Mega-Sena paga hoje R$ 6 milhões
8 de janeiro de 2020
Impostos em excesso
8 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Itabaiana é o maior produtor de castanha torrada do Brasil

Quarenta toneladas de castanha rendem 8.800 quilos do produto beneficiado

A preocupação com o meio ambiente é uma realidade no Povoado Carrilho, em Itabaiana, agreste de Sergipe, onde 90% da população da localidade trabalha com o beneficiamento de castanha de caju. Num ato de auto sustentabilidade, ha muito tempo os itabaianenses reutilizam a própria casca da castanha, após o beneficiamento, para alimentar as fogueiras e torrar as 40 toneladas do produto in natura que chegam semanalmente, da Bahia e do Piauí. Cada saco de castanha torrada rende 11 quilos de casca.

Quarenta toneladas de castanha in natura rendem 8.800 quilos do produto beneficiado. Esta produção semanal envolve a população do povoado Carrilho, com menos de mil habitantes, dos quais: 90%, diretamente e 10% indiretamente. Em quase todas as casas da localidade possuem trabalhadores do beneficiamento de castanhas.

A produção de castanha torrada do município vai para a Bahia, Rio de Janeiro, Alagoas, Brasília, São Paulo, Santos, Guarujá e outras localidades do Sudeste do país. Para a produção a castanha in natura já é adquirida pré-selecionada.

Assar castanha não é para qualquer um. O processo possui três etapas. Depois da torrefação, o produto é descascado para, finalmente, ser retirada a pela. O bom assador (Quem manuseia a castanha no fogo) leva cerca de seis meses para aprender o ponto certo do produto, antes de ser descascado. Cada grupo de trabalhadores (Um torrador, três descascadores e as “despeladeiras”) pode chegar a produzir por dia, três sacos de castanha beneficiada, o equivalente a 150 quilos.

Meio século de atividade

A castanha chegou em Itabaiana há cerca de 50 anos e acabou se instalando de vez em Carrilho. O que acontece é que o clima local não permite o plantio dos cajueiros e as frutas são trazidas da Bahia e do Piauí. Uma vez adquiridas, cada família separa as castanhas dos cajus e utiliza o forno para secá-las, em seguida as castanhas são quebradas manualmente e preparadas para a venda em grandes sacos.

Atualmente, a castanha do Carrilho é uma marca que não para de crescer. A autonomia, profissionalização e produção em maior escala fizeram com que a cooperativa conseguisse aumentar sua distribuição e a diversidade de produtos: além das castanhas naturais, as castanhas doces, salgadas e apimentadas estão em hotéis e supermercados.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *