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Instalada em Sergipe, West Coast aposta nas exportações

O Grupo West Coast, que conta com três fábricas de calçados em Sergipe e 1,6 mil colaboradores, está se programando para recuperar o espaço perdido nas vendas internacionais. A meta é elevar de 12% para 15% a participação no faturamento, que era 20% em 2011. Neste ano, a empresa quer vender mais sandálias de couro para países do Oriente Médio, como Arábia Saudita e Emirados Árabes, para onde os embarques de calçados brasileiros cresceram em valor 42,2% e 20%, respectivamente, em 2014, contra queda de 2,6% na média geral, na mesma comparação.

O Grupo West Coast projeta para este ano a instalação de uma quarta fábrica em Sergipe, possivelmente em Santa Rosa de Lima. A localização foi sugerida ao diretor industrial da empresa, Antônio Carlos Rocha, pelo governador Jackson Barreto (PMDB). Hoje o grupo gaúcho produz em Sergipe seis mil pares de calçados por dia nas fábricas de Salgado, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Glória. Com o projeto de expansão, passará a fabricar 24 mil pares diariamente.

A unidade de Aparecida opera como montadora, a de Salgado atua somente com corte e costura, e a de Glória produz corte, costura e planilha. O grupo não informou qual será a produção da futura fábrica, mas promete que ela deverá ficar pronta ainda este ano. Para Jackson Barreto, Santa Rosa de Lima é uma excelente localização: “Está próximo de Aracaju e da indústria âncora da West Coast, que fica em Nossa Senhora Aparecida. Além disso, é de fácil acesso ao porto de Sergipe e o Governo está disposto a ajudar no que for necessário”.

A West Coast chegou em Sergipe em 2010. Todos os calçados produzidos nas unidades do grupo localizadas no interior são distribuídos por todo o país, sendo que 6,5% da produção são vendidos aos sergipanos. A assessoria de comunicação informou que o grupo escolheu Sergipe para instalar suas unidades “devido à aptidão da mão de obra local”. Atualmente, a West Coast produz em suas unidades instaladas no Estado sandálias e sapatênis masculinos.

Há mais de 26 anos no mercado, o Grupo Priority, detentor das marcas West Coast e Cravo&Canela, fechou 2013 com sucesso. Presente em mais de 40 países, o Grupo vem se destacando no mercado por concretizar sua sólida estratégia de gestão de marca, promovendo expansão de negócio e incremento nas vendas, bem como posicionamento no mercado. Até 2020, estão previstos investimentos superiores a R$100 milhões, em desenvolvimento de produtos e novos canais – já em 2014, o Grupo prevê a inauguração de seu Showroom em São Paulo, novidade que marca o novo momento da empresa.

Por Adiberto de Souza

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