Leia o resumo dos jornais desta sexta
29 de setembro de 2017
Gasolina e diesel mais baratos
29 de setembro de 2017
Exibir tudo

Inaugurada a maior usina de energia solar de Sergipe

O telhado da WG Produções foi quase todo coberto por 226 módulos fotovoltaicos

Um café da manhã para ilustres convidados marcou, nesta sexta-feira, a inauguração da maior usina de energia solar instalada em Sergipe. Fica na sede da WG Produções, localizada no bairro Coroa do Meio, em Aracaju. Implantado pela empresa Prosolar-SE Energia Renovável, o empreendimento tem 226 módulos fotovoltaicos, numa potência de 63,28 kWp com uma geração estimada em 9.944 kWh/mês. Segundo o jornalista Wilson Góes, presidente da WG, a economia prevista com a operação da usina é de R$ 7.600/mês.

De acordo Josafá Cardoso, diretor comercial da Pro Solar SE, o sistema pode ser instalado tanto em residências quanto em empresas e propriedades rurais, possibilitando aos usuários a sonhada independência energética. “O uso de energia limpa é um caminho sem volta. A expectativa de crescimento é enorme. A matriz energética brasileira tem menos de 0,5% em energia renovável, contudo o objetivo da Agência Nacional de Energia Elétrica é de chegar a 20%”, explica.

Josafá revela que a energia solar é considerada limpa porque não emite ruído nem partículas, não provoca alagamentos de reservatórios de água, como a energia hidrelétrica, e não gera lixo. “Além disso, a energia fotovoltaica é uma opção barata quando se leva em conta o custo-benefício a partir da economia de até 95% e a garantia do retorno do que foi investido inicialmente. O investimento, aliás, equivale a cinco ou seis anos do consumo médio atual de energia em uma residência ou empresa. Ou seja: são cerca de 60 vezes o valor médio anual da conta de energia”, afirma Cardoso.

Ressalte-se que a tecnologia é importada. A Pro Solar SE compra as placas a uma empresa canadense que atua na China. “Para o mercado imobiliário, ter um imóvel com o sistema de energia fotovoltaica agrega valor”, diz Josafá Cardoso. Além disso, se o proprietário do imóvel decidir se mudar e quiser levar a usina pode, já que o equipamento é modular, sendo possível desmontá-lo. “Com esse sistema o consumidor passa a ter independência energética, porque gera a própria energia. Paga-se somente a taxa mínima à Energisa, pelo fato de o consumidor estar interligado com a rede desta empresa”, esclarece Josafá Cardoso.

Como funciona

A energia fotovoltaica é produzida a partir de luz solar. E pode ser gerada mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma, gerando eletricidade.

A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada, e sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados a mais de 30 anos. No Brasil, a Aneel divulgou a Resolução Normativa nº 482, de 17 de abril de 2012, passou a ser uma opção de viabilidade financeira para o consumidor final. Outras informações podem ser obtidas no site www.prosolarse.com ou pelo telefone (79) 98101-0000.

(Com informações do Jornal da Cidade)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *