Renda irlandesa é uma relíquia
16 de novembro de 2015
Leia o resumo dos jornais desta terça
17 de novembro de 2015
Exibir tudo

Governo tenta conter violência

Mendonça Prado assina decreto ciando o Gabinete Integrado de Monitoramento de Resultados da SSP

O governador Jackson Barreto (PMDB) enviou ofício nesta segunda-feira (16) ao Ministério da Justiça solicitando a vinda para Sergipe de um contingente da Força Nacional. Também assinou um decreto dispondo sobre as áreas integradas de Segurança Pública, no âmbito do Estado de Sergipe, instituindo o Gabinete Integrado de Monitoramento de Resultados da SSP.

O secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, explicou que o Plano é similar ao já executado pelo estado de Pernambuco e representa um projeto de trabalho contra o crescimento da violência. “Vamos ter áreas definidas para a atuação integrada das Polícias Civil e Militar, com a participação da Perícia Criminal. O objetivo é determinar a coordenação dos serviços de segurança pública para oficiais da Polícia Militar e delegados de Polícia, responsabilizando-os em relação à busca das taxas de criminalidade nos diversos tipos penais”, revela Prado

O secretário da SSP lembrou que o Estado está formando 500 agentes e 100 escrivães no âmbito da Policia Civil. Já na Polícia Militar, 300 novos soldados estão em treinamento para passarem a atuar nas ruas a partir de janeiro do ano que vem.

“Adquirimos, semana passada, novas motocicletas e vamos interiorizar o Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), também vamos inaugurar o Instituto de Análise e Pesquisa Florense, o que vai melhorar significantemente o trabalho da Perícia sergipana, pois até exames de DNA vamos fazer em Sergipe”, informa o secretário da Segurança.

 De acordo com ele, saiu nesta segunda-feira a licença para a construção do novo Instituto Medico Legal (IML) em Nossa Senhora do Socorro, nas proximidades do Cadeião. “Ainda em janeiro de 2016, vamos inaugurar o novo Instituto de Identificação e o Complexo de Polícia Civil, que nos permitirá compatibilizar as ações do Departamento de Narcóticos (Denarc), que combate o tráfico de drogas, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que elucida os crimes de homicídios e outras delegacias especializadas, tudo isso em um único espaço, aqui em Aracaju”.

Força Nacional

O governador Jackson Barreto explicou que o ofício encaminhado ao Ministério da Justiça pedindo a presença da Força Nacional em Sergipe, se deu, sobretudo, porque o índice de homicídios cresceu muito nos últimos meses. “Ainda vamos avaliar por quanto tempo, mas o que queremos é ter uma força paralela à do Estado para reforçar a segurança da população”, frisou Jackson.

O secretário Mendonça Prado explicou que a Força Nacional atuará nas regiões que têm maior índice de homicídios no interior, a exemplo de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, São Cristovão e a região do Agreste, partindo de Itabaiana. “O governador pediu que mapeássemos as regiões de maior incidência de crime penal homicídio e foi constatada taxas elevadas nessas localidades. O efetivo será definido no diálogo que teremos com a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, esta semana, em Brasília”, esclareceu Mendonça Prado.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *