Igreja dos Homens Pretos é uma viagem ao passado
4 de fevereiro de 2023
Um recanto de águas frias cercadas por paredões
4 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

Segundo jornalista, o governo Mitidieri arrocha empresários

Gilvan diz que o governo precisa começar a trabalhar

“Ao mesmo tempo em que arrocha o empresariado, Fábio Mitidieri quer o apoio da classe para a geração de empregos”. Esta constatação está no artigo assinado pelo jornalista Gilvan Manoel e publicado, neste sábado (4), no Jornal do Dia. Segundo o articulista, antes mesmo de assumir, o governador conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa um projeto de lei elevando de 18% para 22%, o ICMS cobrado pelo estado sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. “Foi o maior percentual de aumento entre todos os estados brasileiros”, ressalta.

E Gilvan Manoel prossegue afirmando que, “ao fazer o balanço do primeiro mês de sua administração, Mitidieri admitiu que foi preciso elevar o modal do ICMS para compensar as perdas de arrecadação previstas em função da lei federal que limitou em 18% a cobrança do imposto por todos os estados sobre os combustíveis, calculadas por ele em R$ 450 milhões”. O jornalista revela, ainda, que “as novas tarifas de ICMS começam a ser cobradas a partir de 1º de abril, mas desde já haverá um encarecimento generalizado no fornecimento desses serviços. O empresariado não tem como arcar com a elevação e 4% com um único imposto e repassarão os preços aos consumidores”.

Governo de Augusto Franco

Em um dos trechos de seu artigo, Gilvan Manoel lembra que “o slogan do governo Mitidieri – “O futuro começa agora” – é muito parecido com o do governo Augusto Franco (1979-1982), o último governador indicado pela ditadura militar – “O futuro é agora”. Tomara que o atual governador consiga fazer uma administração tão realizadora quanto aquela, sem a repressão da época. Entre outros projetos, nos quatro anos de governo, Augusto Franco construiu uma nova cidade dentro de Aracaju, o conjunto que leva o seu nome, com cerca de 60 mil unidades habitacionais, e a Adutora do São Francisco, que até hoje abastece a maior parte da capital”.

Em seu artigo, Gilvan Manoel lembra que “quando fala em gerar empregos, um governador tem que pensar na execução de obras”. Ele afirma, porém, que por enquanto, o que Fábio Mitidieri já apresentou de concreto depende do governo federal. O jornalista conclui escrevendo que “o governo tem pouco mais de 30 dias, maioria absoluta na Assembleia Legislativa e dinheiro em caixa. Precisa começar a trabalhar para transformar a vida das pessoas como Mitidieri prometeu durante a campanha eleitoral”.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *