Sergipe é uma das principais áreas de desova das tartarugas
22 de fevereiro de 2023
Os Penitentes estão chegando
22 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

Igreja abre a Quaresma com a Missa de Cinzas

Na Quarta-Feira de Cinzas os fiéis são marcados com uma cruz na testa

A Igreja Católica agendou para às 17 horas desta quarta-feira (22) a Missa de Cinzas, evento religioso que abre oficialmente a Quaresma. O celebrante será o arcebisbo metropolitano de Aracaju, dom José Costa e a missa acontecerá na paróquia São José, localizada na Praça Tobias Barreto, zona sul da capital sergipana. Logo após a missa, acontecerá a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2023.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Fome” e o como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!”. Promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a iniciativavisa sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por milhões de brasileiros.

A Quaresma

A Quarta-Feira de Cinzas marca o início de um período de 40 dias em que, através da vivência do jejum, da oração e da esmola, os fiéis se preparam para a Semana Santa, quando se atualizam os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. Nesta quarta-feira os fiéis são chamados à conversão pessoal, exortação que durante a imposição das Cinzas o celebrante expressa com as palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho”

Na Roma antiga, os fiéis começavam com uma penitência pública o primeiro dia de Quaresma no qual eram salpicados com cinzas. Atualmente os fiéis são marcados com uma cruz na testa com as cinzas obtidas ao queimar as palmas usadas no domingo de Ramos do ano anterior.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *