Sergipe recebe mais 60,5 mil vacinas contra a covid-19
2 de fevereiro de 2022
Em carta aos grevistas, empresário admite falência
2 de fevereiro de 2022
Exibir tudo

Hoje é dia de festa para Iemanjá

No dia 2 de fevereiro as pessoas se vestem de branco e vão às praias depositar oferendas para Iemanjá

Neste 2 de fevereiro se festeja Iemanjá, a Rainha das águas, mãe de todas as cabeças e madrinha dos pescadores. Em Aracaju, grupos afro-religiosos se reuniam em vários pontos da cidade para homenagear o orixá. Depois, vão às margens do rio Sergipe e à Orla de Atalaia depositar oferendas à santa, como espelhos, joias, comidas, perfumes e outros objetos.

Iemanjá é considerada a protetora dos pescadores

A espiritualista da plataforma iQuilibrio, Juliana Viveiros, conta que Iemanjá é umas das divindades mais cultuadas e respeitadas da Umbanda e do Candomblé. Também é conhecida como a deusa das pérolas e está muito relacionada à fertilidade. “Considerada a Grande Mãe, ela em toda sua bondade acolhe a todos que a procuram com muito amor e benevolência materna”, afirma.

O Dia de Iemanjá coincide com a festa da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo, da Igreja Católica, que também é venerada com os títulos de Nossa Senhora da Luz, da Candelária, das Candeias, entre outros. A data conta com devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria.

História de Iemanjá

Iemanjá é também conhecida por Yemanjá, Iyemanjá, Yemaya, Yemoja ou Iemoja. O nome Iemanjá é derivado da expressão Iorubá, “yeye ma ajá”, que quer dizer “mãe cujos filhos são peixes”. Iemanjá era a orixá de uma nação iorubá, os Egba, que viviam inicialmente em um local no sudoeste da Nigéria, entre Ifé e Ibadan, onde há um rio chamado Yemanjá.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *