Eleições caras e suspeitas
27 de setembro de 2017
Fecomércio realiza missão internacional para Portugal
27 de setembro de 2017
Exibir tudo

Itabaianinha se transformará capital sergipana da moda

O desfile da coleção Verão 2018 terá artigos de moda feminina, masculina, infantil, íntima, fitness e fardamentos

Itabaianinha se transformará na capital sergipana da moda durante esse final de semana. É que a cidade sedia a segunda edição do Moda Mix, um evento que pretende apresentar o potencial das empresas de confecções, além de oferecer uma série de capacitações e atividades culturais.

Este ano o público terá a oportunidade de conhecer as novidades da coleção Verão 2018, com a apresentação de artigos de moda feminina, masculina, infantil, íntima, fitness e fardamentos elaborados por mais de 30 micro e pequenos empreendimentos da região. A Feira será realizada na sede do Polo Têxtil do município, com entrada gratuita.

As atividades foram abertas nesta sexta-feira, com uma palestra ministrada por Bruna Marques de Oliveira, coordenadora do curso de Design de Moda da Universidade Tiradentes (Unit). A programação prossegue com um desfile e uma visita aos estandes e lojas do Polo. Também hoje será promovido mais um desfile com as peças da coleção Verão, além de um show com artistas locais.

Neste sábado, 30, a programação conta com as palestras ‘A importância da Pesquisa de Mercado’ e ‘Uso racional de energia nas indústrias de confecções’, proferidas pelos analistas do Sebrae Aldeci Andrade e José Leite. Já ás 14hs será realizado mais um desfile com os artigos confeccionados pelas empresas do Polo.

Encerramento

As ações serão encerradas no domingo, com a realização de apresentações culturais e um novo desfile, dessa vez ás 15h. Durante todo o evento as lojas estarão abertas para comercializar as peças apresentadas durante os desfiles.

“Muitas pessoas ainda desconhecem o potencial da nossa indústria de confecções e eventos como esse servem para mostrar ao público que temos empresas sólidas, que investem em inovação e produzem peças de alta qualidade. Queremos mostrar aos lojistas que não é preciso sair do estado para ir em busca de novas coleções, pois temos aqui fábricas capazes de atender essa demanda”, explica a analista do Sebrae e gestora do Projeto Desenvolvimento das Confecções das regiões Sul e Centro Sul Sergipano, Aldeci Andrade.

O Moda Mix é promovido pela Associação da Confecção do Município de Itabaianinha (ASK) e conta com o apoio do Sebrae, Prefeitura local, Conteca Assessoria Contábil e Fundação Jairo Lima de Carvalho. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2106-7727, 99977-7792 e 98849-7200

Tradição no mercado de confecções

Localizado a 118 km da capital, o município de Itabaianinha sempre teve sua economia concentrada na agropecuária e cerâmica. Esse cenário começou a mudar em 1996, quando uma parceria com o grupo empresarial paulista Grippon, cujos empresários eram oriundos de Itabaianinha, permitiu a implantação de uma indústria de confecções na cidade, incentivando assim o surgimento de pequenas fábricas de roupas masculinas.

Em 2000 foram iniciadas as primeiras ações de qualificação de mão de obra. Um ano depois foi implantado o primeiro projeto de oficinas produtivas. A partir de 2005 os empreendedores passaram a contar com o apoio do Sebrae por meio de capacitações gerenciais e ações de inovação.

Com o apoio da entidade surge em 2007 a Associação da Confecção do Município de Itabaianinha para representar os fabricantes de roupas. No final de 2008 foram inaugurados 30 galpões para abrigar as empresas do setor. Em março de 2009, mais 29 galpões foram inaugurados, estabelecendo assim a criação de um Polo Têxtil na cidade.

Desde então a região passou a ser conhecida como um importante polo industrial do estado, gerando centenas de empregos e atraindo a atenção de compradores atacadistas de diversas regiões do país. Para dinamizar ainda mais essa atividade econômica e ampliar a divulgação dos estabelecimentos é que surgiu a proposta do Moda Mix.

Texto e foto: Sebrae/SE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *