Ação”, que visa estimular a participação feminina na política.

O Levy do PT

Com o título acima, o jornalista Murilo Ramos publicou na revista Época a seguinte nota: “Com as finanças no limbo, o tesoureiro do PT, Márcio Macêdo, limitou o número de passagens aéreas a que os dirigentes do partido têm direito para voar às sedes em Brasília e em São Paulo. Agora, cada viagem precisa ser justificada e previamente autorizada.

Voto de papel

Essa notícia agradou aos fraudadores: as eleições de 2016 deverão trazer de volta a ultrapassada cédula de papel, que sempre estimulou a fraude eleitoral. Pelo menos foi o que anunciaram os presidentes dos tribunais superiores. Em nota, eles alegam que o contingenciamento de recursos feito pelo governo federal “inviabilizará o uso de urnas eletrônicas no próximo pleito”. Há quem diga, no entanto, que a ameaça é um instrumento de pressão para forçar o governo a reduzir o corte de recursos do judiciário. Será?

Juiz eleito

O juiz Antônio Henrique Almeida foi eleito para presidir a Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), no biênio 2016/2018. Ele obteve 113 votos, contra os 79 dados à juíza Iracy Mangueira. Apesar do acirramento na disputa, a eleição transcorreu dentro da normalidade. Antônio Henrique vai substituir o magistrado Gustavo Plech.

Curso petista

A Fundação Perseu Abramo promove em Aracaju, nos dias 12 e 13, o curso “Plano de Governo e Ações para Governar”. Realizado em parceria com o Diretório Estadual do PT, o treinamento é voltado para militantes políticos, pré-candidatos, gestores públicos, técnicos, servidores, vereadores, conselheiros, dirigentes e militantes do PT. A Fundação Perseu Abramo emitirá certificado para os participantes que tiveram frequência mínima de 70%.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *