Leia o resumo dos jornais desta quarta
4 de novembro de 2015
Chuvas chegam à Minas e Velho Chico volta a subir na nascente
4 de novembro de 2015
Exibir tudo

Greves pipocam

Diante da dificuldade anunciada pelo governo de Sergipe para atender as reivindicações salariais dos servidores, a Procuradoria Geral do Estado terá muito trabalho para tentar barrar na Justiça as greves que começam a pipocar no serviço público. Os servidores do Fisco prometem cruzar os braços no próximo sábado, e na sexta será a vez dos funcionários do Samu. O pessoal da administração direta também ensaia uma nova paralisação por tempo indeterminado, enquanto os policiais militares se articulam para deflagrar um aquartelamento visando protestar contra o parcelamento dos salários. O governo tem tentado evitar esse efeito dominó, porém esbarra na falta de recursos e no risco de extrapolar o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, problemas que não sensibilizam os servidores, pois o Executivo sempre tratou a maioria deles a pão e água e negando reivindicações importantes, como a efetivação do plano de cargos e salários.

Cidade suja

E os garis suspendem nesta quarta-feira a coleta de lixo em Aracaju. Motivo: ainda não receberam a cesta básica e o vale transporte referente a outubro. A Empresa Torre alega que não repassou os benefícios porque a Prefeitura, mais uma vez, atrasou o pagamento de outubro. E olhe que a administração do prefeito João Alves Filho (DEM) firmou um acordo com o Tribunal de Contas para pagar a Torre em dia.

Feira da crise

Com uma grande quantidade de apartamentos encalhados, as construtoras de Sergipe promovem, de hoje até sábado, um feirão de Imóveis. Organizado pela Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe, o evento será aberto às 10h desta quarta-feira, no Iate Clube de Aracaju.

Que arena?

De um gaiato, ao discordar que o estádio de futebol Lourival Baptista, em Aracaju, foi transformando numa moderna arena padrão Fifa: “Arena que nada. Aquilo está mais para um PMDB ”. Misericórdia!

Chupa de peito

E quem levou um baita chupa de peito foi o deputado estadual Robson Viana (PMDB). Entrevistado pelo radialista Gilmar Carvalho, o presidente estadual do PMDB, João Gama, disse não enxergar em Robson o poder de veto a uma provável candidatura a prefeito de Aracaju do secretário estadual da Saúde, Zezinho Sobral (PMDB). Há dias, o parlamentar vem criticando o desejo do secretário em disputar as eleições de 2016. Segundo Gama, o PMDB tem um estatuto que será respeitado. E agora, Robson?

Agências fechadas

O deputado estadual Jefferson Andrade (PSD) informou que o Banese vai fechar suas agências em vários municípios sergipanos. Segundo ele, entre as cidades atingidas pela medida estão Graccho Cardoso, Nossa Senhora de Lourdes e Tobias Barreto. Andrade revela que para a população não ficar totalmente sem atendimento, a direção do banco vai abrir licitação visando selecionar empresas interessadas em instalar pontos correspondentes do Banese.

Inimigos do povo

Você ainda lembra os nomes dos vereadores que, em 2013, votaram pela criação da Taxa de Iluminação Pública de Aracaju? Para refrescar sua a memória, a coluna publica a relação dos inimigos do povo: Agamenon Sobral (PP), Anderson de Tuca (PRTB), Augusto do Japãozinho (PRTB), Doutor Agnaldo (PR), Doutor Gonzaga (PMDB), Robson Viana (PMDB), Pastor Jony (PRB), Jailton Santana (PSC), Manoel Marcos (DEM), Renilson Félix (DEM), Pastor Roberto Moraes (PR), Max Prejuízo (PSB), Ivaldo José (PSD), Adriano Taxista (PSDB) e Valdir Santos (PTdoB). Apesar de apoiar o projeto, Vinicius Porto não votou por ser o presidente da Câmara. Lembre-se deles nas eleições de 2016.

Feira suspensa

O Sebrae não vai realizar a Feira de Sergipe, prevista para o período de 16 a 30 de janeiro de 2016 na Orla de Atalaia, em Aracaju. Em nota, a direção do Sebrae informa que a suspensão do evento ocorreu devido à redução de 40% dos recursos financeiros para o orçamento do próximo ano. Também comunica que devolverá aos expositores o valor pago pela aquisição de estandes para a Feira de Sergipe.

De olho nas pontes

As cerca de 300 pontes existentes em Sergipe serão vistoriadas por uma equipe técnica a ser contratada pelo governo estadual. Segundo o presidente do DER, Antônio Vasconcelos, o trabalho deve ser feito em 12 meses e custará algo em torno de R$ 380 mil. A decisão de vistoriá-las foi tomada depois que a velha ponte de Pedra Branca desabou, deixando a Grande Aracaju sem água por mais de uma semana.

Gasolina é a vilã

A inflação encerrou outubro com alta de 0,76%. Segundo a Fundação Getulio Vargas, a taxa é 0,09 ponto percentual superior ao resultado do último dia 22 quando a variação atingiu 0,67%. O destaque foi o grupo transportes: este índice subiu de 1,57% para 1,92% sob a influência da gasolina, que avançou de 3,15% para 5,27%.

JB de volta

Após três meses de licença médica para se recuperar da cirurgia a que se submeteu no tendão do pé esquerdo, o governador Jackson Barreto (PMDB) reassume na próxima sexta-feira (13). Ele tem dito a amigos e correligionários que anda encabulado com o parcelamento dos salários dos servidores, mas promete trabalhar visando encontrar uma solução para tão grave problema. Tomara!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *