Práticas de saúde em comunidades quilombolas são pesquisadas
19 de fevereiro de 2016
Ana Lúcia denuncia desmonte da educação pública
19 de fevereiro de 2016
Exibir tudo

Hoje é o Dia contra o Zica

Mobilização visa conscientizar estudantes sobre a Dengue, Chikungunya e o vírus Zika

O governador Jackson Barreto (PMDB) vai, nesta sexta-feira, à Itabaiana para intensificar o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A ação de mobilização ocorre no Colégio Estadual Murilo Braga e conta com alunos, professores, técnicos das Secretarias de Saúde e Educação, além de representantes dos Ministérios da Educação e Saúde, o Ministro da Cultura , Juca Ferreira, e a secretária de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Cassandra Nunes, que representa a Ministra Izabella Teixeira e proferirá palestra.

Naquele município do agreste sergipano, o governador acompanha mobilização de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e vírus Zika. A ação ocorre no Colégio Estadual Murilo Braga. Serão realizadas palestras para alunos e professores e a Brigada da Educação fará uma varredura procurando focos do mosquito na escola e em seu entorno.

A Brigada da Educação foi criada no último dia 12 de fevereiro pela Secretaria de Estado da Educação com o objetivo de incrementar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A Secretaria de Estado da Saúde atuará dando suporte à Brigada, disponibilizando agentes de endemias para visitas às escolas estaduais e o entorno delas.

Técnicos capacitados

Foram capacitados pelo Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde 40 técnicos representantes das Diretorias Regionais de Educação (DRE) e de diversos departamentos da Seed. O objetivo é que os técnicos sejam multiplicadores da informação junto a alunos e professores, formando uma corrente contra o vetor.

Os técnicos da brigada realizarão reuniões de instrumentalização nas DREs com os representantes das escolas, de modo que se tenha, no mínimo, um representante por turno em cada escola estadual para realização das mobilizações e monitoramento. A equipe multiplicará as informações e será criada a “Brigada Atitude Jovem contra o Aedes”, formada por alunos.

A meta é que a Brigada visite todas as 354 escolas estaduais de Sergipe até o final de março e passe a monitorá-las, mantendo-as livres de criadouros do Aedes. Como forma de monitoramento das atividades, foi lançado o selo “Escola Livre do Aedes”. As escolas que tiverem focos do mosquito receberão um selo de alerta vermelho. As unidades escolares que tiverem risco do Aedes receberão um selo amarelo, e as que não têm a presença do vetor ganharão o selo verde – “Escola Livre do Aedes”. A expectativa é de que ao final do processo todas as escolas estejam com o selo verde.

Ações

O Governo do Estado criou uma Brigada Estadual Itinerante (composta por Agentes de Endemias, Supervisores, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Médicos etc), que atua em todos os municípios de Sergipe identificando focos e locais de risco, adotando medidas de combate ao vetor e identificando, acolhendo e referenciando os pacientes atingidos pelas epidemias.

Também foi implantado um Comitê Gestor de Avaliação responsável pelas ações preventivas de combate ao vetor; pelas ações de orientação, capacitação, monitoramento e avaliação e informes epidemiológicos; e pela montagem dos fluxos e referências da assistência.

No último dia 13, aconteceu o Dia D de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. A data foi instituída pelo Governo Federal para que as Forças Armadas atuem em conjunto com as autoridades locais dos estados no enfrentamento ao mosquito, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, febre amarela e zika. O objetivo é eliminar focos do Aedes aegypti, além de orientar a população sobre como se prevenir contra o mosquito.

Em Sergipe, o Exército esteve presente em 05 municípios (Aracaju, Itabaiana, lagarto, Estância e Nossa Senhora da Glória) com um efetivo de 526 membros.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *