Leia o resumo dos jornais desta terça
14 de novembro de 2017
Comércio vende mais
14 de novembro de 2017
Exibir tudo

Jogo por ser feito

O jogo da sucessão em Sergipe só se inicia pra valer depois do Carnaval, quando os partidos começam a se preparar para as convenções, visando definir as coligações e os candidatos majoritários ao pleito de 2018. Até lá, as cartas seguem embaralhadas e permitindo, quando muito, alguns palpites sobre quem marchará com quem. Fazer qualquer prognóstico antes de as alianças serem fechadas será mero exercício de futurologia, sem muita serventia para os cientistas políticos. Outros obstáculos para quem tenta ler o futuro da política sergipana são as recentes alterações na legislação eleitoral, incluindo o financiamento público das campanhas. Portanto, analisar futuras coligações e chances dos postulantes a cargos eletivos só mesmo quando as cartas forem distribuídas aos participantes desse intrincado jogo político.

Novo dono

Batizado de Patriota, o Partido Ecológico Nacional (PEN) trocou de mãos em Sergipe. Quem manda agora na legenda é o empresário João Tarantela, pré-candidato ao governo do estado e um dos mais empolgados cabos eleitorais do presidenciável Jair Bolsonaro (PSC). Ex-dirigente do PEN, o deputado estadual Robson Viana ainda não definiu qual será seu futuro partido.

Bispo indignado

O deputado estadual Luciano Bispo (PMDB) ficou indignado com a invasão do Parque dos Falcões, em Itabaiana, por criminosos armados e violentos. O parlamentar pediu providências à cúpula da Segurança Pública, pois os bandidos que levaram pânico aquele paraíso ecológico não podem ficar impunes. Certíssimo!

Agora vai!

E o Tribunal de Contas de Sergipe quer uma solução para a grave crise da previdência estadual. As conselheiras Susana Azevedo e Angélica Guimarães ouviram dos representantes do governo uma avaliação sombria para o futuro dos aposentados e pensionistas. As duas prometeram buscar uma alternativa que, ao menos, reduza o déficit mensal de R$ 100 milhões, necessário para complementar o pagamento dos inativos. Aff Maria!

Cavalice

Acusado de ter machucado um veículo com um coice, um cavalo pangaré passou a noite preso na delegacia de Polícia de Nossa Senhora Aparecida, interior de Sergipe. O animal só deixou o xadrez após o dono ter concordado em pagar o prejuízo do automóvel. Segundo o major PM Sidney Barbosa, enquanto esteve no xilindró o quadrúpede não sofreu maus tratos. Ah, bom!

Casa de ferreiro…

A conselheira Angélica Guimarães será a nova corregedora do Tribunal de Contas de Sergipe, cabendo a ela investigar a conduta dos colegas. Segundo publica hoje o Jornal da Cidade, Angélica ainda possui pendências a serem resolvidas na Justiça. A moça foi acusada de, enquanto deputada estadual, ter destinado dinheiro público para entidades dirigidas por parentes dela. Misericórdia!

Socorrrrro!

Outrora muito tranquilo, Sergipe virou terra de ninguém, o paraíso dos bandidos. Segundo a deputada estadual Ana Lúcia (PT), quatro pessoas são assassinadas diariamente no estado. A petista sugere que o Executivo, a Assembleia, o Judiciário e o Ministério Público se unam visando enfrentar a violência, que assola todos os municípios sergipanos. Só Jesus na causa!

Rei da antipatia

Triste de um país governado por alguém tão antipático quanto o ainda presidente Michel Temer (PMDB). O miserável é tão mal visto pelos brasileiros, que em todas as pesquisas de opinião pública perde até para a margem de erro. Cruz credo!

Viva a mobilidade

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), ficou entusiasmado com a mobilidade urbana em Barcelona, onde participa do 7° Congresso de Cidades Inteligentes. Segundo ele, a cidade espanhola “possui um sistema de transporte que dialoga com diversos modais. Conhecer essa experiência é fundamental para que a gente possa discutir possibilidades de um futuro com uma mobilidade melhor”, afirma.

Filhos ilustres

Sergipe ganhou três filhos ilustres: os professores Evaldo Becker e Marcos Balieiro, da Universidade Federal de Sergipe, e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Martins Filho. Os três vão receber títulos de cidadania sergipana, em sessões solenes marcadas para hoje e sexta-feira próxima, no plenário da Assembleia Legislativa. Prestigie!

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *