Óleo derramado dificulta a sobrevivência de pescadores
16 de janeiro de 2020
PF caça pedófilos em Sergipe
16 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Joia da coroa disputada

Ao contrário do que pensam os mais avexado, a disputa pelo comando político de Aracaju terá muitos candidatos e será concorridíssima. Com a contabilidade em dia, pagando a folha salarial dentro do mês e com o cofre abarrotado de dinheiro federal para execução de obras, a Prefeitura tem despertado o interesse de muitos políticos. Numa conta rápida, já são mais de 10 prefeituráveis, número maior que os sete concorrentes de 2016, quando a municipalidade estava aos frangalhos. Agora, o prefeito Edvaldo Nogueira (sem partido) aparece como favorito, diferente da contenda passada, quando o então gestor João Alves Filho (DEM) começou a disputa com cara e jeito de “lanterninha”, tamanho era o desgaste de sua administração. Esse favoritismo do futuro pedetista, porém, não significa tanta coisa há 10 meses das eleições. Até o pleito, muita água passará por debaixo das várias pontes de Aracaju, cidade que costuma votar na oposição, como fez em 2012 e 2016. Portanto, dizer agora quem vai ganhar a joia da coroa no ainda distante outubro, é tão incerto quanto atirar no escuro. Homem, vôte!

Óleo derramado

Pescadores de Sergipe e Alagoas e reúnem, hoje, em Brejo Grande para pedir providências contra os prejuízos causados pelo óleo derramado no mar e que poluiu o Rio São Francisco. Cerca de dois mil pais e mães de famílias estão sem pescar, pois peixes, camarões e outros frutos do mar continuam sendo encontrados cobertos de petróleo. A reunião será com o Ministério Público e visa exigir providências aos governos federal e estadual para minorar os prejuízos causados pelo maior desastre ambiental do litoral brasileiro. Cruz, credo!

Mãos na cabeça!

Cresceu 19,6% no número de mortes provocadas pela intervenção policial no Brasil, entre 2017 e 2018. Em Sergipe, verificou-se um aumento de 60,7%, colocando o estado na 5ª posição, atrás apenas de Roraima (183,3%), Tocantins (99,4%), Mato Grosso (74%), Pará (72,9). Segundo o 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2017 ocorreram no estado 90 mortes decorrentes de intervenções policiais, número que saltou para 144 no ano seguinte. A grande maioria dos mortos era jovens, negros, pobres e iletrados. Aff Maria!

Tapa na cara

Mesmo sem saber, o contribuinte – sempre ele – vai pagar R$ 36,9 mil para os funcionários da Sergás comemorar os próprios aniversários. O Jornal da Cidade denuncia, hoje, um contrato assinado pela estatal com uma empresa de eventos visando promover comes e bebes e cantar “parabéns para você” todos os santos meses. A direção da Sergás jura que o contrato, custeado pelo povo, visa “valorizar, integrar e encantar seus colaboradores”. Pode até ser legal, mas é imoral e engorda. Respeitem o povo, senhores!

Juntando força

Os organizadores do futuro partido Aliança pelo Brasil promovem em Aracaju, sábado próximo, o “encontro de voluntários”. Só entra quem se cadastrar antecipadamente. Vixe! Falar nisso, a oposição vai pedir ao Conselho Nacional de Justiça que suspenda o “apoio ilegal” de Cartórios de Notas à filiação de membros do Aliança. É que, segundo denúncias, o Colégio Notarial do Brasil teria orientado os cartórios a fornecer aos eleitores fichas de filiação do embrionário partido. Misericórdia!

Foi por cima

E o prefeito Edvaldo Nogueira foi à Fortaleza para, de lá, tornar público que o PDT será seu novo partido. Teve quem estranhasse o fato de o alcaide ter preferido ir pedir a bênção ao ex-presidenciável Ciro Gomes, em vez de fazer o anúncio aqui mesmo e ao lado do deputado federal Fábio Henrique, presidente estadual do partido. Comenta-se, à boca miúda, que Edvaldo quis deixar claro que não se submeterá às orientações do dirigente pedetista sergipano. O prefeito, porém, jura que tudo foi acertado antecipadamente com Fábio Henrique. Então, tá!

O gordo e o magro

A parceria entre o gordo e o magro vai continuar em 2020. Foi o que garantiu o vereador aracajuano peso pesado Cabo Didi (sem partido), após se reunir com o deputado estadual peso pena Georgeo Passos (Cidadania). No ano passado, atendendo pedido do gordo, o magro apresentou uma emenda ao Orçamento do Estado garantindo recursos para o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, desenvolvido pela Polícia Militar e uma bandeira de Didi. Taí uma parceria, digamos assim, bem balanceada. Vixe!

Sukita no PT

Tem gente aconselhando o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (sem partido), a se filiar no PT. A justificativa é que, assim como o líder petista Lula, o capelense também é condenado em 2ª instância e, tal qual o “Barba”, já passou alguns meses preso. Ainda segundo os “conselheiros”, caso o Congresso derrube a determinação de que a pena só deve ser cumprida após o trânsito em julgado, Sukita e Lula ocupariam o tempo na cadeia organizando o PT entre os companheiros de cela. Quanta maldade!

É feia a crise

A crise financeira não perdoa ninguém. Até a seccional da OAB está sentindo o problema no “bolso”. Cerca de 25% dos 13 mil advogados sergipanos estão inadimplentes com a Ordem. Na tentativa de receber o atrasado, a entidade tem realizado ações estimulando os devedores a “se limparem”, além de suspender os vários benefícios aos devedores. Mas quando nada disso funciona, a OAB cobra o débito judicialmente. Cruzes!

Juntando os cacos

Mesmo inelegível, o ex-prefeito de São Cristóvão, Armando Batalha, anunciou que disputará a prefeitura daquele município. E, para tanto, já conta com o apoio do também ex-prefeito sancristovence Lauro Rocha, do presidente estadual do PSC, ex-deputado federal André Moura e do ex-prefeito cassado de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC). A questão é saber se a Justiça Eleitoral vai permitir a candidatura de Armando e, principalmente, se os eleitores de São Cristóvão o querem novamente como prefeito. Aff Maria!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 20 de julho de 1927.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *