Cursos digitais nas férias, uma ótima opção para carreira
12 de dezembro de 2019
STF rejeita recurso do governo em favor da Deso
12 de dezembro de 2019
Exibir tudo

IGC/MEC das federais é melhor: UFS tem conceito 4

Laboratório do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFS

O número de instituições públicas de ensino superior com nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade do Ministério da Educação, é quatro vezes maior que o de instituições particulares com o mesmo desempenho. Enquanto 6,1% das instituições municipais, estaduais e federais avaliadas pelo MEC atingiram o conceito máximo, esse percentual foi de 1,5% para as instituições privadas (com e sem fins lucrativos).

Das 15 universidades com melhor desempenho — conceito 5 —, 13 são federais e duas são estaduais. A Universidade Federal de Sergipe tem o conceito 4. O IGC estabelece uma escala que vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados desempenhos “insuficientes”.

Os dados são de 2018 e foram divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC que, entre outras atribuições, é responsável pelas avaliações e indicadores da educação superior.

Ao todo, 2.052 instituições de ensino superior foram avaliadas. Delas, 42 atingiram a nota máxima — o que corresponde a apenas 2%. A maior parte das universidades, (63,6%) se concentra no conceito 3. E 21,3% delas têm a segunda melhor nota, conceito 4, incluindo a UFS.

Além das instituições, o MEC avaliou também os cursos oferecidos no país em 2018 e afirma que somente 1,7% deles atingiu a nota máxima.

O IGC avalia a qualidade de instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação.

(Com informações do Inep/MEC e UOL Educação)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *