Assembleia de Sergipe ganha um novo deputado
24 de agosto de 2022
Saiba como participar do McDia Feliz 2022, que acontece sábado
24 de agosto de 2022
Exibir tudo

Imprensa Oficial de Sergipe está completando 127 anos

A criação da Imprensa Oficial teve repercussão positiva entre os sergipanos

A Imprensa Oficial de Sergipe, completa 127 anos nesta quarta-feira (24). Sua história se inicia a partir da Lei 106, de 5 de dezembro de 1894, quando o presidente do Estado, Manoel Prisciliano de Oliveira Valladão vê a necessidade, no início da República, de publicizar oficialmente os atos da presidência. Essa lei deu a garantia de aquisição da tipografia, que daria início a impressão do Diário Oficial.

Tal Lei foi sancionada em 24 de agosto de 1895, porém, somente em 1º de setembro do mesmo ano, aconteceu a circulação do primeiro Diário Oficial de Sergipe, estava assim, criada a Imprensa Oficial sergipana. O jornal Gazeta de Sergipe anunciou o início da circulação do Diário Oficial, contando em detalhes sobre a festa de lançamento.

Mas o jornal não era como conhecemos hoje, por exemplo, só em 1919, o Brasão do Estado, criado pelo professor Brício Cardoso, passa a ser estampado nos periódicos, outra curiosidade é que o Diário apresentava notícias do contexto mundial, como é o caso dos textos sobre a Segunda Guerra Mundial, notícias do bando de Lampião, anúncios de cinema e de lojas, reproduzia ainda assuntos culturais e sociais.

O governador Lourival Batista, por meio de Decreto Lei 168, de 21 de outubro de 1969, transformou a Imprensa Oficial de Sergipe em empresa pública, que era vinculada à Secretaria da Justiça e Interior, com a denominação de Serviços Gráficos de Sergipe.

De acordo com o historiador Wallace Douglas, a criação da Imprensa Oficial, por Manoel Prisciliano de Oliveira Valladão, teve uma repercussão positiva, possibilitando a interlocução entre o governo e a sociedade, desde sua primeira edição, em 1895, até os dias de hoje. “Outro fato importante foi que além da interação houve a transparência de todos os atos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria Geral de Justiça e Defensoria Pública do Estado para com a sociedade. Uma data que deve ser celebrada”, destaca o historiador.

Processo de modernização

Considerando a necessidade de uma comunicação oficial mais acessível e acompanhando a evolução tecnológica, o Diário Oficial não é mais impresso e entra no mundo virtual. Em 21 de junho de 2012, por meio de um decreto assinado pelo ex- governador Marcelo Déda, o Diário Oficial começa a ser acessado por meio digital.

Para o presidente da Segrase, Francisco de Assis Dantas, “a criação da versão eletrônica democratizou o acesso ao Diário Oficial, pois popularizou e permitiu que todos o acessem de forma rápida, segura e gratuita”.

Fotos: Unit e Segrase

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *