Confiança acerta o retorno do goleiro Jeferson Souza
19 de janeiro de 2024
Antigos do Farol promove mostra de relíquias no RioMar Aracaju
19 de janeiro de 2024
Exibir tudo

Governo de Sergipe se cala sobre denúncias contra hospitais

Por Adiberto de Souza *

Por que será que o governo Mitidieri, através da Secretaria Estadual da Saúde, não deu um pio sequer sobre a denúncia de que os hospitais públicos de Sergipe se transformaram em depósitos de pacientes, tamanha é a superlotação? A grave acusação foi feita pelo sindicalista Professor Dudu, após a sogra dele ter morrido à míngua numa enfermaria do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). “Ela morreu pedindo socorro, em um salão quente, com moscas em cima dos pacientes e macas coladas umas nas outras”, escreveu o educador num texto-desabafo onde, entre outras coisas, chama o governador Fábio Mitidieri (PSD) de “festeiro miserável”. Não bastasse essa denúncia séria, quatro deputados estaduais constataram a superlotação do Hospital Regional de Itabaiana. Em vez de desmentir o professor Dudu e os quatro parlamentares, os gestores da Secretaria da Saúde fizeram voto de silêncio, permitindo suspeitar que a “boca de siri” dos auxiliares de Mitidieri reforça o ditado popular: quem cala consente”. É por estas e por outras que as línguas ferinas vivem espalhando pelas esquinas que o melhor hospital de Sergipe é passagem de avião para outro estado. Só Jesus na causa!

Candidato próprio

Aracaju deve ter candidatura do PT a prefeito. Levantamento feito pela Rede de TV CNN Brasil revela que, além da capital sergipana, o partido da estrelinha pretende disputar com candidatos próprios as prefeituras de Natal, João Pessoa e Teresina. Nas demais capitais nordestinas o PT trabalha com a hipótese de apoiar nomes de aliados políticos visando conter o avanço bolsonarista na região. Em se confirmado essa informação da CNN, resta saber quem será o indicado ou indicada pelos petistas para disputar a cadeira ocupada hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Aguardemos, portanto!

Partidários da tortura

Quase metade da população apoia o uso de tortura para obtenção de provas nos tribunais. Pesquisa sobre o assunto mostra que um terço dos entrevistados concorda que para conseguir confissões a polícia deve “ameaçar com palavras”, “bater”, “dar choques ou queimar com ponta de cigarro”, “ameaçar membros da família” e “deixar sem água ou comida”. O uso de algum tipo de violência é mais aceito para suspeitos estupro (43,2%), tráfico de drogas (38,8%), sequestro (36,2%), uso de drogas (32,3%) e roubos (32,1%). Crendeuspai!

Privatização condenada

O presidente estadual do PT, deputado federal João Daniel, entende ser um erro do governador Fábio Mitidieri (PSD) privatizar a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Segundo o petista, não é correto entregar à iniciativa privada uma estatal que atua com uma grande reserva de recursos hídricos do Rio São Francisco. Daniel lamentou a falta de empenho de Mitidieri em chamar a bancada federal visando buscar financiamento para que Sergipe alcance 100% de cobertura em saneamento. “A única coisa que vai ocorrer após a privatização é o aumento da conta de água e o desabastecimento nas regiões mais pobres de Sergipe”, alerta. Misericórdia!

Prestando contas

O PP reuniu a imprensa sergipana para prestar contas das atividades de seus gestores e parlamentares durante 2023. Sobre a sucessão em Aracaju, o presidente do partido, senador Laércio Oliveira, afirmou que vem trabalhando para que o vereador Fabiano Oliveira seja o nome escolhido pelos governistas para disputar a Prefeitura. O PP pretende ampliar a sua participação nos municípios, saindo de oito para 25 prefeitos. Hoje, a legenda tem um senador, um deputado federal, dois deputados estaduais, oito prefeitos e vices, além de 72 vereadores,  sendo dois em Aracaju. Então, tá!

Amor bandido

Cuidado com o “golpe do amor” ou “golpe Don Juan”, em que mulheres são induzidas a fazer depósitos em troca de presentes supostamente retidos no aeroporto. Segundo a polícia, os criminosos criam perfis falsos nas redes sociais, se passando por estrangeiros em boas condições financeiras. Após envolverem emocionalmente a vítima, pedem que ela deposite dinheiro em contas bancárias para que possa resgatar falsos presentes enviados pelos malandros e, supostamente, retidos pela Receita Federal no aeroporto. Quem avisa, amigo é. Cruz credo!

Carimbo de “corrupto”

É bom os prefeitos candidatos à reeleição se municiarem para desarmar os petardos a serem lançados contra eles na campanha deste ano. Um dos mais letais eleitoralmente será a acusação de terem se locupletado com os recursos públicos. Os adversários vão se aproveitar deste mote para acusa-los de corruptos. A grande maioria dos prefeitos não tem culpa no cartório, porém o pouco tempo para se defender e a propagação da calúnia pelas redes sociais poderão derrotá-los nas urnas. Como a verdade demora a aparecer, muitos só conseguirão provar a inocência depois das eleições. Aí, Amélia é morta. Arre égua!

Publicitário promovido

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), promoveu o publicitário Júlio Filgueira a secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan). O distinto coordenou a elaboração do programa de governo do pessedista e estava à frente do planejamento estratégico do estado desde início do governo. Durante a solenidade de posse de Filgueira, Mitidieri garantiu que o novo secretário “é uma pessoa altamente capaz”. O empossado afirmou que o grande propósito de sua Secretaria é conferir ao governo uma visão direcional de longo prazo e perenidade na construção das políticas públicas. Ah, bom!

Cadê a pista de pouso?

Alguém sabe a quantas anda os estudos visando a construção de um aeródromo em Itabaiana? Em março do ano passado, os deputados estadual Marcos Oliveira (PL) e federal Ícaro Costa (PL), além do pai deste último, Valmir de Francisquinho (PL), bateram à porta do presidente da Infraero, Rogério Barzellay,  a quem pediram um campo de pouso para a cidade serrana. À época, ficou acertado que uma equipe da estatal iria a Itabaiana fazer os estudos de viabilidade técnica do aérodromo reivindicado pelo trio. Só que, de lá pra cá, não se falou mais no assunto. Será que projeto sofreu uma pane? Danôsse!

Novos tempos

A Polícia Federal incluiu os termos “cisgênero” e “transgênero” na lista de dados pessoais para as pessoas que prestarem depoimento na corporação, como testemunhas e investigados. Com isso, as classificações passam a ser formalmente usadas em oitavas e em documentos oficiais, assim como as identificações referentes à “orientação sexual”, na qual o depoente poderá ser classificado em campos como “heterossexual” e “homossexual”. De acordo com fontes da PF, a medida segue a política estabelecida pelo presidente Lula da Silva (PT) para as pautas LGBTQIA+. Supimpa!

Habemus pré-candidata

O diretório do PSOL de Aracaju oficializou o nome da advogada Niully Campos como pré-candidata à cadeira ocupada hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). A fidalga disputou a indicação com a deputada estadual Linda Brasil, tendo conquistado a maioria dos votantes. Após a decisão, o partido postou no instagram que “Niully será a primeira mulher negra a disputar a prefeitura da capital”. Em 2022, Campos concorreu ao governo de Sergipe e obteve 11,84% dos votos válidos de Aracaju. Em todo o estado ela foi votada por 37.366 eleitores, representando 4,93% da votação total. Aff Maria!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano Diário da Tarde, em 3 de dezembro de 1937.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

   * É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *