Aracaju leva vacinação às escolas
9 de setembro de 2022
De asas cortadas, o “Pato” pode morrer na praia
9 de setembro de 2022
Exibir tudo

Índios Xokós comemoram a ‘Festa da Retomada’

A ‘Festa da Retomada’ É um momento de celebração e manifestação da cultura dos Xocós

O Povo Xokó comemora, nesta sexta-feira (9), a Festa da Retomada para lembrar a data em que aquela comunidade retonou suas terras, no ano de 1979. Os Xocós são o único grupo étnico indígena de Sergipe reconhecido pelo Estado brasileiro. Seu território localiza-se na região do semiárido, município de Porto da Folha, margem direita do Rio São Francisco, a 155 km de Aracaju. As Ilhas de São Pedro e Caiçara são habitadas por 400 pessoas, segundo dados do Instituto SocioAmbiental (ISA).

“É um momento de celebração e manifestação da nossa cultura. Comemoramos todos os anos porque foi a partir da nossa saída da Caiçara para a Ilha de São Pedro que começamos a conseguir a nossa liberdade. Mas, isso custou caro. Tivemos uma grande matança, ameaças e perseguição a grupos indígenas. Fomos impedidos de dançar e cantar o nosso Toré. Um tempo difícil para os nossos parentes”, recorda o indígena da etnia Xokó, Lindomar Santos Rodrigues, mais conhecido como Lindomar Xokó. Ele foi o primeiro indígena a ocupar um cargo político, atuando como vereador na Câmara de Porto da Folha.

De acordo com a antropóloga Beatriz Góis Dantas (1980), desde o final do século XVII, os indígenas da missão de São Pedro conseguiram o domínio reconhecido sobre as terras, que lhes foram cedidas pelo instituidor do Morgado de Porto da Folha. Por isso, viveram tensões e dissensões próprias das comunidades dos povos originários e, nos dias atuais, seguem reconstruindo sua identidade, que tem nos torés um portal que os conduz ao encontro com o sagrado.

Para Lindomar, o povo Xokó sofreu bastante, mas é possível contabilizar muitas conquistas desde a retomada. “Hoje somos um povo autônomo, praticamente. Nós temos um serviço de saúde bastante estruturado, prestado pela União, temos transporte sanitário, água tratada de excelente qualidade, postos de saúde e escola. Nossa comunidade também é contemplada pelos programas sociais do Governo. Nosso principal problema hoje está no acesso à aldeia, pelas péssimas condições da estrada. Mas, infelizmente, essa é uma realidade de toda região, digo até de todo o Estado, e eu estou na luta para mudar isso”, afirma o ex-vereador que, atualmente, colocou o seu nome à disposição para disputar as eleições de 2022 para o cargo de deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Candidato a deputado

Lindomar, que é candidato a deputado estadual, convida os sergipanos para conhecer de perto a aldeia da tribo Xokó, bem como os seus costumes, a luta, e todas as conquistas dos únicos índios do Estado. “Venham para a nossa Festa da Retomada. A celebração configura um ambiente de análise sobre a autoafirmação identitária do nosso povo Xokó. Para comemorar, faremos apresentações de danças indígenas (o toré) e a cerimônia religiosa. Um verdadeiro mergulho na história de luta dos Xokós”, convida a liderança indígena.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *