Academias clandestinas são um grande risco para a saúde
13 de maio de 2017
13 de maio de 2017
Exibir tudo

ITPS fiscaliza cerca de 19 mil produtos têxteis em Sergipe

Entre outros itens, os fiscais observam nas roupas a presença de etiquetas, dados do fabricante e composição têxtil

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) fiscalizou, entre os dias 8 e 12 de maio, aproximadamente 19 mil roupas femininas em Sergipe. As fiscalizações fizeram parte da operação especial ‘Produtos Têxteis’.

Equipes do ITPS percorreram 42 estabelecimentos de Sergipe. Nas ações, os fiscais observam a presença de etiquetas nas roupas, além das informações obrigatórias, entre elas, dados do fabricante, composição têxtil, indicação do tamanho e os símbolos de cuidados para a conservação. Somente 0,03% dos produtos fiscalizados estavam irregulares.

“O baixo índice de irregularidades é resultado de um trabalho que o ITPS realiza frequentemente com foco na educação e orientação dos empresários para que eles não sejam prejudicados pela falta de conhecimento. As equipes também estão sempre atentas e acompanhando novos empresários para que tomem conhecimento da legislação”, comenta o gerente executivo de Metrologia do ITPS, Moater Paulon.

Realizada em todo o Brasil, a Operação Produtos Têxteis foi deflagrada em virtude do crescimento das vendas de roupas femininas no mês de maio, período dedicado às mães e às noivas.

Penalidade

Os produtos que não atendiam legislação do Inmetro foram apreendidos. Os comerciantes tem um prazo de 10 dias para apresentação de defesa e da nota fiscal da mercadoria ao setor jurídico do ITPS. No caso dos produtos têxteis, o auto de infração é direcionado para o fabricante ou distribuidor, cujos dados constam na nota fiscal. Na ausência desta, o comerciante é penalizado. A pena varia de advertência e a multa que vai de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, de acordo com os termos estabelecidos na Lei n° 9.933/99.

A lista de produtos têxteis fiscalizados pelo ITPS ao longo do ano inclui também travesseiros, almofadas, colchões, além de itens de cama, mesa e banho. Para buscar informações ou fazer denúncias, o consumidor deve acessar o site www.itps.se.gov.br ou entrar em contato com a Ouvidoria do ITPS por meio do telefone (79) 3179 8055 e do email ouvidoria@itps.se.gov.br.

Fonte e foto: Ascom/ITPS

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *