Ação da Polícia acaba com três mortos em Sergipe
24 de março de 2022
Sergás participa do Encontro das Distribuidoras do Nordeste
24 de março de 2022
Exibir tudo

Idosos com 80 anos tomam a 4ª dose da vacina contra a covid

A parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população

Sergipe iniciou, nesta quinta-feira (24), a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19, para os idosos acima de 80 anos de idade. A recomendação para a imunização deste público foi feita pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), através de nota técnica enviada à Secretaria de Estado da Saúde.

Estão aptas a receber a quarta dose apenas as pessoas com 80 anos ou mais, que foram vacinadas com a dose de reforço (3ª dose) há pelo menos quatro meses. A orientação do Ministério da Saúde (MS) é que as vacinas Astrazeneca, Pfizer e Janssen sejam aplicadas nesta nova etapa da campanha contra a Covid-19.

No estado de Sergipe 33 mil idosos já receberam a dose de reforço, conforme dados levantados pela Secretaria de Estado da Saúde. Segundo a enfermeira de imunização da SES, Ana Lira, existe a necessidade desta nova dose, para reativar a memória imunológica dos mais idosos.

Resposta imunológica fraca

“Os estudos mostram que nessa faixa etária há uma diminuição na resposta imunológica, sendo assim, eles precisam de uma quarta dose para reforçar o sistema imunológico. Aos idosos e cuidadores das pessoas com mais de 80 anos, fiquem atentos e verifiquem qual foi a data que tomou o reforço. Tendo quatro meses, já pode aplicar a quarta dose”, reforça a enfermeira.

A Secretaria orienta à população que precisa tomar a quarta dose ficar atenta às informações sobre locais e datas de vacinação que estão sendo divulgadas constantemente pelos municípios em suas redes sociais. Em caso de dúvida, os usuários também podem procurar as UBSs para obter informações.

Fonte: SES

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *