Veja serviços públicos que abrem no feriado
16 de março de 2022
Meio milhão não tomaram a dose de reforço contra a covid
16 de março de 2022
Exibir tudo

Grupo cria uma Wikipédia com temas sobre Sergipe

Professor Dilton Maynard, pró-reitor de Graduação da UFS, é o coordenador do projeto Wiki Sergipe

Um grupo de professores, pesquisadores e profissionais de áreas diversas lança nesta quinta-feira, 17, o projeto Wikipédia Sergipe. Trata-se de um portal exclusivamente voltado para assuntos do estado e terá como verbetes a história, a geografia, a economia, a literatura e as artes em geral, além dos personagens e personalidades protagonistas da construção social local.

A Wiki Sergipe, cujo endereço eletrônico é wiki-se.com.br, já nasce com 100 verbetes qualificados, que compõem a obra “Lugares, paisagens e outras coisas de Sergipe”, lançada em forma de livro organizado pelos professores Vivian Cruz Monteiro e Dilton Maynard em 2021.

“Da experiência com o projeto veio a ideia de desenvolver um ambiente eletrônico que abrigasse os verbetes iniciais, mas que também pudesse receber novos textos, sempre mantendo o cuidado com a qualidade da informação obtida”, explica Dilton Maynard, coordenador da Wiki Sergipe.

“Personagens diversificados, da política, da cultura, da vida policial, do comércio e da saúde serão apresentados. Desse modo, a enciclopédia eletrônica funcionará como uma ferramenta para um público diverso, que incluirá o professor, o aluno, mas também o turista e o jornalista entre os seus leitores”, acrescenta.

Segundo ele, um Conselho Consultivo, formado por especialistas em diversas áreas do conhecimento, avaliará as contribuições que forem recebidas. A ideia é que o processo entre o recebimento de novos textos, a sua avaliação, revisão, edição e publicação leve um máximo de 45 dias.

Conselho Curador

Integram o Conselho Curador da Wiki Sergipe:

– Dilton Maynard (doutor em História, professor do Departamento de História e atualmente pró-reitor de Graduação da UFS);

– Andreza Maynard (doutora em História, professora do Colégio de Aplicação da UFS);

– Anita Lucchesi (doutora em História Digital e História Pública pela Universidade de Luxemburgo);

– Cristina Valença (doutora em Educação, professora de Museologia da UFS);

– Francisco Diemerson (doutor em História, membro do Conselho Estadual de Cultura e da Academia de Letras de Aracaju);

– Jorge Carvalho do Nascimento (professor aposentado da UFS, doutor em História e Filosofia da Educação, membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Sergipana de Educação, foi secretário de Estado da Educação);

– Marcos Cardoso (jornalista com especialização em Ciências Sociais, é diretor da Rádio e TV UFS, foi diretor de Redação do Jornal da Cidade, secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju e diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Sergipe);

– Vivian Cruz Monteiro (professora da Secretaria de Estado da Educação com especialização em Gestão Ambiental);

– Maria Lino (bolsista);

– Priscila Antonia (bolsista).

O que é wiki?

A própria Wikipédia define o termo assim: “Um wiki ([ˈwiki]) é uma linguagem de marcação utilizada em website que contém hipertexto e hiperligações, para uso com software wiki, no qual utilizadores modificam colaborativamente o conteúdo e a estrutura diretamente usando um navegador web, editado com a ajuda de um editor de texto enriquecido.”

A Wiki Sergipe se diferencia da Wikipédia por ter uma coordenação e um Conselho Curador definidos, que avaliarão o conteúdo publicado. Em geral, o software wiki é um tipo de sistema de gestão de conteúdo que diverge da maioria dos outros sistemas, inclusive software de blog, exatamente pelo conteúdo ser criado sem qualquer dono ou líder definido.

Foto: Ascom UFS

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *