70% reprovam Dilma
27 de outubro de 2015
Banese financia pagamento de 13º
27 de outubro de 2015
Exibir tudo

Ipesaúde investe em saúde bucal

O servidor público Antônio Pio X dos Santos levou o filho para ser orientado em escovação

Levar a todos os usuários as informações necessárias para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde bucal. Este é o objetivo do Programa de Saúde Bucal desenvolvido pelos profissionais do Ipesaúde e direcionado a todos os pacientes que buscam pelo atendimento Odontológico oferecido na sede do instituto, localizada na rua Campos, 177, bairro São José, em Aracaju.

De acordo com a odontóloga Aline Lima, servidora do Ipesaúde desde 1994, o Programa de Saúde Bucal contempla os cuidados específicos com crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e portadores de necessidades especiais. “Incentivamos a atenção com a escovação, higiene da língua uso correto do fio dental e até orientações sobre alimentação, para que se evite o consumo excessivo de açúcar”, revela Aline.

O odontóloga explica que para cada um desses públicos há orientações específicas e dicas de prevenção sobre os problemas mais comuns que podem levar a uma doença bucal. “Aqui, nosso caráter é sempre preventivo, buscando, através da informação, fazer com que cada usuário seja um agente multiplicador na família e no seu grupo social”, explica a profissional.

“No caso específico de um portador de necessidades especiais, é imprescindível o envolvimento de algum familiar ou responsável pelos cuidados deste indivíduo, até porque ele não tem condições de seu cuidar sozinho. Neste aspecto, aí já temos um efeito multiplicador, já que o ‘cuidador’ também leva todo o conhecimento para toda a sua vida e seu grupo”, exemplifica Aline Lima.

Contextualização

O servidor da Secretaria de Estado da Educação, Antônio Pio X dos Santos, 54, trouxe o mais novo dos seis filhos, Cristiano, 5 anos, para aprender todos os cuidados com a dentição e a saúde bucal e já comemora a evolução. “Nós assistimos à palestra e ouvimos as recomendações. Estou observando que brincando, ele já esta aprendendo a ter todos os cuidados com a dentição, coisa que eu não tive. Como sofri com a perda precoce de dentes, não quero que meu filho passe por esse sofrimento”, revela o servidor.

“No caso de seu Antônio e de Cristiano, temos uma situação onde a informação atingirá toda a família, uma vez que ambos vão difundir o que aprenderam. E é gratificante ver um pai levar ao filho o conhecimento que não teve para evitar os problemas de saúde bucal. Essa é uma meta que gostaríamos de atingir junto a todos os usuários, motivando e levando à incorporação de novos hábitos de saúde”, revela Aline. Ela, com seu valoroso trabalho, merece todas as homenagens pela passagem do Dia Nacional da Saúde Bucal (25 de outubro).

Especialidades

O Centro Odontológico do Ipesaúde oferece também aos seus usuários um plantão odontológico, inclusive, com atendimento aos finais de semana e feriados, além do serviço ambulatorial com as especialidades de Clínica, Endodontia, Periodontia, Odontopediatria e Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. E este é um dos diferenciais do plano assistenciais oferecido aos servidores públicos, uma vez que não se paga nada a mais pela cobertura odontológica.

Texto e foto: Ascom/Ipesaúde

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *